Google+

18 de fev de 2016

Idamlik

Nosso herói está de volta !


O maior astro FILMELIXO está de volta numa super produção, se você acha que é o Chuck Norris, está enganado, Sady Baby então ? Não, o rei da putaria é hors concours então não entra na estatística !!! Eu estou falando do rei dos reis, o galã turco mestre de todas artes marciais que conquistou o cinema mundial !!! É claro que é o CUYNET ARKIN !!!! Quem mais poderia ser ???


Esse filme vai ser uma piração, quer apostar ?

IDAMLIK é um filme ''diferente'' do que estamos acostumados do mito Arkin. Aqui ele é Murat (pois é, o nome é sempre o mesmo), um honesto comissário separado da esposa mas que cria os dois filhos consigo. Ele é atencioso a carinhoso com seus filhos. Leva uma vida normal, caçando criminosos e salvando vidas. Mas certo dia sua vida mudou para sempre, seu filho menor morre ao beber leite envenenado, cabe a ele descobrir o que aconteceu.

Murat após descobrir que é o leite o problema de tudo, pela noite acorda um químico e começa a levar dezenas de caixas de leite para descobrirem qual é a que está contaminada. O honesto e pacato policial começa a invadir mercados e roubar leite !!! Isso mesmo, ele leva o leite para o químico analisar ! O curioso que o resultado sai praticamente na hora ! Após inúmeras analises e tudo feito pela noite e com certeza madrugada a dentro, finalmente descobrem a envenenada.

Mas porque citei que é ''diferente'' ? Geralmente estamos acostumados a vê-lo mulherengo, sarcástico, mas aqui conseguimos visualizar sua atuação digna de Oscar. Arkin faz um policial triste e amargurado que busca vingança pela morte do filho. IDAMLIK parece um drama policial com Charles Bronson, mas numa versão 15 vezes menor (ou melhor, fiquei na duvida).

Murat triste por alguma coisa...

O filme também trata do uso de drogas, das leves as mais pesadas, temos vários chapados aqui, inclusive tem um carinha que fica incomodando os pais pedindo dinheiro para compra-las e a cada dia que passa fica mais louco. Algo muito comum nos dias de hoje e que infelizmente também era normal lá na década de 80. Esse usuário ainda terá um papel chave na trama.

Murat ainda tem capacidade de se embebedar e bater na sua ex-mulher, algo inadmissível para um herói de seu nível. To falando que esse filme é contra todos os princípios que Arkin adquiriu em toda sua carreira cinematográfica que é infinita. Me lembrou até uma frase do goleiro Bruno poucos meses antes de ser preso:
- Muitos que são casados sabem que, às vezes, em um relacionamento, é preciso uma discussão, ou até mesmo algo mais sério. Quem nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher? Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, xará. Quando a adrenalina está alta não tem lugar - afirmou


Murat também tem seu momento para relaxar.

Se não bastasse tudo isso, Murat ainda tem um chefe pé no saco que não o deixa trabalhar direito, sempre impondo regras e limitações. Me lembrou até o tenente xarope do Coca: O Preço de Uma Vida, que sempre falava no ''regulamento, regulamento'', até que chegou uma hora que mandaram ele enfiar o regulamento no rabo !!!!! kkkkkkkkk

Mas claro, IDAMLIK não é só tristeza, é obvio que temos muita diversão (involuntária e as vezes não) que somente os turcos sabem nos proporcionar. Um ótimo exemplo é quando o nosso herói vai salvar crianças que estão sendo ameaças por um lunático. Ele as tem sob seu controle num prédio e não para de fazer ameças, em mata-las os joga-las pela janela.

Murat é chamado para negociar com o vagabundo e com toda calma do mundo se prepara para o resgate. Enquanto os demais policiais o distraem, o herói sobe no topo do prédio e com apenas uma corda amarrada em si, começa a descer andar por andar até chegar de fato ao sequestrador. Essa cena é absurdamente legal !!! Gostaria de saber como eles fizerem isso, lá em 1981 e com pouquíssimos recursos. Curtam uma pequena sequencia em fotos:








IDAMLIK conta com uma cena de estupro e tortura relativamente bem feita, mas claro, para os padrões turco de qualidade, lembrando que o filme é de 1983. Obviamente não é um ''Irreversível'' do Gaspar Noé e com a Monica Belluci (*suspiro*) mas que convence.

Outro famoso que temos em IDAMLIK é Huseyin Peyda (sem barba) mas infelizmente com atuação em um papel menor, fazendo com que apareça pouco no filme.

Uma pena o Peyda ter um papel tão pequeno nesse filme.

Eu ainda não falei do diretor, o famoso (para quem acompanha o FILMELIXO pelo menos) Cetin Inanc, então não preciso dizer mais nada, certo ? A dobradinha Inanc e Arkin é a maior da história do cinema, fato ! Segue alguns clássicos postados aqui no blog:

Dunyayı Kurtaran Adam (Turkish Star Wars)
En Buyuk Yumruk
Olume Son Adim (Turkish Mad Max)
Olum Savasçisi (Death Warrior)
Vahsi Kan

E outro clássico do diretor mas sem o mestre Arkin:
Korkusuz (Turkish Rambo)


Inanc agora curte a vida.
Voltando ao filme, IDAMLIK ainda conta com um final, digamos ''surpresa'' pois é totalmente triste e pessimista, ao melhor estilo Rabid Dogs de Mario Bava que trouxe lá no inicio do FILMELIXO. Aproveitando, esse filme de Bava é muito bom, tem suas falhas técnicas e tal, mas tem um enredo que prende e vale muito apena ser assistido, trouxe para o blog pois é desconhecido e de vez em quando trago uns bons filmes assim.

Depois de tudo isso, é claro que IDAMLIK conta com muitas cenas de pancadaria gratuita para deixar orgulhoso até o Steven Seagal, incluindo uma bela cena de luta num trem em andamento. Me lembrou até o game Fatal Fury !!!

Luta com o trem em andamento !!!!

Vou ficando por aqui, agradecimentos eternos ao DougTrash por legendar mais esse filme ! Ele sabe que somos fãs do mestre Arkin !

Trailer (não tem, mas como é com o Arkin, não precisa de trailer mesmo)

Idamlik
Turquia
1983 - 78 minutos

Diretor:
Cetin Inanc

Elenco:
Cuneyt Arkin (Murat)
Sami Hazinses (Chefe FDP de Murat)
Huseyin Peyda (Bandido)
E mais alguns...

Download (versão legendada)

7 de fev de 2016

3 Dev Adam (Captain America & El Santo vs. Spider-Man)

A maior picaretagem turca !!!


O Homem Aranha é um dos heróis mais populares dos quadrinhos. Alias, começou por lá e se espalhou por todo tipo de arte como filmes, desenhos, teatro, musicais e claro, video games. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o ''Cabeça de Teia'' é um sucesso por onde passa. Criado em 1962, sua história é bem clichê, é órfão (como muitos super heróis) e quando adolesceste Peter Parker foi mordido por uma aranha radioativa, ficando assim com poderes sobre humanos.

De jovem tímido que só sabia estudar e não sabia lidar com as garotas, Parker passou a querer lucrar com seus poderes participando de lutas valendo dinheiro. Ele cada vez mais empolgado com tudo isso ficou tão deslumbrado que ''subiu a cabeça'' sua ascensão. Certo dia, teve a chance de parar um ladrão, mas ''por não ser seu trabalho'', o mesmo acabou fugindo e que mais tarde viria a matar seu tio Ben. Seu tio que anteriormente lhe disse a seguinte frase com grandes poderes vem grandes responsabilidades, frase que acabou marcando sua vida.

Desde então, Peter Parker começou a proteger a cidade de Nova Iorque dos criminoso. Para ajudar, criou um fluido de teia, capaz de prender os inimigos e para poder se locomover mais rápido. Com a morte de seu tio, ele começou a trabalhar como fotografo freelancer do jornal Clarin Diário. Seu chefe, o rabugento J. J. Jameson odeia os super heróis em geral devido a eles usarem mascaras. Isso se explica após sua esposa ser morta por um mascarado o causando asco em quem anda assim, mesmo aqueles que querem proteger a cidade. Por curiosidade, o único herói que ele admira é o Capitão America.

O perverso vilão !

