Google+

30 janeiro 2023

Bestia

Ótimo curta chileno


Infelizmente existem diversos filmes sul americanos que fazem mais sucesso fora do continente que aqui. Talvez a barreira da língua seja um empecilho, talvez que a cultura daqui seja valorizar apenas Hollywood e alguns outros gatos pingados. Enfim, trago um curta chileno que fez um grande sucesso, venceu diversos prêmios latinos e foi indicado no 94º Oscar de melhor curta de animação, sendo o segundo curta chileno que concorreu mas perdeu para o hispano-americano ''The Windshield Wiper''.

BESTIA foi dirigido por Hugo Covarrubias e co-escrito com Martín Erazo. Conta a história de uma personagem inspirado em Ingrid Olderock conhecida como ''A Mulher dos Cachorros'', uma policial do DINA (Dirección de Inteligencia Nacional), a policia secreta de Augusto Pinochet. É mostrado sua vida secreta e seu relacionamento (e mais) com o cachorro. Erazo utilizou como fonte os livros ''Ingrid Olderock: La Mujer de los Perros'' de Nancy Guzmán, ''Los malos'' de Alejandra Matus, e ''Historia Secreta de Chile'' de Jorge Baradit.

A boneca e Ingrid

O curta, desde o principio mantém um suspense agoniante, tendo uma trilha muito tensa que se contrapõe à uma vibrante da fotografia. Essa decisão busca justamente a criação de um clima desagradável já que é um filme sem falas e a personagem com poucas expressões, causando uma sensação estranha. 



A personagem está sempre com o rosto fechado, independente do que faça com sua rotina se baseando em preparar o café, bolinhos que divide com seu cachorro, sair de casa com ele e indo para uma casa que parece tranquila para realizar suas torturas. Apesar de ser um curta e em animação, BESTIA é bem profundo. Por ironia do destino (ou sei lá o que), Ingrid que era muito respeitada no DINA, nunca foi condenada pelo seus crimes e morreu aos 58 anos de hemorragia digestiva aguda



A técnica utilizada foi de stop motion, sendo responsável o diretor Covarrubias e Matías Delgado. O design da personagem foi inspirado em bonecas de porcelana, para transmitir a falta de expressão e frieza do personagem. A personagem foi criada com resina de poliuretano mergulhada em resina de cristal, para dar ao rosto uma textura semelhante à cerâmica. Enquanto isso, os fundos e as decorações foram feitos com diferentes cartões opacos para gerar um contraste com o brilho da resina.



O curta foi produzido por Tevo Díaz, com a produtora Trébol 3, Cecilia Toro trabalhou como figurinista e produtora de arte. Vale bastante os 15 minutos e pode ser pesado para alguns.

Trailer


Bestia
Chile
2021 - 15 minutos

Direção:
Hugo Covarrubias

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário