Google+

18 abril 2022

Tortura Selvagem

 Afonso Brazza em alto nível!


  É o primeiro filme de Afonso Brazza por aqui, então vamos falar um pouco dele para quem não conhece, criado em Gama/DF filho de pais piauienses que migraram para lá para tentar uma vida melhor, com 12 anos Brazza se muda para São Paulo capital, isso em 1969. Por lá conheceu o lendário José Mojica Marins, o Zé do Caixão que claro, o apresentou ao mundo do cinema e foi paixão a primeira vista. Na Boca do Lixo, Brazza foi aprendendo cada vez mais sobre produção de filmes pois trabalhou na equipe técnica de alguns filmes e até teve participações em filmes como ''A Filha do Padre'' e ''Traídas pelo Desejo''.


  Ao retornar a Gama, ele se tornou bombeiro mas sempre com o desejo de produzir filmes. Casou-se a com a atriz de pornochanchada Claudete Joubert e ambos estiveram em ''Inferno no Gama'' de 1993, dirigido claro, por Afonso Brazza.

Brazza, também conhecido como Rambo do Cerrado

  

  Brazza faleceu em 2003 devido a um câncer no esôfago com apenas 48 anos. O que lhes trago é o ultimo filme do ator, diretor e bombeiro, ''Tortura Selvagem'' que custou 240 mil reais, algo muito acima do que estava acostumado pois teve ajuda do governo do DF para a produção. Para o ''padrão'' Brazza, o filme se saiu muito bem, estando no cinema por 4 semanas em Brasília. No geral seus filmes se tornaram cult e trash, devido seus inúmeros defeitos


  O filme conta com algumas participações ilustres como Liliane Roriz, filha do governador na época, do deputado federal e apresentador de TV Ricardo Noronha e dos roqueiros Rodolfo e Digão, da banda brasiliense Raimundos. Também contou com Zé do Caixão, que foi o único que ganhou cachê por um dia de filmagem.


  Ao todo dirigiu 6 filmes, (algumas fontes podem dizer que são mais):

1991 - Santhion nunca morre

1993 - Inferno no Gama

1995 - Gringo não perdoa, mata

1998 - No eixo da morte

2001 - Tortura selvagem - A grade

2006 - Fuga sem destino


  Sendo que o último, ''Fuga sem Destino'' estava em filmagens quando Brazza veio a falecer. No leito do hospital, pediu ao seu amigo Pedro Lacerda para terminá-lo e assim o fez, lançando-o em 2006 no Festival de Brasília. Em 2015 no 48º Festival de Brasília, foi homenageado no curta ''Afonso é uma Brazza'' de Naji Sidki e James Gama, que ganhou o premio de melhor curta pelo júri popular. Seu amigo Lacerda tem um sonho de lançar algumas de suas obras em DVD mas ainda infelizmente não teve sucesso.

  Mas vamos voltar ao TORTURA SELVAGEM, filme muito divertido devido sua qualidade técnica, de câmera, fotografia e claro, atuações. Filmado em Brasília, o filme conta com assassinatos, intrigas, traições e até com lições de moral. O enredo é bem simples, Maicon (Brazza) é um catador de papel que acaba tendo sua vida revirada do avesso pois é acusado injustamente de trafico de drogas. Um grupo de traficantes joga um pacote de pó dentro do carrinho dele quando estão fugindo da policia, para piorar ainda os FDP matam toda sua família. Maicon então se torna um matador e parte para a vingança.



  O filme tem pouquíssimos diálogos, quando tem são falas simples sem nada para acrescentar a história, como por exemplo: MATEM TODOS! Matem todos eles seus bando de cornos! - Mas nem precisa de história mesmo, aqui temos tiro, porrada e bomba, não nessa ordem e nem com tudo isso. Para dar aquele ar de super produção, com o Brazza alugou até um helicóptero para aparecer no filme e também uma lancha. Outra parte do dinheiro deve ter sido gasto com molho de tomate, digo sangue falso que tem aos montes. E se tem sangue tem morte, se tem morte, tem ótimos atores se fingindo de morte que se mexem mais que quando estão vivos!!!! Alias, as mortes são as melhores partes do filme!



  Por fim não podemos se esquecer do Zé do Caixão, caracterizado com seu famoso personagem que aqui é uma espécie de mago, protetor e conselheiro que fica perambulando e observando Maicon. É uma espécie de Raiden nos filmes do Mortal Kombat.



  A trilha sonoro ficou a cargo é claro, dos Raimundos. TORTURA SELVAGEM tem quase 70 minutos de pura diversão, altamente recomendado para os amantes de filmes trash!


Tortura Selvagem

Brasil

2001 - 68 minutos


Direção:

Afonso Brazza


Elenco:

Afonso Brazza (Maicon)

Claudete Joubert (Lara)

Liliane Roriz (Olivia)

Rodolfo (Bandido)

Digão (Bandido)


Download

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário