Google+

29 maio 2022

Karate Girl (Karateci Kiz)

 A vingança da garota karatê!

Quem navega no youtube provavelmente já deve ter dado de cara com o meme abaixo:


A cena em questão viralizou e teve milhões de visualizações ao redor do mundo. Realmente a cena é engraçada pra caralho, mas para os desavisados a mesma foi levemente editada para ficar ainda melhor. A original é essa aqui:


É tão engraçada quanto a outra. Mas enfim, o que interessa é: de qual filme é isso? Bem, devido a maravilha que é a internet, podemos conhecer essas perolas que estariam perdidas no limbo se não fosse os compartilhamentos. E devemos agradecer ao deslumbrante cinema turco que eu adoro e que produziu essa obra prima trash de primeira!!!


KARATE GIRL (vou começar a chamar de KG pois ficou legal), se trata de uma humilde garota muda que vende flores e mora com seu pai idoso. Ela está juntando dinheiro para uma cirurgia que trará sua voz novamente. Acontece que 5 bandidos invadem sua casa, roubam seu dinheiro e matam seu pai. Assim ela parte para a vingança. Bem, esse é mais um filme de vingança entre tantos que existem por aí, mas nenhum tem a bela Filiz Akin no papel principal.

Filiz Akin sempre bela
Filiz Akin sempre bela

Vou começar por ela então, Akin hoje aposentada atuou em mais de 120 filmes, ela é muito famosa na Turquia, seria como se fosse uma Fernanda Montenegro de lá. Começou sua carreira de atriz na década de 60. O inicio foi inusitado, ela ganhou um concurso de uma revista e para receber o prêmio, ela deveria participar de um filme onde ela recusou. Produtores viajaram de Istambul a Ancara (sua cidade) para convence-la mas ainda sim não conseguiram. Somente com a intervenção do famoso diretor Memduh Un que ela foi convencida a participar. No fim, ela gostou e aturar e conforme citado, participou de mais de 120 filmes, deixando um grande legado no cinema turco.


Em 2000 a atriz descobriu um cancer e felizmente ficou curada tendo tratamento nos Estados Unidos. Uma curiosidade mas não sei se é verdade pois só encontrei em uma fonte, é que numa noite ao se apresentar num festival, ela foi esfaqueada por um fã fanático, mesmo assim ela subiu ao palco. Enfim, verdade ou não, está aí.


Mas vamos voltar ao KG, Zeynep (Filiz Akin) a garota muda, um dia volta para casa e 5 bandidos que fugiram da prisão estão lá. Os vagabundos tentam se abusar dela mas as sirenes da policia a salvam. Após disso ela encontra seu pai morto prometendo se vingar. A policia a leva para depoimento mas Zeynep pensando na vingança, diz que não conhece nenhum dos suspeitos após ver fotos dos bandidos. Pera aí, ''diz''? Sim, a coitada após ver seu pai morto volta a falar!!!! Enfim, uma garota totalmente indefesa pretende se vingar sozinha de 5 criminosos perigosos... Pois é, esse é o cinema turco!!!!



Calma, tudo vai ficando melhor, ela provavelmente está abalada após quase ser currada, certo? Que nada, após tudo isso um homem chamado Murat (Ediz Hun) vai na sua casa procurar emprego. Ela que está treinando para lidar com uma arma de fogo, recusa e tal, mas o homem a convence mostrando como se atira. Ele começa a trabalhar lá, inclusive morando no local e dormindo num celeiro. Um dos vagabundos (adivinha qual é) se apaixona pela Zeynep e volta na casa para tentar se abusar dela. Felizmente Murat a salva e com isso se convence que precisa treiná-la.


O treinamento é bem divertido pois o cara não entende porra nenhuma de armas, fora que fica próximo dos alvos para ela atirar, bizarro é pouco!!!! Mas não para por aí, após ele ter confiança nela, coloca um cigarro na boca e pede para ela atirar!!! É claro que ela acerta no alvo, já que ela é a Zeynep, a futura KARATE GIRL!!! 



Bem, agora que ela já sabe atirar, Murat a leva para uma academia aprender karatê, e assim surge a KG! Vimos aqui a qualidade de luta dela, é algo de outro mundo. Ela é tão ruim quanto manuseando uma arma, podem escolher qual a pior!!! Nesse meio tempo ela descobre que Murat é um policial e que teve seu irmão morto pelo quinteto. Ela fica P da vida com ele. Murat que também busca vingança arma uma cilada para pegar um dos bandidos usando a namorada (a também bela Yesim Yukselen) mas no fim, ele que é um policial meio descuidado, cai numa armadilha e acaba morrendo.


Agora que KG começa de verdade, ou quase, Zeynep babando por vingança vira policial para continuar o caso. Sim, de uma garota indefesa, temos agora uma ''ótima'' lutadora e agora mulher da lei. A evolução da personagem é mais rápido que sexo de coelho. Ser mestra com armas e karatê em pouquíssimo tempo não é para qualquer um. Enfim, seu chefe autoriza e ela começa a caçar um por um.



O filme tem de tudo que conhecemos, cenas ridículas, músicas roubadas de outros filmes, cortes de cenas que deixam tudo confuso, história mais simples que aquelas infantis de uma página, cenas de luta que dariam inveja ao Bruce Lee e claro, ''ótimas'' atuações. Falando nas cenas de luta, essas são as cenas mais divertidas do filme, pena que são poucas, mas todas são altamente divertidas. Qualquer um que não sabe a mínima de artes marciais sabe que a atriz nem ao menos treinou karatê para filmar. Ela é horrivelmente ruim lutando, ruim demais!!! Mesmo que tenha tido algum dublê, esse é tão ruim como ela. Fico na duvida (na verdade não), que KG tenha sido filmado a sério e não sendo pensado em bizarrice e isso o faz ser um trash raiz, ruim involuntariamente, isso o torna fenomenal!!!!



Enfim para finalizar, se o Sady Baby é o rei da putaria do FILMELIXO e o Cuneyt Arkin o mito, estava faltando uma musa, certo? Não falta mais, Filiz Akin é a nossa musa! Quem sabe ela apareça com o nosso mito futuramente...


A versão que trago é remasterizada, ou seja, com uma ótima qualidade de imagem e com áudio original, legendado por mim. O único defeito (entre tantos defeitos) de KG é tem apenas 80 minutos e eu garanto passa muito rápido. Apreciem com moderação.


Trailer


Karate Girl (Karateci Kiz)

Turquia

1973 - 80 minutos


Direção:

Orhan Aksoy


Elenco:

Filiz Akın (Zeynep)

Ediz Hun (Murat)

Bulent Kayabas (Ferruh)

Hayati Hamzaoglu (Bekir)

Oktay Yavuz (Kasim)

Kudret Karadag (Riza)

Necati Er (Cafer)

Yesim Yukselen (Meral)


Download (versão legendada)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário