Google+

24 dezembro 2013

Obrigado a Matar

Obra prima catarinense !


Se você veio aqui, atrás do clássico de faroeste ''Obrigado a Matar'' de Joseph Lewis e com Randolph Scott, estás no lugar errado, aqui iremos falar de um filme muito maior que esse e é com o John Wayne brasileiro, João Amorim !

É um clássico, mas o ''Obrigado a Matar'' brasileiro é maior !
A um tempo atrás, estava no canal do Zé Graça, (para quem não conhece é um canal de humor onde ele tira sarro de diversos videos) e me deparo com a cena abaixo:


Não preciso escrever mais nada correto ? Enfim, devido a um ''ator'' estar vestido de gaúcho e casal estarem bebendo chimarrão, acreditei que o filme fosse aqui do Rio Grande do Sul, mas antes de continuar uma curiosidade: Eu sou gaúcho de Porto Alegre, pois o estado após a Revolução Farroupilha adotou o nome gaúcho aos nascidos aqui, mas tecnicamente, qualquer um que pratique a cultura gaúcha é um gaúcho, por isso que existe gaúchos em Santa Catarina, Paraná, Argentina e Uruguai e em mais alguns estados que os gaúchos levam as tradições. Para saber mais visite www.paginadogaucho.com.br/
Continuando, como a maior concentração de gaúchos é aqui no RS, acreditei que esse filme fosse feito aqui no estado, mas na verdade não, foi em Lages, Santa Catarina. Na época, acreditava que se tratava de uma novelinha ou um curta amador feito no interior, mas eu estava enganado...
Após muita pesquisa e um pouco de sorte, consegui localizar essa obra completa, que no fim está bastante divulgada na internet !

Essa aqui é com certeza umas das ''obras'' mais engraçadas que já assisti, é muito hilário, parece que os atores tiveram aula na ''Escola de Atores Sylvester Stalone'':


O enredo dessa perola é obviamente muito simples, João quer se vingar dos homens que mataram sua mulher (filme de vingança, já vi alguns...), mas vamos destrinchar essa obra rara do cinema nacional.

Logo nos créditos iniciais uma curiosidade, o elenco é apresentado em duplas, veja:




Outra curiosidade, tirando o João Amorim, todos são apresentados somente com seu nome, sobrenome ou apelido (por que será ?). Enfim, temos atores do calibre (alias, Calibre 12 é o nome de outro filme de João) de Negro da Gaita, Bombacha, Hulk e Thiukas ! Quem são ? Não faço a minima ideia !

Aqui sem CAPS LOCK.
Após os créditos, mãe e filha conversam:
- Minha filha, porque está triste ?
- Estou com saudades do meu pai...
- Minha filha eu também estou com muita saudade do teu pai.

Para quem assistir, vão notar que as atuações foram demais, fora o vento que atrapalhou a conversa !
Agora ambas estão em casa e o nosso herói (ainda não) chega em casa e começa outros diálogos fantásticos com até uma espiada na câmera kkkkkkkkkk !
A filha então que estava com muitas saudade do pai, se retira para fazer suas tarefas (que saudade era essa ??????????). Então roda a antológica cena mostrada lá no inicio.
Quando vi pela primeira vez passei mal de tanto rir !!!!!!!!!!!

AÍ !!!!!!!!!!!!!
3 meses se passam e João Amorim não morreu e está bem, então ele vai fazer uma visita ao prefeito Macari que foi assaltado e levou uma coça dos vagabundos. O prefeito explica que foram quatro mal encarados, um com cicatriz, um com brinco, outro barrigudo, um sem cabelo...
João então conversa com a câmera:
Pelas características são os mesmos bandidos que assaltaram minha casa e quase que morri e assassinaram minha esposa a minha sorte é que minha filha mais velha estava viajando, se não, teria morrido também...
Dois pontos, os bandidos não roubaram nada e o João não tinha citado essa sua filha mais velha no inicio do filme, tudo bem...

A policia começa a investigar e vão numa casa que foi assaltada com o delegado Roger (sinceramente não consegui entendeu seu nome direito) e seu assistente Chaves e então o dono fala as características que coincidem com as mesmas que roubaram o prefeito.
É citado quatro elementos, mas se reparem, tinha oito elementos quando invadiram a casa do João, dois morreram (um com o potente ''Meteoro de Pegasus'' de João e outro baleado pela policia), então pelo meus cálculos, dois marginais se aposentaram ou foram roubar em outro lugar... enfim, foda-se...

Seis elementos e mais o ''cabeludo'' que não aparece aí...
A filha mais velha de João aparece e avisa a policia que seu pai está correndo perigo e diz a eles que está numa roda de chimarrão. O assistente Chaves orienta ela a ir para casa, pois pode ser muito perigoso. Ela não obedece e vai atrás de seu pai:
- Minha filhinha, você por aqui ?
- Sim papai, está um vazio lá em casa, papai... Eu já perdi minha mãe, eu quero ficar com você, deixa eu ficar, por favor !
- Até entendo você filha, até entendo... perfeitamente, mas é muito perigoso, por favor volte para casa, lá é o seu lugar, volte para casa filha, lá é o seu lugar.
- Por favor pai, deixa eu ficar com você, eu me sinto sozinha em casa, eu não aguento mais, eu quero ficar contigo, deixa eu ficar ?

A filha mais velha de João e...
...ele comovido com sua filha, um show de atuações !
- Está bem minha filha, você me convenceu, me dá um abraço e fique com teu pai.
A roda de chimarrão e churrascada começa e a policia chega avisando que irá ficar até o final pois os elementos podem aparecer por ali. Nessa parte, Chaves cita o nome do delegado mas novamente não consegui entender, parece ser algo diferente de Roger...

Devido a ter terminado o churrasco (ou por estar ruim), João vai até um bar onde é bem recebido e pede um TRAGO, uísque (sem gelo, claro).
Lá estão seus amigo, inclusive o assistente Chaves e rola uns diálogos bem legais:
- Éi, voces já viram quem está ali ?
- O nosso amigo João Amoriiiiiiiiiim, está bebendo de novo ? O que ouve com ele ?
- O motivo é que mataram a mulher dele uns bandidos aí... foram embora... e agora ele se apaixonou por outra mulher e a mulher deu no pé... - Disse o Chaves
- A mulher deu no pé
- Coitado do João Amorim, grande amigo, cantor do radio, da TV, do cinema, um grande artista, quem sabe vamos lá, conversar com ele ? - Também o Chaves
Então o João é tipo uma celebridade em Lages ? Show de bola !!!! João começa a cantar, que na minha opinião é muito melhor que atuando !

O bar é ''invadido'' por Godói que é um inimigo de João e após uma troca ofensas (hilárias por sinal), acontece um tiroteio, no melhor estilo dos episodio do Chapolim. Os que sobraram fogem, inclusive um que era amigo do João (é um X-9). O interessante é que um que morreu, já tinha morrido no inicio do filme, provavelmente foi ressuscitado com as Esferas do Dragão ! Outra coisa legal, o X-9 chegou junto com os capangas de Godói, sendo que ele já estava dentro do bar !

Já estamos na metade do filme, e o vilão Godói convoca uma reunião na sua casa, onde ordena aos seus capangas que o João deve morrer, quem discordar, também morre.
O X-9 chega na casa do vilão e avisa que a policia está indo até lá mas ninguém acredita nele, Godói avisa que quem mente para ele morre, e então adivinha o que acontece ?

O X-9 ficou todo mijado ao ser ameaçado de morte !!!!!!
No fim chega a policia mesmo, mas não acontece nada, a cena corta e não volta mais para cá ! Vai entender...

Um outro delegado e sua assistente que não vão mais aparecer no filme.
Então João está andando pela cidade quanto é seguido pelo cara vestido de gaúcho lá no inicio e é salvo pela policia, entre eles um que estava no bar, mas não é o Chaves. Então porque eles não fizeram nada quando estava o vilão no bar ?

Vocês se lembram da filha menor do João ? Ela cresceu (mas não se passaram apenas três meses ???????????????????)  e deve ter agora uns 18 anos ! Deve ter entrado na maquina do tempo...
Chega três policiais que descem do carro com arma em punho para falar com ela, o Chaves, o que ajudou o João algumas cenas antes e adivinhem: o X-9 !!!!!! Sim ele é dá policia ! BIIIIZAAAAROOOOOOOO !!!!!

Godói e o cabeludo chegam na casa do X-9, que está dormindo com a meia furada e acabam com o cagueta, coincidentemente a policia chega e acontece um ''principio'' de perseguição de carro onde Chaves é baleado. Mas no fim ele fica bem e vai lá falar com o delegado que não sei o nome, (ele cita, acho que Otávio), é explica que foi baleado e tal e precisam encontrar o João que está desaparecido, antes que os vagabundos o encontrem.

O cabeludo vai na casa de sua namorada, adivinhem quem é ? A filha mais nova do João kkkkkkkkkkkk, é muito tosco !!!!!!! A filha namorando o assassino da mãe !!
João chega e diz que ele traz lembranças muito negativas, assim a menina reconhece o cara como o assassino e ele diz que precisa mata-la então, mas ela é salva pelo seu pai !
João vai embora (e deixa sua filha com o morto na casa) e se encontra com o delegado que não sei o nome e Chaves, João ''convence'' a policia que o cara se matou ! É tosco demais ! Quando a policia foi revisar o corpo, reparem no mesmo se mexendo !

O cabeludo mata e mãe e come a filha !
Finalmente João se encontra com o chefão final, Godói, que acaba morrendo por uma bala do nosso herói. Chega então a policia:
- Que isso, mais um ? - Olhando para o presunto, diz Chaves
- Agora foi você João ! - Diz o delegado que não sei o nome
- Nãããooo, seu delegado, eu respeito a justiça, é um outro covarde que se matou-se, olha pro revolver dele !
- Realmente, agora o João tem razão.
- Tudo indica que ele foi ele que se matou mesmo. Vamos chamar o pessoal da pericia e carregar esse presunto
Fora dali João da risada:
- Huahahauhauahau, acreditaram em mim de novo !

João se encontra com Oliveira que é da policia (é um dos que estavam no bar e salvou João do gaúcho, é que somente agora sabemos seu nome...) e entrega sua arma e quando é perguntado sobre o que vai fazer da vida:
- O que vou fazer eu não sei, só sei que estou largado no mundo !
E então sai andando ao som da musica ''Largado no Mundo'' é claro !

João ''largado no mundo''
Essa perola é muito engraçada, as atuações são algo fora do comum, é pior do que ruim, pior do que horrível, é tosco elevado vigésima potencia, Ed Wood teria orgulho de João Amorim.
A filha mais velha simplesmente some, ela que é tão bonitinha aparece apenas alguns minutos, mortos que se mexem, erros absurdos de continuidade e muitos outros erros hilários ! Outro que some sem mais nem menos é o outro delegado que chega na casa de Godói com sua assistente Monica.
O site Falha Nossa não teria espaço para mostrar todos os erros desse filme, sempre que assisto, encontro algo que não tinha observado anteriormente !

Assistam e não se arrependam !!!!

Quer rir mais:
http://desciclopedia.org/wiki/Obrigado_a_Matar
http://desciclopedia.org/wiki/Joao_Amorim

Trailler (tá em duvida em assistir ?)

Obrigado a Matar
Brasil
2010 - 44 minutos

Direção:
João Amorim

Elenco:
João Amorim
Simone
Mortari
Godói
Alessandra
Oliveira
Bombacha 
Lucimara
Marília
Irineu
Chaves
Negro da Gaita
Hulk
Otávio
Aldo
Monica
Abel
Thiukas
Domingos
Macari
Moacir
Hélio
Tide
Chitãozinho
Patrícia
Renilda

Download

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. O João Amorim é o cara, deixa o Chuck Norris no chinelo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. rsrs Legal!
    Agora há pouco dei uma passada no sua página no FaceBook.
    Eu também tô relançando o meu blog lá. Vai continuar aqui no Blogspot, mas vai ter uma versão paralela no Face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Leo, quando tiver ok avisa para eu curtir ! Abs.

      Excluir
  3. Como tinha colocado na resenha, cada vez que assisto, vejo algo que não tinha reparado, o X-9 ou Chitãozinho, foi na casa do João quando o nosso herói foi baleado na cena que coloquei no inicio da postagem, não entendo como não tinha reparado nisso. Então na verdade não tem surpresa nenhuma, quando coloquei que ele era da policia, sendo que no inicio do filme já ficamos sabendo disso... falha minha.

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo 2014 para todos!

    ResponderExcluir
  5. olá amigo sua mensagem lá no meu blog caiu no spam e não consegui recuperar.

    Quando deixo a opção ''mensagens moderada'' as vezes acontece isso.

    flw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, fui desejar um ótimo 2014 ! Um abraço !

      Excluir
    2. Pra você também amigo!

      Abraço!

      Excluir
  6. Que filme maluco, tosco, horrível !!!!!
    Valeu por trazer essas raridades !!

    ResponderExcluir
  7. Nooooosa, que pérola !!!!

    ResponderExcluir
  8. O João Amorim nesse filme tá parecendo o Joe Don Baker no "Final Justice" (1985), que é um filme com ruindade igual.

    Se estiver interessado :

    http://www.myduckisdead.org/2013/11/final-justice-1985-greydon-clark.html

    DougTrash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DougTrash sempre trazendo ótimas dicas ! Uma pena não ter encontrado as legendas...

      Excluir
    2. Não tem problema.
      Eu vi esse filme sem legenda também.
      Acho que se a gente entender todos os diálogos, a coisa só ia ficar mais trash ainda.
      Quem consegue assistir filmes turco sem legenda, consegue tudo.

      DougTrash

      Excluir
  9. FOI O FILME MAIS INSPIRADOR , MAIS EMPOLGANTE,MAIS SUPIMPA ( ALIÁS ACHO QUE ESTA É PALAVRA PARA DEFINIR ESTE FILME : SUPIMPA) DE TODA MINHA VIDA...COMO EU VIVI TODO ESTE TEMPO SEM ELE?!

    ResponderExcluir
  10. Buenas... Muito bom teu Blog, Tchê Loco. Eu conheço o Amorim. Ele me deu um VHS deste filme aí. É ruim mas é bom... rsrsrsss.

    ResponderExcluir