Enfim, Jameson sempre acusou o Aranha de ser uma ameaça a cidade, mesmo o salvando diversas vezes da morte. Mas não é que ele pode ter razão. Em Istambul, Turquia, o Homem Aranha é um malvado chefe de uma gangue de malfeitores e ainda é capaz de gerar clones de si próprio. Sim é isso mesmo que vocês leram. Aqui o querido herói é um vilão sádico capaz de torturar até seus capangas !

Vocês devem estar achando que estou fumando maconha estragada para escrever tais bobagens, como pode o Homem Aranha vilão ? Vocês não acompanham o FILMELIXO ? Nunca viram um filme turco ? Não sabem que lá na Turquia surgiu muitas perolas raras copiadas de personagens americanos ? Bem, seja bem vindo ao blog, aos mais antigos daqui, sabem que é perfeitamente possível termos um vilão Cabeça de Teia mais o Capitão America e ainda o ídolo de Lucha Libre El Santo, tudo no mesmo filme, não é ?

PERA, PERA, PERA... COMO É ? Capitão America, Homem Aranha e El Santo tudo no mesmo filme ? Alias num filme turco ? É piada né ? Nem os picaretas turcos teriam coragem de criar algo tão, tão... me faltam palavras... humm... algo que não ofenda... digamos, ''pitoresco''. Sim, foram capazes disso. O principal responsável foi um tal de T. Fikret Uçak. Não conhecem, capaz... Pois é, eu também não. Numa rápida pesquisa, Uçak só fez de relevante 3 DEV ADAM, mas claro, nem precisa de mais nada, esse filme é um clássico da bizarrice !!!!

Capitão America, não sei se é o original ou o turco kkkkkk

Já falamos um pouco do Homem Aranha, o Capitão America é outro famoso e dispensaria apresentações, mas para não ficar com inveja do Amigão da Vizinhança (outro apelido do Aranha), vamos contar um pouco de sua origem.

Steve Rogers era um rapaz pequeno, franzino e com problemas de saúde. Mesmo assim tinha um sonho de ajudar os Estados Unidos na 2ª Guerra. Disposto a fazer qualquer coisa para poder entrar no exercito, Rogers participa de um projeto para criação de super soldados. Nele é aplicado um soro que o transforma em um super atleta, ágil, veloz e muito forte. O criador desse soro foi morto por um agente duplo que fazia parte de sua equipe e como não tinha feito registro da formula, apenas um super soldado foi criado. Criado em 1941, ao longo dos anos, surgiram outros ''Capitães America'', mas o primeiro e mais popular é Steve Rogers.

E o menos conhecido entre nós, El Santo, que pode não ser tão conhecido aqui, mas no México ele foi uma especie de Hulk Hogan em popularidade. El Santo além de lutador foi um ator, estando em mais de 50 filmes de qualidade duvidosa. Seu nome verdadeiro é Rodolfo Guzmán Huerta e faleceu em fevereiro de 1984.


El Santo original.

Com esses três personagens populares, Uçak escreveu umas bobagens em poucas paginas de roteiro para justificar (ou não) a presença dos mesmos e os colocou para pelear. Não preciso dizer que 3 DEV ADAM é tosco, muito tosco, mil vezes tosco pra caralho !!!! E claro, DIVERTIDO DEMAAAAAAAIS !!!! Por curiosidade, o nome do filme significa ''3 Homens Fantásticos'' (em inglês ''Three Mighty Men'') mas o nome que ficou conhecido foi ''Captain America & El Santo vs. Spider-Man''

No filme, o Capitão e El Santo, são dois agentes secretos que tem como missão prender o maior vilão de Istambul, o Homem Aranha ! Esse meliante rouba obras de arte de pessoas ricas e as vende para os Estados Unidos. Se não bastasse isso, ainda falsifica dólares e distribui pelo mundo, inclusive no Brasil !!!

Vocês devem estar se perguntando, mas como ficou a ''adaptação'' turca desses heróis. Sendo legal, ficou uma merda... de tão divertido !!!!! El Santo não sabe lutar, o Capitão America não tem seu escudo e o melhor de todos, o Homem Aranha tem os olhos a mostra com sobrancelhas que parecem com o do Saraiva tolerância zero ! Além disso, não solta teias, não escala paredes e tem uma pequena barriga de lombriga ao estilo Chuck Liddell ! Que falso !!!

