Google+

26 de dez de 2015

En Buyuk Yumruk

A lenda está de volta, mais rápido, mais forte, mais galã e cada vez mais tosco !!!


O maior astro do cinema FILMELIXO está de volta em mais uma super mega blaster produção EN BUYUK YUMRUK é mais um daqueles filmes malucos que só malucos (ou seriam loucos) gostam ! Cuynet Arkin está cada vez mais forte, mais habilidoso e claro, mais galã.

O olhar inconfundível de Arkin...

EN BUYUK YUMRUK é a versão turca de ''007 O Espião Que Me Amava'' mas devido a apenas algumas copias, digo semelhança, aqui temos o Jaws, o vilão mais famoso da saga de James Bond. Jaws é um cara que tem gigantismo com uma força descomunal mas seu detalhe mais marcante é seus dentes de aço, capaz de matar qualquer um com apenas uma mordida até um tubarão. Tem mais algumas citadas mais adiante.

Aqui também temos Jaws, que ganhou um bigode e um cabelo mais estiloso. Veja a comparação:

Ou seria ao contrário ?????
Jaws foi interpretado por Richard Kiel, falecido em 2014.

EN BUYUK YUMRUK (tentem pronunciar isso) é mais ou menos traduzido como ''O Maior Punho'' (Arkin é chamado assim algumas vezes no filme) já começa tosco demais, um homem está sendo torturado pelo Jaws turco e sendo torturado pelo chefão líder do filme, um gordinho (talvez inspirado em Goldfinger, vai saber...) que está sempre comendo alguma coisa. Esse coitado que está apanhando é molhado por gasolina e ateado fogo. As cenas que seguem é de outro filme que não faço qual ideia seja, aquelas tipicas colagens picaretas que acompanhávamos muito nos filmes de ninja de Godfrey Ho.
Gordinho faminto...

Depois dessa bizarrice que só vendo para acreditar, a um corte acontece onde os vilões estão dentro de um carro conversando com o motorista. Pelo que dá para entender, esses três estão dentro do veiculo, mas quando o motorista vai liga-lo, o carro explode fazendo com o vilão gordinho caia na gargalhada.

Com certeza que após muitas traquinagens, ambos devem estar suando muito e nada melhor que um bom banho, mas aqui é Jaws que dá no gordinho comilão. Puxa vida, nada contra, mas porque o vilão maior do filme não ganha um banho de belas mulheres ? Será que faltou verba para contratar umas atrizes que poderiam ficar mais a vontade em cena ? Enfim...

Capangas também serve para dar banhos !

Finalmente o maior herói do mundo aparece. Ah tá, vai dizer que é o Super Homem ou Batman ? Ou o Goku ? Quem sabe o Super Herói Americano? Ou o Kick Ass ? É claro que não bobinhos é o mega star Cuynet Arkin !!! O Bad Ass Ever do cinema mundial !!!!

É obvio que nosso astro tem que começar o filme com muita ação, sem motivo algum, uma frota de vários veículos o começam a persegui-lo. Não poderia deixar de ser ''aquela'' perseguição chupada de outro filme (que também não sei qual). As cenas ''originais'' é apenas as filmadas dentro dos veículos, com as ótimas expressões faciais do nosso herói, não digo tanto dos bandidos pois eles estão mascarados. Como clichê pouco é bobagem, teremos aqui batidas, explosões (mesmo numa pequena colisão entre veículos) e muita emoção ! Ok, o emoção vou para dar ''emoção'' ao post.

Memsah e Murat, uma vez amigos, sempre amigos !
Após se livrar de todos os bandidos, Arkin e surpreendido por um homem armado como se fosse roubar o carro, mas na verdade ele quer apenas manda-lo a uma missão. Curioso que esse cara apareceu logo após a perseguição. Será que ele tem poderes de teleporte ou algo do tipo ? Ou foi apenas uma coincidência tipica dos filmes turcos (melhor, não somente turcos mas até de Hollywood) onde acaba a perseguição perto do cara ? Enfim, quem se importa, em quero ver porrada !!!!

A missão de Arkin é ''simples'', prender o maior criminoso da Turquia só que tem um detalhe, esse é seu amigo de infância e não acredita que ele está envolvido com tudo de podre, trafico de drogas, suborno, contrabando e até escravidão. Somente Arkin pode coletar as provas e colocar seu amigo na cadeia. Nesse meio tempo está sendo espiado pelo Jaws.

Na próxima cena realmente ficamos sabendo que Arkin (ou melhor, Murat, ele sempre tem esse nome nos filmes kkk) está errado, Memduh (o outro astro Husein Peyda) é realmente um mafioso. Ele ''cobra'' seus serviços numa loja de conveniencia. Quando o dono não paga o suficiente, ele manda metralhar tudo !!! Mais uma vez somos testemunha da picaretagem de Inanc, cenas coladas de outro filme aparecem aqui, sendo de um super mercado sendo alvo ! É muita cara de pau !!!!!!!!

O super mercado sendo alvejado (cena de algum outro filme) !!!

Como nosso herói apesar de ser o mais forte do universo não é de ferro, não te problema ir num restaurante beber um pouco, não é ? Por curiosidade esse lugar que está parece a maior concentração de gente feia, quem sabe foi até inspiração para o No Calor do Buraco. De repente chega do nada uns mascarados (essas máscaras devem ter sido feitas por crianças da primeira serie para baratear os custos) e mandam todos se levantarem e irem. Eles querem apenas beber com Murat, apenas isso !

Nosso herói é claro que tenta não se meter em problemas mas esses caras procuraram, então é obvio que temos aqui mais porrada !!! Mas aqui tem um plus, aparece uma jornalista metida a lutada que consegue lutar pior que a Emel Tumer em Olume Son Adim (Turkish Mad Max). É, a coisa é seria ! De qualquer maneira, o casal é tão foda que conseguem ficar conversando enquanto distribuem porrada nos inimigos ! Se não bastasse, o Jaws turco onipresente também está aqui espiando Murat.

O vilão gordinho num raro momento que não está comendo (mas provavelmente pensando em comida).

A intenção dessa jornalista é desmascarar Memsah e ganhar um premio, ela se dedica a essa missão e quer a ajuda de Murat. O nosso herói como um bom cavalheiro e protetor das mulheres não quer ajuda-la pois esse é um trabalho para homens. Ou será que ele está sendo machista ?

Enfim, no hotel, Murat está com uma mulher que conhece Memsah, ele a seduz para tentar ter alguma prova contra ele. Essa ''informante'' loira e sensual não conseguiria nem uma cena com Sady Baby, se vocês me entenderam. No meio do namoro, a jornalista invade o local, sim com uma facilidade impar, ele não se presta nem para fechar a porta. E outra, como ela conseguiu seu endereço ? Foda-se, para ter sua atenção elas começam a lutar ! Pois é, uma verdadeira coreografia que deixaria Bruce Lee com inveja ! E o pior que Murat nem dá bola e começa a ler um jornal... O mais engraçado é que é possível notar a loira rindo em alguns takes !!!!


Não se pode nem namorar sossegado...

Depois de todo o esforço da jornalista, Murat a deixa trabalhar com ele para prova-la que esse trabalho não pode ser feito com  mulheres. O casal então vai interceptar um roubo de heroína, algo facíl para a dupla e após muitas porradas, Murat que não tem trabalho fixo, é autônomo, sugere ficar com a droga, vender e viajar pelo mundo com a bela jornalista. Mas ela é muito honesta e não concorda com o (anti) herói.

Mas Murat ainda segue pistas sobre Memsah e o encontra num concurso de beleza. Ambos relembram o passado pobre que tiveram mas o vilão desconfiado manda se informarem melhor sobre seu amigo.


Momento sensual...

O filme tem leves toques de reviravolta (é nem tanto, mais para deixar vocês curiosos), e ainda muita porrada !!! Se você é novo aqui no FILMELIXO e ficou curioso em saber mais do maior astro do cinema mundial, leia a resenha de Olum Savasçisi (Death Warrior) onde lá tem um pouco mais sobre Cuneyt Arkin.


Sinceramente acredito que EN BUYUK YUMRUK é um dos mais trashs divertidos dos filmes de Arkin, não chega a ser tão tosco quanto Olum Savasçisi (Death Warrior), mas é bastante divertido, garantia de boas risadas.

A unica coisa que fico lamentando e a pouca participação de Jaws, talvez devido a sua maquiagem nos dentes ser tão cara que não foi possível aparecer em muitas cenas (o papel alumínio deve ser caro na Turquia) !!! Fora que esperava uma luta final mas o vilão é bem ''bundão'', só vendo para entenderem o que quero dizer.


Os mais atentos (mas tem que estar muito atento) podem notar algum frame muito rápido ''Operação França (The French Connection)'' onde o próprio Gene Hackman aparece !!!

Mais um agradecimento ao DougTrash por traduzir essa perola !

Trailer



En Buyuk Yumruk
Turquia
1983 - 77 minutos

Direção:
Cetin Inanc

Elenco:
Cuynet Arkin (Murat)
Husein Peyda (Memduh)
Meral Orhonsay (Jornalista)
Ahmed Merkin (Vilão gordo)
Kazim Kartal (Capanga)

Download (versão legendada)