Google+

20 de out de 2013

Endhiran

O mais caro filme indiano da história


Esse é o primeiro filme indiano que assisto, ''Quem quer ser um Milionário'' não é indiano certo ? De vez em quando eu sempre dou uma fuçada no Youtube a procura de filmes trashs e tal, e sempre aparece um filme indiano, mas infelizmente é difícil encontrar legendas para os mesmos. Até que encontro o trecho abaixo:

video

Muito bom né ? PQP, tenho que ir atrás desse filme !!!! Após pesquisar consegui encontrar a versão legendada, show de bola !!!
Até então conhecia pouco sobre filmes indianos (na verdade continuo conhecendo pouco), eu era um que dizia que Bollywood era o cinema da Índia em geral, mas na verdade é apenas os feitos na cidade de Mumbai (Bollywood vem da fusão de Bombai, antigo nome da cidade e Hollywood), esse aqui na verdade é de Kollywood na cidade de Chennai centralizada no bairro Kodambakkan, daí esse nome.
Aproveitando o embalo, existe também Tollywood, localizado na cidade de Hyderabad.


Antes de escrever propriamente do filme, quero comentar outra coisa que não sabia, que os indianos costumam colocar ''video clipes'' e ''danças'' no meio de seus filmes, isso mesmo, após uma cena, pode surgir os atores caracterizados e começarem a cantar (ou dublar) e dançar. Isso é uma característica do cinema indiano que por lá, eles costumam até vender a trilha sonora dos longas antes do filmes.
Pesquisando e aprendendo !!!


Endhiran é um dos filmes maior sucesso da historia do cinema indiano e também o mais caro, algumas fontes relatam entre 30 e 40 milhões de dólares, não parece muito para Hollywood, mas para os indianos é muita grana. Foi lançado mundialmente em 1º de outubro de 2010, no Brasil apenas no Festival de Cinema Internacional de São Paulo.

A sinopse é bem simples, o Dr. Vaseegaran (Rajni) é um cientista que cria um robô chamado Chitti capaz de fazer praticamente tudo, exceto sentir emoções. Após Chitti ser reprovado no conselho de robótica e realizar uma tarefa falha num salvamento de uma menina, o Dr. Vaseegaran consegue implantar sentimentos no robô, mas com isso Chitti se apaixona por sua namorada e se vira contra seu criador.



Não dá para dizer que Endhiran é um filme trash, longe disso, mas é muito, mais muito, (mais uma vez) muito forçado, como foi possível ver na cena que coloquei no inicio da postagem.
Isso é ruim ? Bem, para mim não, mas para quem não curte essas ''loucuradas'' vai achar esse filme uma bomba. Já viram ''Carga Explosiva'' ? Multiplique por 548963, esse é o nível de absurdo que acontece no longa ! Algo que me deixou digamos sem jeito quanto assisti, é uma cena em que Chitti conversa com um mosquito, sim isso mesmo ! Ou outra na frente de um espelho mudando seu penteado apenas balançando a cabeça. Sim, isso você verá no filme...


Endhiran foi dirigido por Shangmun Shankar que faz muito sucesso na Índia. Shankar teve a ideia de produzir esse filme em 2001 mas por falta de apoio não pode tocar adiante. Em julho de 2007 consegue voltar com o projeto e define o ator Shahrukh Khan como o protagonista, mas em outubro do mesmo ano, desavenças no roteiro faz com que novamente o filme seja cancelado. Outros atores foram cotados, até que foi fechado acordo com Rajinikanth, vulgo Rajni que é um dos maiores ídolos na Índia.
Em janeiro de 2008 as produtoras Ayngaran International e Eros Entreteinament se tornam as produtoras do longa e finalmente o projeto pode ser rodado. Com a crise financeira global, ambas produtoras transfere para Sun Pictures que negociou com HBO Films um lançamento no ocidente com legendas em inglês.
O filme que originalmente se chamaria ''Robot'' foi alterado para ''Endhiran'' para ter isenção de impostos do governo.
Foi filmado nos Estados Unidos, Peru, na Índia e até no Brasil !
Seu site oficial:
http://www.directorshankaronline.com/



Os efeitos especiais são muito bons, responsabilidade de Srinivas Mohan, fundador e presidente do estúdio Indian Artists Computer Graphics em parceria com estúdios americanos e até chineses. Alguns efeitos utilizados aqui também foram usados em ''O Curioso Caso de Benjamin Button'' e ''Avatar''.
Mohan ganhou diversos prêmios com esse trabalho inclusive um IIFA que é o Oscar indiano.
Para quem quiser saber mais sobre os trabalhos de Mohan visite seu blog:
http://srinivasmohan.wordpress.com/
E o site do estudio:
http://www.indianartists.co.in/index.html
Algumas fotos de bastidores:






A trilha sonora foi obra do compositor e cantor A.R. Rahman que já vendeu mais de 100 milhões de copias em todo o mundo. Ganhou entre outros prêmios, dois Oscar e dois Grammys todos pelo filme ''Quem quer ser um Milionário''. O CD de Endhiran foi lançado em três línguas diferentes: Tamil, Hindi e Telugo e pela primeira vez um álbum em língua Tamil ficou entro o Top 10 em downloads no iTunes nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Rahman é integrante da ''super'' banda de rock composta também por Mick Jagger, Joss Stone, Demina Marley e Dave Stewart.
Já que estamos falando de musica, os videos clipes foram coreografados entre outros por Prabhu Deva, o Michael Jackson indiano, conhecem ? É o cantor do ''Rivaldo sai desse Lago''.


Vamos então falar um pouco de Rajni, que faz muito sucesso em seu país natal, ator em mais de 170 filmes e vencedor de 43 prêmios em 46 indicações. Rajni declarou que após Endhiran atuará em personagens mais apropriado com sua idade. Uma curiosidade, ele é o segundo ator asiático mais bem pago, só perde para o Jackie Chan.

Rajni - Dr. Vaseegaran - Chitti
Outro destaque é para o ator Danny Denzongpa que interpretou o papel do Dr. Bohra. Danny já atuou em quase 200 filmes, desde 1971.

E agora a melhor parte do filme, a gatissima Aishwarya Rai, que é considerada uma das mulheres mais bonitas do planeta. Rai é atriz, cantora e modelo. Em 1994 foi eleita Miss Mundo (não confundir com Miss Universo) e em 2000 foi eleita a mais bonitas em todos os tempos nesse concurso.
Os filmes mais conhecido que atuou foi ''A Pantera Cor de Rosa 2'' de 2008 e ''A Ultima Legião'' de 2007.
Filmou no Brasil também Dhoom 2 (não é o jogo...) no Rio de Janeiro.
É casada com o ator indiano Abhishek Bachchan (estou com um pouco de inveja...)


Endhiran teve alguns problemas legais, um com o escritor indiano Vijayarke que alegou que o filme é um plagio de seu livro ''Robot Man'' de 2002. Outro escritor, Aarur Thamizhnadan também alegou plagio de um romance intitulado ''Jugiba'' que foi publicado numa revista em 1996. Arnika Nasar, outro escritor, esse especializado em ficção, acusou Shakmar de roubar a trama central de uma publicação de 1995.

Em 2011 foi discutida uma possibilidade de continuação, mas por enquanto ainda nada e para finalizar, Chitti aparece numa ponta do filme ''Ra.One'' que é um filme de super herói.

Trailer


Endhiran
Índia
2010 - 162 minutos

Direção:
Shangmun Shankar

Elenco:
Rajni (Dr. Vaseegaran/Chiiti)
Aishwarya Rai (Sana)
Danny Desongpa (Dr. Bohra)
Santhanam (Siva)
Karuna (Ravi)
Devadarshini (Latha)

Download (versão legendada)

Extra:

Trilha sonora
Download

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. cara eu tinha visto umas cenas desse filme no youtube, ele parecia ser muito louco mesmo, vou tentar assistir.

    monstro atômico

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esse filme tem bem o estilo ''forçado'' dos filmes de ação indianos, muito hilário ! Temos que assisti-lo com a mente aberta sabendo que não se pode levar Endhiran a sério, abraços.

    FilmeLixo

    ResponderExcluir
  3. Foi o filme indiano mais legal que já assisti, recomendo para quem gosta dessas loucuradas !

    ResponderExcluir
  4. eu tinha visto esse filme SEM legendas! mas era o que tava disponível na época!
    e hoje tem legendas que raiva! eu ainda não tive coragem de rever, pois o filme é looooongo. ainda mais com aquelas partes INSUPORTÁVEIS de clipes musicais que por mim podem ser deletadas que não faz falta.
    alias eu cortaria essas partes com PRAZER se tive-se um programa editar vídeos.
    elcio

    ResponderExcluir
  5. Fantastico! Tragam mais filmes de Bollywood!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de filmes indianos, mas é verdade que tem muita coisa doida pra nossa cultura ocidental. Quanto às músicas,eu gosto também, tem algumas que são maravilhosas, letra e melodia.

    ResponderExcluir