Saraiva e o Aranha turco.

Mas isso não é nada, o Aranha tem um poder que nenhum dos outros dois tem, Clones ! Pois é, quando está levando muita porrada, sempre aparece em cena um ''novo'' Aranha dando aquela gargalhada maléfica ! É tosco demais, não seria mais fácil usar esses clones para fugir e não tirar sarro dos heróis ? Enfim, não fica claro se são clones mesmos ou seus capangas uniformizados, fica por conta de sua imaginação.

Essa bomba já começa dizendo a que veio, o sádico Homem Aranha com sua bela namorada Nadja e seus capangas matam uma mulher de uma forma bem cruel. Enterram a coitada deixando-a somente com a cabeça de fora e com a hélice de um motor de lancha mandam a destroem ela. O Aranha e Nadja parecem terem orgasmo com isso. Essa cena foi só para mostrar o quanto perverso é esse vilão pois não tem explicação nenhuma quem é essa mulher e o porque a mataram.

No aeroporto, o policial Orhan aguarda a chegada da dupla de heróis mais a assistente Julia. Aqui eles são civis normais que não precisam esconder suas identidades. O interessante foi um detalhe que o diretor do filme não deixou passar. É elogiado pelo chefe de Orhan como eles falam turco tão bem ! Genial !

El Santo X Aranha.

Orhan fornece pistas aos heróis e eles vão nos lugares investigarem. Claro que não poderia faltar até clubes de strip. Mas fica por isso mesmo, a todo momento eles enfrentam os capangas do Aranha e o próprio e seus clones. As lutas aqui lembram do seriado Batman com Adam West da década de 60, com muitas cambalhotas e acrobacias que somente os melhores artistas marciais conseguem fazer, além dos turcos, é claro.

Aqui ainda tem algo que faltou nos filmes do Homem Aranha modernos, sexo ! Aqui o vilão tira sua mascara (pois o Kiling não tira no Kiling vs FlyingMan) para esvaziar seu saco. Bizarrice a parte, no momento da foda, aparece uns bonecos ridículos rindo, algo que nunca consegui imaginar o porque, vai ver é algo que apenas os turcos entendam, tipo uma piada interna, sei lá... É uma bosta (e divertida) essa cena !

El Santo contra os caratecas que também não sabem lutar.

Engraçado é também ver a explicação do porque o  Capitão America usar mascara:
- Aranha é um lunático de mentalidade infantil, ele sempre usa uma mascara. Quando ele vê alguém maus usando uma mascara, ele quer destruí-los.
Tipo... Então nos Estados Unidos ele enfrente vários vilões mascarados ? Ou criou apenas para pegar o Aranha ? Foda-se...

Capitão America X Aranha e Aranha.

Não sei se notaram, estamos no final da postagem e ainda não citei o mestre louva deus Cuneyt Arkin. pois é, o único ''defeito'' de 3 DEV ADAM é que não conta com a presença do mito. Ele poderia ser qualquer dos super heróis... Enfim, nada é perfeito...
Pelo menos temos o Aytekin Akkaya que fez o Capitão America, ele fez o Dunyayı Kurtaran Adam (Turkish Star Wars). Para quem não viu, ele era o Ali, parceiro do mito no bizarro Guerra nas Estrelas turco.

Aranha e sua namorada.

A versão que vos trago é um pouco melhor do que rola na internet, ou melhor dizendo, tem duas, uma com péssima qualidade e outra um pouco melhor, digamos que com qualidade ruim. Curiosamente a que é um pouco melhor tem um pequeno corte na primeira cena do filme. O que eu fiz ? Peguei essa cena e adicionei no arquivo ruim. Por isso não estranhem em ter essa pequena diferença no filme, é proposital nesse arquivo da postagem.

Mas claro, esses filmes não sei o porque mas quanto pior a imagem, melhor fica !!!!

Então, chame os amigos, façam um churrasco e curtam 3 DEV ADAM !!!

Trailer


3 Dev Adam
Turquia
1973 - 81 minutos

Direção:
T. Fikret Uçak

Elenco:
Aytekin Akkaya (Captain America)
Yavuz Selekman (El Santo)
Teyfik Sen (Spider-Man)
Dogan Tamer (Orhan)
Mine Sun (Julia)

Download (versão legendada)