Google+

29 de set de 2014

A Dieta do Palhaço (Super Size Me)

É viciado em fast food ? Reveja sua dieta (ou não...) !


A DIETA DO PALHAÇO é um documentário de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente dos Estados Unidos sendo que esse é seu primeiro trabalho como diretor, mas antes foi produtor numa serie na web e depois na MTV chamada ''I Bet You Will''.

No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias se alimentando exclusivamente no McDonald's. Ele documenta os efeitos que causam na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias de fast food.
Durante a gravação, comia três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5 mil calorias (aproximadamente seis Big Macs) por dia durante a experiencia.



  Antes das filmagens, Spurlock que tem como esposa (ou tinha porque hoje são separados) uma nutricionista e vegetariana, comia uma dieta variada e saudável. Tinha uma boa forma,  com 84 kgs em seus 1,88 de altura. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11 kgs, uns 13% de aumento da massa corporal deixando seu índice 23,2 (dentro da faixa ''saudável'' 19-25) a 27 (''sobrepeso''). Também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual (putz !), e dano ao fígado. Spurlock precisou quatorze meses para perder o peso que havia ganho.

O fato que motivou Spurlock para fazer a ''investigação'' foi o aumento da obesidade em todo os Estados Unidos (por sinal, o país tem o maior numero de obesos do mundo), que o diretor do serviço público de saúde do país tinha declarado como ''epidemia'', e a correspondente demanda judicial contra o McDonald's em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram em obesas como resultado de comer alimentos do fast food.
Spurlock comenta que apesar do processo contra o restaurante ter falhado, grande parte da mesma crítica contra as companhias de cigarro se aplica as franquias de fast food.



À medida que o filme começa, Spurlock está fisicamente bem, como é demonstrado por três médicos (um cardiologista, um gastroenterologista, e um clínico geral), assim como uma nutricionista e um preparador físico. Ele é orientado por todos a realizar avaliações de saúde durante o mês. Todos os profissionais da saúde predizem o ''McMess'' terá efeitos indesejáveis sobre seu corpo, porém ninguém esperava nada demasiado drástico, citando que o corpo humano como ''extremamente adaptável''.

Vamos a um resumo rapido do filme, onde Spurlock ''inventou'' algumas regras para seguir, são elas:
A) Deve plenamente comer em McDonald’s três comidas por dia;
B) Deverá escolher cada item no menu do McDonald’s ao menos uma vez durante os 30 dias;
C) Deve ingerir somente os itens do menu, incluindo a água;
D) Deve escolher o tamanho ''Super Size'' de sua comida sempre que lhe for oferecido;
E) Deve aceitar todas as promoções oferecidas;
F)Terá de caminhar a média que se caminha nos Estados Unidos (5.000 passos ao dia).

Já no segundo dia, Spurlock come pela primeira vez o ''tamanho grande'' (Super Size), que leva cerca de uma hora para comer. A experiência foi o aumento de seu estomago durante o processo, que culmina com ele vomitando no caminho de volta para casa.



Depois de cinco dias, adquiriu quase 4,5 kg e ainda fica com a sensação de depressão. Ele considera que seus episódios de desânimo, letargia e dores de cabeça são causadas pela comida do McDonald’s. Um médico descreveu-o como “viciado”. A noiva de Spurlock, Alexandra Jamieson, é uma testemunha para o fato que ele perdeu até seu apetite sexual durante a sua experiência.

Próximo do vigésimo dia, sentiu palpitações estranhas no coração. Na consulta com seu médico particular, o Dr. Daryl Isaacs lhe aconselha parar o que está fazendo de imediato para evitar qualquer tipo de graves problemas de saúde. Apesar desta advertência, Spurlock decide continuar com o teste. Mais tarde declarou em uma entrevista que, apesar das preocupações e objeções da maior parte das pessoas próximas a ele, era seu irmão mais velho que o motivou a continuar com sua observação, ''Morgan, a gente comeu esta merda sempre. Acha mesmo que vai te matar se você comer os outros 9 dias?''

Spurlock chega ao trigésimo dia e atinge o seu objetivo. Ele comeu o tamanho ''Super Size'' em sua refeição em nove ocasiões ao longo do caminho. Os três médicos ficaram surpresos com seu grau de deterioração da saúde. Um deles afirmou que era irreversível o dano causado ao seu fígado, que pode sofrer, além disso, um ataque ao coração, mesmo perdendo todo o peso ganho. Ele disse que nesse período comeu mais refeições no McDonald's do que um nutricionista recomenda em 8 anos.


