O maior astro FILMELIXO está de volta numa super produção, se você acha que é o Chuck Norris, está enganado, Sady Baby então ? Não, o rei da putaria é hors concours então não entra na estatística !!! Eu estou falando do rei dos reis, o galã turco mestre de todas artes marciais que conquistou o cinema mundial !!! É claro que é o CUYNET ARKIN !!!! Quem mais poderia ser ???
![]() |
Esse filme vai ser uma piração, quer apostar ? |
IDAMLIK é um filme ''diferente'' do que estamos acostumados do mito Arkin. Aqui ele é Murat (pois é, o nome é sempre o mesmo), um honesto comissário separado da esposa mas que cria os dois filhos consigo. Ele é atencioso a carinhoso com seus filhos. Leva uma vida normal, caçando criminosos e salvando vidas. Mas certo dia sua vida mudou para sempre, seu filho menor morre ao beber leite envenenado, cabe a ele descobrir o que aconteceu.
Murat após descobrir que é o leite o problema de tudo, pela noite acorda um químico e começa a levar dezenas de caixas de leite para descobrirem qual é a que está contaminada. O honesto e pacato policial começa a invadir mercados e roubar leite !!! Isso mesmo, ele leva o leite para o químico analisar ! O curioso que o resultado sai praticamente na hora ! Após inúmeras analises e tudo feito pela noite e com certeza madrugada a dentro, finalmente descobrem a envenenada.
Mas porque citei que é ''diferente'' ? Geralmente estamos acostumados a vê-lo mulherengo, sarcástico, mas aqui conseguimos visualizar sua atuação digna de Oscar. Arkin faz um policial triste e amargurado que busca vingança pela morte do filho. IDAMLIK parece um drama policial com Charles Bronson, mas numa versão 15 vezes menor (ou melhor, fiquei na duvida).
![]() |
Murat triste por alguma coisa... |
O filme também trata do uso de drogas, das leves as mais pesadas, temos vários chapados aqui, inclusive tem um carinha que fica incomodando os pais pedindo dinheiro para compra-las e a cada dia que passa fica mais louco. Algo muito comum nos dias de hoje e que infelizmente também era normal lá na década de 80. Esse usuário ainda terá um papel chave na trama.
Murat ainda tem capacidade de se embebedar e bater na sua ex-mulher, algo inadmissível para um herói de seu nível. To falando que esse filme é contra todos os princípios que Arkin adquiriu em toda sua carreira cinematográfica que é infinita. Me lembrou até uma frase do goleiro Bruno poucos meses antes de ser preso:
- Muitos que são casados sabem que, às vezes, em um relacionamento, é preciso uma discussão, ou até mesmo algo mais sério. Quem nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher? Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, xará. Quando a adrenalina está alta não tem lugar - afirmou
![]() |
Murat também tem seu momento para relaxar. |
Se não bastasse tudo isso, Murat ainda tem um chefe pé no saco que não o deixa trabalhar direito, sempre impondo regras e limitações. Me lembrou até o tenente xarope do Coca: O Preço de Uma Vida, que sempre falava no ''regulamento, regulamento'', até que chegou uma hora que mandaram ele enfiar o regulamento no rabo !!!!! kkkkkkkkk
Mas claro, IDAMLIK não é só tristeza, é obvio que temos muita diversão (involuntária e as vezes não) que somente os turcos sabem nos proporcionar. Um ótimo exemplo é quando o nosso herói vai salvar crianças que estão sendo ameaças por um lunático. Ele as tem sob seu controle num prédio e não para de fazer ameças, em mata-las os joga-las pela janela.
Murat é chamado para negociar com o vagabundo e com toda calma do mundo se prepara para o resgate. Enquanto os demais policiais o distraem, o herói sobe no topo do prédio e com apenas uma corda amarrada em si, começa a descer andar por andar até chegar de fato ao sequestrador. Essa cena é absurdamente legal !!! Gostaria de saber como eles fizerem isso, lá em 1981 e com pouquíssimos recursos. Curtam uma pequena sequencia em fotos:
IDAMLIK conta com uma cena de estupro e tortura relativamente bem feita, mas claro, para os padrões turco de qualidade, lembrando que o filme é de 1983. Obviamente não é um ''Irreversível'' do Gaspar Noé e com a Monica Belluci (*suspiro*) mas que convence.
Outro famoso que temos em IDAMLIK é Huseyin Peyda (sem barba) mas infelizmente com atuação em um papel menor, fazendo com que apareça pouco no filme.
![]() |
Uma pena o Peyda ter um papel tão pequeno nesse filme. |
Eu ainda não falei do diretor, o famoso (para quem acompanha o FILMELIXO pelo menos) Cetin Inanc, então não preciso dizer mais nada, certo ? A dobradinha Inanc e Arkin é a maior da história do cinema, fato ! Segue alguns clássicos postados aqui no blog:
Dunyayı Kurtaran Adam (Turkish Star Wars)
En Buyuk Yumruk
Olume Son Adim (Turkish Mad Max)
Olum Savasçisi (Death Warrior)
Vahsi Kan
E outro clássico do diretor mas sem o mestre Arkin:
Korkusuz (Turkish Rambo)
![]() |
Inanc agora curte a vida. |
Depois de tudo isso, é claro que IDAMLIK conta com muitas cenas de pancadaria gratuita para deixar orgulhoso até o Steven Seagal, incluindo uma bela cena de luta num trem em andamento. Me lembrou até o game Fatal Fury !!!
![]() |
Luta com o trem em andamento !!!! |
Vou ficando por aqui, agradecimentos eternos ao DougTrash por legendar mais esse filme ! Ele sabe que somos fãs do mestre Arkin !
Trailer (não tem, mas como é com o Arkin, não precisa de trailer mesmo)
Idamlik
Turquia
1983 - 78 minutos
Diretor:
Cetin Inanc
Elenco:
Cuneyt Arkin (Murat)
Sami Hazinses (Chefe FDP de Murat)
Huseyin Peyda (Bandido)
E mais alguns...
Download (versão legendada)
Só mesmo esse blog para postar essas raridades turcas! Belo trabalho, continuem assim!
ResponderExcluirMuito obrigado Rogerio !
ExcluirAceita Parceria? meu blog --> http://deepmedo.blogspot.com.br
ResponderExcluirOk, aceito!
ExcluirÉ muita sacanagem! um homem não pode dar um leite quente pro seu pimpolho numa boa sem que o moleque morra!!
ResponderExcluirEu imagino alegria do herói ver que seu garoto ficou quieto após um copo grande.
Mas imagine o drama depois que ele percebeu que seu filho morreu!
Assim até eu fico puto! Tem que ir atrás desses vagabundos e mostrar que leite de madrugada não se envenena!!
Vai que o herói também ficou afim de um goro do troço.
Por sorte o homem desse leite ele não bebe!
Elcio