Google+

02 janeiro 2014

O Sobrevivente (Series 7: The Contenders)

Reality Show mortal !!!!!


Imagina um BBB onde os participantes ganham uma arma (de verdade) e seu objetivo é matar os outros; essa é a premissa de ''O Sobrevivente'' !
É difícil datar a origem desse tipo de programa, se fomos julgar ''pegadinhas'' na rua como um, existe então desde a década de 40 nos Estados Unidos.

''Queen of a Day'' foi um programa onde mulheres concorriam a ser ''rainha por um dia'', surgiu em 1945.

alvez o reality mais legal de todos os tempo é o ''The Up Series'' onde uma TV britanica seguiu a vida de 14 crianças quando tinham sete anos onde um episodio e é lançado a cada sete anos ! O programa começou em 1964 e o ultimo episodio lançado foi em 2012 quando os protagonistas tem 56 anos e a tendencia é continuar ! Hoje existe em diversos países programas nesse formato.
Para saber mais sobre essa serie:
http://www.cinereporter.com.br/criticas/the-up-series/

Em 1965 surgiu o programa da ABC ''The American Sportsman'' que consistia em filmar celebridades praticando pesca ou caça. Alguns que participaram: o ator Burt Reynolds, o comediante e cantor Phil Harris, o diretor e ator William Shatner, entre outros.

Outro num formato mais moderno foi criado 1973  ''An American Family'', que é sobre uma família nuclear americana. Família nuclear é um termo pouco usado aqui, que significa que uma pessoa não pode pertencer a duas famílias ao mesmo tempo. Se um filho são parte de um outro núcleo (se for casado ou ter filhos) não fazem parte do núcleo, independentemente de haver ou não coexistir, é mais ou menos isso...

Mas o ''boom'' mesmo foi em 1999 com o Big Brother (no Brasil em 2002) que popularizou de verdade os realitys !

Bem, passado um pouco de cultura inútil, vamos falar agora do filme que obviamente não devemos confundir com os outros de mesmo nome, um com o Arnold Schwarzenegger de 1987 baseado num livro de Stephen King mas é de ficção, e o outro com Cristian Bale que é baseado em fatos reais sobre um piloto de avião que se acidentou e foi capturado por guerrilheiros em Laos e então ele organiza uma fuga. Esse é de 2007.

O nosso ''O Sobrevivente'' é um filme de 2001 na estréia de Daniel Minaham como diretor, antes ele tinha escrito um roteiro de um filme independente chamado ''I Shot Andy Warhol''. O filme é bem simples no sentido do enredo, cinco pessoas são sorteadas (mesmo não tendo feita inscrição) para participarem de um reality onde é preciso matar os outros competidores e não é possível recusar. Cada um ganhou uma arma e qualquer tipo de atitude, traição é permitida. Para formar o programa, a atual campeã (que virou sub-celebridade) também participa, que por sinal está gravida ! De ''brinde'' um câmera estará te seguindo em todos os lugares !

E agora vamos conhecer melhor os participantes:

Connie Trabucco (Marylouise Burke) - 57 anos/Enfermeira


Trabalha num hospital de pronto socorro e confessou que já matou pacientes. É muito religiosa.

Jeffrey Norman (Glenn Fitzgerald) - 33 anos/Artista plastico



Atualmente está com câncer nos testículos, é casado e já teve um caso no passado com Dawn.

Anthony Reilly (Michael Kaycheck) - 39 anos/Desempregado





É casado e tem três filhos, no momento está desempregado.

Franklin James (Richard Venture) - 72 anos/Aposentado



Pouco é informado de Franklin no filme...

Lindsay Berns (Merritt Wever) - 18 anos/Estudante



Adquiriu um rifle, uma espingarda e seu namorado deu um colete a prova de balas.

Dawn Lagarto (Brooke Smith) - ?/Não informado, provavelmente desempregada



É a vencedora da 5º e 6º temporadas, se vencer mais uma estará ''livre'' do programa. Teve um caso no passado com Jeffrey.

Podem esperar situações bem ''diferentes'' durante o filme como por exemplo, quando um competidor está entrando num shopping e apita a detector de metais da revista, aí avisa que é do programa e assim passa normalmente, outra situação onde acontece uma morte dentro de um mercado e a competidora pergunta: vocês tem feijão em conserva ?
Durante o filme segredos dos competidores serão revelados causando um certo constrangimento frente as câmeras ! O longa é tratado 100% como se fosse um programa, com narrador, cortes como se estivesse indo para os comerciais e até devido a problemas técnicos, dramatizações !
Infelizmente alguns personagens são muito mais desenvolvidos que outros, faltou um equilíbrio nessa parte, mas nada que irá prejudicar. Conforme o filme avança a curiosidade de quem irá vencer aumenta, e a reviravolta no final é muito legal !





Sobre o elenco, os talvez os mais conhecidos sejam: Brooke Smith que fez a dra. Catherine em ''O Silencio dos Inocentes'' e a dra. Erica em ''Gray´s Anatomy'' e  Glenn Fitzgerald fez Sean em ''Sexto Sentido'' e o Chris de ''40 dias e 40 Noites''.

O diretor após esse longa fez um filme chamado ''Simply Halsom'' e depois se dedicou a TV, dirigindo alguns episódios de diversos seriados entre eles ''The Good Wife''; ''Deadwood'';  ''Grey's Anatomy''; ''True Blood''; ''Game of Thrones'' entre outros menores.

Quase todas musicas foram compostas pelo grupo Girls Against Boys que confesso que não conhecia e inclusive foi lançado um CD com a trilha sonora, as exceções foram duas, uma do Joy Division e outra de Julie Stephanek & Eli Janney (que também não conheço).




Apenas para efeito de comparação com o enredo, em 2003 foi lançado para Playstation 2 (e posteriormente Xbox e PC) o jogo Manhunt da Rockstar onde o protagonista é James Earl Cash um criminoso que estava indo ser executado por injeção letal, quando os guardas foram subornados e deram sedativos a ele.
Cash acorda e escuta uma voz que é de Lionel Starweather, diretor de filmes ''snuff'' onde promete a dar liberdade a ele caso sobreviva ao seu reality show que consiste em atravessar a Carcer City sobrevivendo e matando membros de gangue e policiais, tudo na frente das câmeras espalhadas pela cidade !


Até hoje é considerado um dos jogos mais violentos já criados !
Hoje com a banalização da violência e com enxurradas de realitys esse filme mistura ambas formulas e trás algo diferente do que já vimos, parece que estamos assistindo mesmo um programa na TV violento, talvez não muito diferente de um Cidade Alerta ou Brasil Urgente da vida !
O Sobrevivente é bem divertido, e devemos trata-lo como uma sátira dos milhares de realitys espalhados pelo mundo !

O DVD nacional tem como ''extras'' a seleção de cenas e menu interativo (fala serio...), enquanto o importado tem até final alternativo... Não tem nenhuma continuação e provavelmente nunca terá, infelizmente...

E aí, quem você acha que vence essa competição ?

Trailler



O Sobrevivente (Series 7: The Contender)
Estados Unidos
2001 - 87 minutos

Direção:
Daniel Minahan

Elenco:
Brooke Smith (Dawn Lagarto)
Marylousie Bourke (Connie Trabucco)
Gleen Fitzgerald (Jeffrey Norman)
Michael Kaycheck (Anthony Really)
Richard Venture (Franklyn James)
Merritt Wever (Lindsay Berns)
Narrador (Will Arnett)

Download (versão dublada)
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Ainda não conheço o filme, mas o jogo Manhunt é muito bom. Uma espécie de GTA, mas muito mais violento, ahaha.

    ResponderExcluir
  2. Bom, dos realities que seguiram o ´estilo BBB`, o mais antigo no Brasil foi a Casa dos Artistas, em 2001, né? Que o Sílvio Santos correu pra botar no ar antes da Globo lançar o BBB.
    Aliás, a única que deu certo, certo, certo mesmo foi a 1ª. Tanto que o SBT nem investiu muito mais no programa.
    Bom, como não venho aqui desde o ano passado e ainda tamos no início de Janeiro, ainda dá tempo de desejar feliz 2014!
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bussola !
      Eu sinceramente nunca fui fã de BBB, assisti o primeiro que era novidade depois não vi mais (dei umas espiadas no BBB 10), gostava mais do Casa dos Artistas que era com ''famosos''. Me lembro que era uma bagunça, o Silvio Santos mudava as regras toda hora: ''a unica regra é que esse programa não tem regra'' costumava dizer... O SBT chegou até ser processado pela Globo por plágio !

      Excluir
  3. até que é divertido, alias até mais que bbb

    ResponderExcluir
  4. Leonardo de Paula Weissheimer15 janeiro, 2014

    Fernando, ja viu os filmes:
    -A Besta de Yucca Flats de 1961
    -Bidermic :Shock and Terror de 2010
    -Sharknado de 2013
    e O Ataque vem do polo de 1957.
    Desses não sei qual ri mais

    -

    ResponderExcluir
  5. Valeu a dica Leonardo, desses eu conheço o Sharknado (mas ainda não vi), os demais vou ver se encontro. Abs !

    ResponderExcluir
  6. Vi o trailer deste filme em VHS ha muitos anos. Que bom que agora poderei assistí-lo. Valeu, FilmeLixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Sedan, sinta-se a vontade de colocar lá no fórum ! 1 abraço.

      Excluir