Como puderam reparar o filme foca todas as suas armas contra o McDonald's, como um dos ''símbolos'' da indústria alimentar fast food, que criou tamanhos exagerados de variedades e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável.
De qualquer maneira o empenho de Spurlock parece ter surtido efeito, após o lançamento do filme, vários fast food incluindo o próprio McDonald's reformaram sua imagem, apresentando um cardápio mais saudável (ou não) e excluindo as opções de refeições em tamanho grande, por conterem um nível de sal e outros nutrientes muito acima do normal permitido.
Por lá, inventaram um tal de ''Go Active'', uma nova versão do ''McLanche Feliz'' onde vem com salada, água e um contador de passos. Fez também por algum tempo, na compra de saladas, ganhava um cupom de duas semanas grátis em academias parceiras. No Brasil, também foi incluída salada nos cardápios. As vezes eu troco as fritas por saladas nos combos !!!

Agora vou sair do filme e escrever de outros assuntos relacionados e já retorno:

A dieta de John Cisna


Em contra ponto com o filme, saiu por aí, que um professor de ciências chamado John Cisna nos Estados Unidos emagreceu 17 quilos comento fast food ! Sua intenção era provar que é possível emagrecer comendo qualquer alimento. Sua experiencia durou três meses e ele só comeu nos restaurantes McDonald's.
Podemos imaginar que ele só comeu saladas, certo ? "Eu comia Big Mac, Quarteirão, sundae e sorvete de casquinha", afirmou à emissora KCCI que fez uma reportagem com ele. A dieta, elaborada por Cisna e mais três alunos, foi feita com base nas informações nutricionistas fornecidas no site do Mac.

Ele tinha direito a três refeições diárias no restaurante e não era permitido ultrapassar o consumo de 2.000 mil calorias diárias. Além disso, segundo a reportagem, as quantidades de carboidratos, gorduras e proteínas consumidas em cada refeição foram calculadas com base nas recomendações de médicos e nutricionistas.
"Posso comer a comida do McDonald's que eu quiser, contanto que eu fique atento com a minha alimentação no resto do dia e aprenda a balancear isso", afirmou à KCCI. Além da dieta, Cisna também passou a caminhar todos os dias por 45 minutos.

Ao fim da dieta, que durou 90 dias, Cisna não só emagreceu, mas também conseguiu baixar os níveis de colesterol de 249 para 170 mg/dl. Já o nível de LDL, o colesterol considerado mau, reduziu de 173 para 113 mg/dl.
O projeto, que virou o livro ''My McDonald's Diet'' e até um documentário, contou com o apoio do dono de um restaurante McDonald's da cidade de Ankeny, que ofereceu todas as refeições gratuitamente ao professor.
"Eu digo às pessoas que não só posso ver os meus sapatos, mas agora também posso amarrá-los", brincou ele. “O ponto deste documentário é a escolha. Todos nós temos escolhas. São nossas escolhas que nos fazem engordar, não o McDonald's“, justificou. Ou seja, não adianta processar o Mac, eles não te obrigam a comer lá, é você que decide isso.

Vale lembrar, é claro, que a boa saúde não se resume a perder peso: se assim fosse, o professor poderia passar o resto da vida apenas neste regime, e não apenas nos 90 dias a que se submeteu.

video

Fontes usadas:
http://boaforma.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/06/homem-emagrece-17-quilos-comendo-apenas-mc-donalds-por-tres-meses.htm

http://saude.terra.com.br/dietas/professor-perde-16-kg-apos-3-meses-comendo-apenas-mcdonalds,0e4c44b5a8363410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

http://hypescience.com/dieta-mcdonalds-emagrecer/

Isso é verdade ?

Bem, mas como sou curioso e na internet tem muita mentira, fui no E-Farsas verificar se tudo isso realmente é verdade e a conclusão é que, sim, é verdade ! Mas tem alguns detalhes que vocês já devem ter reparado no texto acima que o ajudou a emagrecer.

Apesar do americano John Cisna ser um professor, seu experimento não tem nada de científico. Para provar que hambúrgueres de lanchonete emagrecem mesmo, seria preciso fazer testes com grupos de pessoas usando o método científico. Quanto mais voluntários, melhor!

Funciona assim: Os pesquisadores separam dois grupos de voluntários e aplicam o teste ''duplo-cego'' em ambos. Um grupo passa semanas se alimentando apenas de lanche do McDonald's e outro passa o mesmo período comendo outros alimentos (para esse grupo, os pesquisadores teriam que fazer com que não haja diferença entre a comida da lanchonete e a comida ''normal''). Chama-se teste ''duplo-cego'' porque tanto quem está aplicando o teste quanto quem está sendo testado não pode saber qual é uma comida ou outra (dessa forma, evita-se que fiquem sugestionados e isso atrapalharia os testes).

Outra coisa que influenciaria nos resultados é que ambos os grupos não poderiam fazer nenhum tipo de exercício (ou fazer exercícios semelhantes para que queimem quantidades equiparadas de calorias).
Ao final do experimento, dezenas de testes devem ser feitos para se verificar em qual dos grupos houve mesmo uma perda de peso significativa e se essa perda de peso ocorreu de forma que não tenha causado nenhum dano aos voluntários.

O professor só revelou que havia feito o experimento em seu próprio corpo ao final dos 90 dias de testes. Ninguém acompanhou a aventura de John Cisna além de três de seus alunos, que ajudaram a elaborar o cardápio do professor.

Apesar de funcionários de algumas das lanchonetes do McDonald's terem fornecido lanches de graça ao professor, a ''alta cúpula'' da rede de fast food afirma não ter conhecimento da experiência que Cisna vinha fazendo há 90 dias. O Dr. Cindy Goody – diretor sênior de nutrição do McDonald's nos Estados Unidos – enviou uma carta ao ''novo magro'', parabenizando-o pela perda de peso e pela melhoria da sua saúde, mas adverte que uma boa alimentação deve ser complementada com exercícios físicos e hábitos saudáveis.

Como foi possível emagrecer comendo hambúrgueres?
O segredo de John Cisna está na quantidade de calorias ingeridas por dia. Enquanto que Morgan Spurlock comia tudo que podia aguentar em Supersize Me, Cisna estipulou que comeria apenas 2.000 calorias diárias. É de se esperar que consumindo mais do que se come, a pessoa vai emagrecer, né?

O Huffington Post explica que o professor não saiu comendo tudo o que bem entendia durante seu período de dieta. Ele e três de seus alunos elaboraram um cardápio com algumas das comidas menos calóricas do McDonald’s, distribuídas da seguinte forma:

 *Café da manha: Suco de frutas, Sausage Burrito e Fruit e Maple Oatmeal
 *Almoço: Frutas e Iogurte Parfait, salada Southwest Premium e fatias de maçã
 *Jantar: Diet Coke, sanduíche de Frango Grelhado, Sundae e batatas fritas (porção pequena)

Quando estava perto de completar os noventa dias de dieta, John pediu para que os alunos o deixassem escolher alimentos mais calóricos e ele, enfim, pode comer alguns hambúrgueres mais gordurosos. Isso foi apenas nos últimos dias da sua dieta maluca!

Outro detalhe ocultado da maioria das publicações na internet é que o professor começou a levar uma vida mais saudável. Desde o início do experimento, John Cisna passou a fazer caminhadas diárias de 45 minutos. Com certeza, isso ajudou muito na boa forma do homem.

http://www.e-farsas.com/e-verdade-que-um-professor-emagreceu-16-kg-comendo-mcdonalds.html

Fat Head


Contra ponto 2, se você achava a experiencia de Cisna inédita, está enganado, em 2009 Tom Naughton um comediante realizou um documentário chamado ''Fat Head'', onde vai de encontro de A DIETA DO PALHAÇO e refuta varias ideias. Uma delas, é que eu também penso, é que ninguém te obriga a entrar no McDonald's para comer.
Infelizmente esse video é pouco conhecido e no fim só temos um lado da história. Não quero defender os fast foods, mas penso que temos que ser parciais e sempre olhar os dois lados da moeda.

Voltando A DIETA DO PALHAÇO, eu acho uma utopia acusar um fast food como causador de obesidade. Conforme já citei, eles não te obrigam a comer em seus restaurantes, vai quem quer. Seria a mesma coisa que dizer que armas matam, mas quem mata é o ser humano, uma arma é apenas um objeto.

''Senti-me muito mal. Você ingere a comida do McDonald's e sente-se ótimo logo em seguida. Mas, mais tarde, você começa a ter dores de estômago e de cabeça e acaba ficando deprimido'', disse Spurlock à rede de TV NBC. Já eu, sinceramente nunca passei mal comendo fast food.

Achei Spurlock parcial do mesmo jeito que os filmes de Michael Moore, onde só trazem um lado da história e muitas vezes omitem ou manipulam informações. Pode parecer para muitos uma grande peça publicitária anti McDonald's e fast foods em geral ou um alerta para todos os ''viciados'' em hambúrguer. Embora se podia argumentar que a esse tipo de alimento, ainda seja ''psicologicamente'' viciante, não é tanto como a nicotina. Mesmo assim, os efeitos variam de pessoa para pessoa, conheço por exemplo gente idosa que fuma desde jovem e tem uma saúde muito boa, enquanto outros de meia idade com saúde pior devido ao tabaco.
Outra coisa, por que Spurlock nunca divulgou sua dieta ? Sabia que é muito difícil chegar a 5 mil calorias diárias mesmo comendo somente no McDonald's ?

Para mim, ele provou que não é bom comer igual sempre, por exemplo, feijão e arroz faz bem, correto ? Mas se comermos somente isso por um tempo o nosso organismo irá reagir mal, pois precisamos de outras vitaminas presentes em outros alimentos. A dieta deve ser sempre balanceada, incluindo muitas frutas, verduras e lugumes. Reparem que a dieta de Cisna foi balanceada, mesmo comendo no McDonald's.
Também não precisamos comer fast food muitas vezes seguidas, mas de vez em quando não tem problema. O bolso agradece também !!!!

Por curiosidade, aqui no Rio Grande do Sul, uma de nossas comidas tipicas é o chamado ''X'' ou ''Xis'', diferente do ''Cheeseburger'' de outros estados. Aqui o pão é maior, prensado e tem vários sabores diferentes a escolher como por exemplo: bacon, calabresa, galinha, strogonoff, picanha e até coração de galinha (acho que em poucos estados comem), o meu preferido e muitos outros. Em alguns lugares ainda vem com cobertura de queijo ou fritas !!! Na minha opinião é muito melhor que McDonald's e Burguer King !!!


O documentário foi nomeado para um Oscar na categoria de melhor documentário longa metragem e ganhou alguns prêmios menores pelo mundo.
De qualquer maneira, mesmo com muitos defeitos e manipulações, é um filme que merece ser visto mas sugiro assistir ''Fat Head'' logo depois e aí sim tirar suas conclusões.

Para finalizar, dessa vez não podemos reclamar sobre lançamento no Brasil pois a Imagem Filmes trouxe esse documentário e o melhor, com alguns bons extras como, comentários, cenas deletadas e entrevistas, ponto para a distribuidora ! Outra coisa, sabe que gostei do nome em português !


Trailer


A Dieta do Palhaço (Super Size Me)
Estados Unidos
2004 - 99 minutos

Direção:
Morgan Spurlock

Elenco:
Morgan Spurlock
Alexandra Jamieson
McDonald's
Coca Cola
E outros fast foods.

Download (versão dublada)

Download (versão legendada)

18 de set de 2014

Vahsi Kan

Adivinha o herói turco que está de volta ao FILMELIXO ?


A galera que acompanha o FILMELIXO já conhece Cuneyt Arkin. Ele é tipo um Chuck Norris turco. Melhor, ele está acima de Norris. Posso ter a ousadia de dizer que Arkin é um ''Semi Deus''. Melhor ainda, Arkin talvez seja o próprio Deus !!!! O astro já enfrentou ninjas (sem mascaras por sinal) em Ninja Killer, mascarados em Death Warrior e chegou até a salvar o universo no bisonho Dunyayı Kurtaran Adam ! Quando que Norris fez tudo isso ? O que falta ele fazer ? O que trago nessa postagem é considerado mais uma versão para lá de bizarra de Rambo. Então, faltava ele enfrentar os inimigos na selva ! Eu digo outra versão pois existem várias, e inclusive já trouxe uma com legendas em português com exclusividade aqui para o blog, o divertidíssimo Korkusuz !

VAHSI KAN é mais uma obra prima do que o cinema turco dos anos 70/80 era capaz de produzir, com seus enredos ridículos e atores canastrões, esse filme é mais uma ''comedia'' involuntária melhor que muitos feitos nos Estados Unidos. Uma pena isso não existir mais ainda bem que existe a internet para nos mostrar que existem muitas perolas por aí precisando ser assistidas !

É difícil classificar esse filme, por ser uma imitação de Rambo, podemos dizer que é ação, mas VAHSI KAN vai além disso, conta com toques de aventura, drama, ação, obviamente e até terror ! Sim isso mesmo, terror passa por aqui explicitamente, talvez o diretor Cetin Inanc estava inspirado nos filmes de zumbi e queria fazer uma ''homenagem''. Pera aí, Cetin Inanc ? Então está explicado ! Não entendeu ? Leia as outras resenhas dos filmes turcos que fiz e irão entender ! Mas tem zumbi no filme ? Não sei, leiam e decidam !!!

Ele é mau, muito mau (e estiloso)...

O filme começa com dois homens falando pelo telefone sobre um depoimento que ambos devem dar num julgamento, quando uma gangue de vagabundos aborda um deles e acaba o matando, não antes sem interroga-lo onde encontrar o outro. O líder dos bandidos é Osman Betin que já apareceu aqui no blog. Aqui, como nos outros filmes trás sua mostra de macheza e quebra todo mundo que vê pela frente, inclusive até portas e tal. Um detalhe é que Osman até que luta bem, por sinal muito melhor que Arkin (mas a coreografia que ele é sujeitado durante o filme que é engraçado !). Bom, mas deixa isso para lá...

Seguindo, uma família está viajando para a cidade (que não é citada, mas seja talvez Istambul), um pai e um casal de filhos, quando um grupo de pessoas mortas está no meio da estrada fazendo com que a mulher pare o carro. Ela é interpretada pela bela Emel Tumer que parecia que iria ter uma carreira prolifera mas fez poucos filmes, seis segundo o IMDB em dois anos.

Qual a intenção de Inanc em focar a atriz nesse close ? Veio tarado...
Misteriosamente, os ''mortos'' se levantam e vão em direção ao carro ! HAUAHAUA
Não falei que esse filme era de terror também !!! Aqui eles são zumbis, ou sei lá o que, mas tem os gurnidos e gemidos característicos além de andar como os famosos mortos vivos de George Romero !!! Como clichezão, a mulher tenta ligar o carro e obviamente o mesmo não pega e eles são atacados.
A preferencia é claro quando os ''zumbis'' atacam a mulher que luta desesperadamente por sua vida e nós torcendo para a cena não acabar rapidamente e quem sabe arrancar a roupa dela (que infelizmente não acontece), mas temos uns closes bem bacanas nela ! Com tudo isso temos então a explicação para a foto acima, o diretor Inanc queria trazer um pouco de sensualidade no filme, seu tarado !!! Pois é, poderíamos ter uma cena de nudez gratuita mas não foi dessa vez... =(
De qualquer maneira ela consegue fugir, mas seu pai e irmão não tem a mesma sorte.

PS: Parece que a censura turca proibiu nudez nos anos 80, ao contrário da década anterior.

Os zumbis de VAHSI KAN !
Surge então um elegante prisioneiro, estou falando de Arkin, que nesse filme não tem o nome Murat, e sim, Riza ! Ele está algemado e sendo escoltado por dois soldados. Eles estão a pé indo para a cidade até que... PERA AE !!!!! PAUSA !!!!!
Estão levando um cara algemado para um julgamento a pé ? Passando no meio da estrada ? Sendo escoltado por dois soldados ? Não, não, não... Deixa eu conferir o filme, só um momento...
.
.
.
.
.
CARALHO, É ISSO MESMO !!! Estão levando ele a pé !!!! Porra, os veículos militares (já que está com soldados) estão estragados, sem gasolina, faltou orçamento no filme, o que ouve ???? PQP !!!! QUE TOSCO ISSO !!!

Riza sendo escoltado.

Enfim, vamos continuar pois virá mais surpresas adiante, eles avistam o pai e o filho caídos no chão com fogo perto deles. Os soldados vão em socorro tentando apagar as chamas, mas infelizmente o carro que a família estava, está vazando combustível, causando um explosão (preciso dizer que foi tosca ?), os ferindo gravemente.  Riza salva todos e coloca num carro os enviando ao hospital. Ele fica por ali, próximo a selva caminhando em direção a cidade.

O vilão do filme é Husein Peyda, aqui fazendo o papel de Hasmet, um pilantra podre de rico que mata qualquer um que entrar no seu caminho. No caso, as pessoas que iriam testemunhar contra ele. Hasmet tem uma rixa pessoal com Riza, que matou um de seus filhos, o outro é Osman. Ele tem uma namorada que não aprova suas atitudes e está tão maquiada que parece uma Barbie de quinta categoria, além de andar com roupas sensuais (para não dizer de puta mesmo), mas como ele paga as contas dela, tolera. Osman chega em casa e avisa seu pai que ninguém irá entrar ou sair da cidade. Porra, como eles tem poder !!! Nossa !!!

O vilão e sua namorada.

Riza então a caminho da cidade, é avistado pelos capangas e o próprio Osman. Eles o abordam e ''ordenam'' que ele volte, até lhe dando uma carona para longe. Mas pera aí, se Hasmet tinha uma rixa com Riza, por que já não o mataram ? Ou será que Osman não sabia disso ou nem conhecesse ele ? Ou será que o diretor não está nem aí para o roteiro ? Enfim, independente da resposta, após a ''carona'', Riza mostra o quanto é ''bad ass'' e após ser mandado ''tomar seu rumo'', volta a caminhar em direção da cidade, causando a ira dos vagabundos. Cena ''inspirada'' para não dizer ''chupada'' de ''Rambo - Programado para Matar''.

Riza é levado para um local, lhe tiram o paleto e assim avistam um coldre com uma faca ! Só um pouquinho, o cara estava indo a um julgamento armado ? Vou fazer vista grossa e imaginar que ele pegou de um soldado. O herói é torturado por toda gangue, com eles lhe passando a faca, literalmente (sem malicia, mente suja !), quando começa a ter uns flackbacks de uma outra tortura que já tinha recebido. Mas como já disse que ele é maior que Chuck Norris ou melhor, já que esse filme é uma copia do Rambo, maior que Stallone, escapa (na verdade só estavam segurando seus braços) e quebra todo mundo na porrada ao melhor estilo tosco, quero dizer, turco !

Riza utiliza golpes baixos !

Muito ferido a cortes de facas, que parece que somente agora começou a doer, Riza foge para selva para ter chance de sobreviver. Lá é perseguido implacavelmente pelos vagabundos. Pelas tantas, Riza é emboscado e a unica solução é pular de um precipício ! A morte é certa é o herói do filme morre, certo ! Errado, aqui é Arkin, mano !!! Ele pula, mas é salvo pelas arvores ! Opa, será que já não vi algo parecido em outro filme ? Bem, mais o mais legal da cena é o boneco utilizado, devem ter pego alguma coisa para fazer volume, colocaram dentro das roupas e jogaram ele de qualquer jeito !

Faz de conta que é o herói ! kkkkkkk
Enquanto isso, a policia faz uma visita no hospital ao pai e filho do inicio do filme, mas não conseguem informação nenhuma.  Vão então falar com Hasmet que malandro que só ele, tenta convencer os homens da lei que Riza é um cara perigoso e precisa ser preso (ou morto como ele deseja). Mas a policia é mais malandra e não se convence com a história do vilão, mas mesmo assim vão a procura do herói pois ele está desaparecido.

Riza está no meio da selva tentando sobreviver. Ele come um caranguejo, alias, numa cena que acho que é ''snuff '' animal, ele dá uma facada no meio do bicho que parece ser muito real. Ele degusta também uma cobra e assim vai. O interessante que ele caiu num rio, então provavelmente tenha se lavado, mesmo assim, ele fica cheio de sangue quando caminha pela floresta. Enfim, ele chega numa caverna e começa a se curar com suas técnicas de sobrevivência que deve ter aprendido num curso a distancia. Ele encontra uns panos e faz uma roupa estilosa, e claro, com a faixa na cabeça !

Os vagabundos não desistem e começam a procura-lo pela selva, mas como Riza é muito esperto, fez diversas armadilhas para ajuda-lo. Bem, eu acho que foi ele, já que não aparece montando, apenas os caras morrendo ! Mas se o filme se passa em um dia, será que foi ele que fez ? Daria tempo de fazer tudo isso ? Ah, foda-se...

Lá pelas tantas, Riza encontra a coitada da mulher, perambulando pela floresta, e prestem atenção quando assistirem o filme; trocaram o vestido dela !!! Porra, o orçamento foi tão curto que não tinha como comprar dois vestidos iguais ? Enfim, ele dá um susto nela e vai embora, todo ''metido'' e ela sem saber o que fazer, o segue. O interessante é que ela sai correndo, ele caminhando e parece nunca alcança-lo. Parece aqueles filmes do Jason onde ele não precisa correr e sempre aparece na frente das vitimas !

Ela vai ficar meia hora e ainda vai precisar de ajuda para subir !

No fim ele ''aceita'' ela (vai ver Riza se fez de difícil para fazer um ''charme'') e ambos vão parar uma caverna. Ambos até tiveram uma certa sintonia, ele chegou até fazer um vestido novo para ela, sei lá onde encontrou tecido, mas fez ! Riza como cavalheiro que é na verdade, vai até em busca de comida e traz pão para a mulher...


Só um momento, eu tolerei algumas coisas durante o filme, mas caramba, como o cara conseguiu pão no meio da selva ? Será que visitou uma padaria ou super mercado ? Será que tem poderes de transformar pedra em pão ? Ou vai ver ele encontrou farinha, sal, fermento e ele mesmo o fez. Quem sabe...

Continuando, o filme é divertido para caralho, depois ficamos sabendo o porque de Hamset querer a vingança contra Riza. O herói é acusado de matar seu outro filho que na verdade não morreu e vive escondido. Aconteceu algo mais ou menos assim, Riza e o ''morto'' que eram amigos, estavam lutando no meio do deserto até que o filho do vilão saiu correndo e uma mina fez que ele ficasse paraplégico e ainda arrancasse seus braços. Cara, esse personagem é engraçado demais !!! Ele ainda tem um bomba que aciona com as costas !!!

O filho ''morto'' de Hasmet.
Mas talvez a melhor parte seja no final, onde os capangas de Hasmet explodem a unica saída/entrada da caverna onde o casal está ficando. Depois de tudo de Riza fez com eles, talvez essa seja o único jeito de matá-lo. Começa a voar pedras para todos os lados, do jeito mais tosco possível. Riza e a mulher fazem de tudo para sobreviver, é muito engraçado eles se desviando e os vilões rindo !!! Em algumas dá para notar claramente que são feitas de isopor !

Ela jogou seu charme, mas ficou apenas na amizade...

Vahsi Kan X Korkusuz - Qual o melhor ?
Sinceramente é uma briga feia, ambos são dirigidos por Cetin Inanc mas tem astros diferentes. O segundo tem como herói Sedar Kepabcilar, que além de ator era fisiculturista. Chega a ser curioso Inanc fazer dois filmes baseado no mesmo personagem mas usar dois atores diferentes. Ambos filmes são toscos, insanos e bizarros. Os dois tem roteiros ridículos e atuações caricatas. Qual o melhor então ? É difícil escolher, o melhor mesmo é chamar os amigos, fazer as pipocas e assistir um depois do outro dando muitas gargalhadas !

Legendado em português, exclusivo para a galera do FILMELIXO !

Trailer (não tem, mas não precisa, né ?)

Vahsi Kan
Turquia
1983 - 70 minutos

Direção:
Cetin Inanc

Elenco:
Cuneyt Arkin (Riza)
Husein Peyda (Hasmet)
Emel Tumer (Garota indefesa)
Osman Betin (Osman)
Arzu Aytun (Namorada do Hasmet)

Download (versão legendada)

5 de set de 2014

Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China)

Mega clássico dos anos 80 !


AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO para os fãs, é um daqueles filmes que se pode ver dez vezes seguidas e não enjoar, e como o seriado do Chaves que a maioria gosta, assiste no SBT, sabe todas as falas e ainda sim se diverte. Bem tipico dos anos 80, cheio de frases de efeito, musica estilosa, efeitos especiais toscos e uma história com o compromisso apenas de entreter (para não dizer bem bobinha), esse é um verdadeiro clássico ! Para a juventude de hoje em dia pode parecer bizarro gostar de filmes assim, até porque com a tecnologia que existe hoje, muitos que entendem em mexer em programas de efeitos especiais podem criar cenas tão boas quanto na época, mas o efeito nostálgico que esses filmes causam nenhum outro dos anos 2000 para cá é capaz de causar.

Parece obvio eu chegar aqui e dizer que esse filme foi um estrondoso sucesso, né ? Mas não, AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO deu um prejuízo enorme, mesmo com um bom inicio, somando quase 3 milhões na semana semana de estreia, arrecadou ao todo 11 milhões de dólares, mas como custou entre 20 e 30 milhões (essa informação não é precisa), ou seja, não foi qualquer prejuízo, foi um puta prejuízo, mesmo para uma produtora grande. O diretor John Carpenter ficou tão abalado com isso que decidiu voltar a fazer filmes independentes. A culpa pode ter sido devido ao ''Alien'', lançado 16 dias depois e que foi um fenômeno na época tendo um enorme marketing em cima.





Além do fracasso, Carpenter foi acusado de racista pela comunidade chinesa dos Estados Unidos, devido aos seus personagens chineses estereotipados, causando irritação de toda produção e do próprio elenco, em sua maioria originaria da Asia !
A situação mudou um pouco quando foi lançado em VHS, se transformando num filme cult, tendo fãs em todo o mundo, amenizando (um pouco) o estrago que já tinha causado. Quando chegou na TV, cansou de passar na Sessão da Tarde, fazendo a alegria da galera ! Mesmo com tudo isso, uma importante revista americana de entretenimento, a Empire Magazine, o classificou como #430 entre 500 dos melhores filmes de todos os tempos. A conclusão do filme ainda dá margem para uma continuação, que infelizmente com os problemas já citados, nunca saiu do papel, se é que chegou a estar no papel...

Com o lançamento de seu filme seguinte, ''Príncipe das Sombras'' de 1987, seus investidores recuperaram o dinheiro e Carpenter pode respirar aliviado, pois mais um fracasso poderia causar seus ostracismo. Depois disso, ''Eles Vivem'' de 1988 foi outro sucesso de bilheteria.





AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO é considerado um ''concorrente'' de ''O Rapto do Menino Dourado'' de Michael Ritchie com Eddy Murphy; alias, Carpenter foi pressionado para apressar as filmagens e lançar antes. A diferença é que o filme de Ritchie fez muito sucesso financeiramente falando, mas é bem menos conhecido.

Vamos a história, Jack Nurton (Kut Russell) é um caminhoneiro garanhão metido a machão tem como amigo Wang Chi (Dennis Dun), um chinês apaixonado por sua bela noiva Miao Yin (Suzee Pai). No bairro de Chinatown, um poderoso feiticeiro chamado Lo Pan (James Hong) sequestra Miao e a amiga (colorida) de Jack, Gracie Law (Kim Catrall) para se casar e se tornar imortal. A dupla vai em busca do resgate e contam com a ajuda de Egg Shen (Victor Wong), um rival de Lo Pan.





Originalmente, o filme seria no período de faroeste, inclusive o meio de transporte de Jack seria um cavalo, mas Carpenter decidiu alterar (ainda bem), e fez como se fosse nos dias atuais.

Para o papel principal Russell sempre foi a unica escolha para interpretar Jack, mas o estúdio 20th Century Fox queria Jack Nicholson ou Clint Eastwood mas ambos tiveram que recusar pois já estavam envolvidos em outros projetos. Sinceramente, foi muito bom assim, parece que Jack nasceu para ser interpretado por Russell, o estilo canastrão foi demais, não vejo outro ator fazendo um trabalho tão bom (ou meia boca tão bom). Inicialmente ele relutou em aceitar o papel, mas a amizade com Carpenter ajudou a aceitar. Infelizmente ele recusou um papel em ''Os Mercenários''.





Os demais do elenco temos:
*Dennis Dun que fez ''Ano do Dragão'' e ''O Ultimo Imperador''. Com certeza se inspirou em Bruce Lee para fazer seu personagem;
*Kim Catrall atuou como Samantha na serie ''Sex in the City além de uma cadete no primeiro ''Loucademia de Policia'' e um papel em ''Porkys'';
*James Hong fez uma cacetada de filmes, entre eles ''Blade Runner'', ''Ninja 3 - A Dominação'', ''Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu'', e o ''concorrente'' ''O Rapto do Menino Dourado''. Além disso dublou ''Kung Fu Panda'' e alguns games, como ''Sleeping Dogs'' e ''Call of Duty Black Ops 2'';
*Victor Wong também esteve em ''O Rapto do Menino Dourado'', além de ''3 Ninjas'', ''Sete Anos no Tibet'' e ''Ano do Dragão''. Faleceu em 2001 de infarto aos 74 anos.
*Suzee Pai atuou em Jakarta em 1988, teve participação em filmes pequenos e sumiu da mídia em 1993.
*Carter Wong, um dos 3 Temporais, foi um prolifero ator de artes marciais em Hong Kong. Se quiser ver um dessa época, junto com o astro Cuneyt Arkin (sim, o filme é meio turco, meio chinês), veja Ninja Killer.
*Peter Kwong é outro dos 3 Temporais e outro que esteve em ''O Rapto do Menino Dourado''. Teve pequenas aparições em varias series como ''Eu, A Patroa e as Crianças'', ''McGyver'' e ''General Hospital''.
*James Pax o mais poderoso dos Temporais (e não participou do ''concorrente'', vamos deixar bem claro), mas esteve em ''Ano do Dragão''. Na década de 90 fez alguns filmes em Hong Kong.

Saindo agora do filme, foi lançado um jogo em 1986 para ZX Spectrum e em 1987 para Amstrad CPC, C64 baseado no longa, mas é pouco conhecido e sinceramente é bem fraquinho (para não escrever coisa pior !). É um jogo beat' em up (estilo porrada, como o Double Dragon ou Final Fight) e pode-se escolher entre Jack, Wang e Egg Shen. Uma curiosidade, os personagens se movimentam da direita para esquerda, algo totalmente incomum nesse tipo de jogo.




Em 2001, foi lançado actions figures (de ótima qualidade por sinal) dos principais personagens, que hoje na sua maioria está nas mãos de colecionadores mas sendo possível encontrar alguns no eBay.




Em 2014, uma serie em quadrinhos continua a história, contando ainda com o próprio Carpenter no roteiro em parceria com Eric Powell.



Para quem gosta de games, AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO influenciou um dos jogos de luta mais conhecidos, Mortal Kombat. Raiden, baseado nos 3 Temporais; Shang Tsung, baseado no vilão Lo Pan e um dos fatalitys de Kitana, onde ela da um beijo e o cara engorda até explodir. Me lembro na época a primeira vez que assisti, sem internet e sem informação precisa, era tipo considerado o filme de Mortal Kombat, claro, hoje é bobagem, com a quantidade e facilidade de informações que podemos buscar na rede, mas antigamente no tempo de criança era muito legal ter essas ''imaginações'' assim como tive com Street Fighter - A Violência Urbana.

Se vocês achavam que as distribuidoras brasileiras eram muito criativas em relação a tradução de nomes dos filme para cá, em que muitas vezes são ridículas (que não é o caso desse, eu até gostei), sabe qual o nome desse filme em Portugal ? ''As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim'' !!!! É isso mesmo !



Quer mais informações, acesse:
http://www.wingkong.net/index.html

Trailer


Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China)
Estados Unidos
1986 - 99 minutos

Direção:
John Carpenter

Elenco:
Kurt Russell (Jack Burton)
Kim Cattrall (Gracie Law)
Dennis Dun (Wang Chi)
James Hong (David Lo Pan)
Victor Wong (Egg Shen)
Suzee Pai (Miao Yin)
Carter Wong (Temporal)

Download (versão legendada)