Google+

28 de jan de 2015

Angry Video Game Nerd - The Movie

O filme do gamer nerd mais revoltado do mundo !!!


James Duncan Rolfe, nascido em 1980 é um cineasta independente muito conhecido no mundo nerd. Quando criança, após ganhar um gravador de áudio e uma filmadora, ele descobriu sua paixão por filmar. Costumava chamar seus amigos e se divertiam criando diversos curtas assim como o pessoal do Hermes & Renato. Abaixo vou deixar um vídeo com uma mini autobiografia:


Rolfe então fundou sua empresa, Cinemassacre Productions, uma produtora independente de filmes, presidida por ele mesmo. No ano 2000, criou o site, onde além de trazer seus filmes, tem ainda diversas web series entre elas:

Board James - Reviews sobre outra paixão de Rolfe, colecionar jogos de tabuleiro.
James & Mike Mondays - Rolfe e seu amigo Mike Mattei comentam sobre diversos games.
You Know Whats Bull Shit - Rolfe vestido de Bull Shit Man (!) analisa as merdas do cotidiano.

Em 2004, Rolfe fez um video criticando o jogo de NES ''Castlevaia 2'', algo para os amigos se divertirem. Com o sucesso entre os amigos, filmou mais dois, ''Dr. Jekyll and Mr. Hyde'' e ''The Karate Kid''. Sob influencia dos amigos, Rolfe, em 2006 colocou no YouTube sendo um sucesso na web, com o nome de ''Angry Nintendo Nerd''. Com cautela, para evitar problemas legais e para ter uma maior variedade de games para criticar, trocou o nome para ''Angry Video Game Nerd'' também conhecido por somente Nerd.


O Nerd tem um estilo próprio, camiseta branca, cheia de canetas dentro do protetor de bolso um linguajar chulo, cheio de palavrões, frases de efeito e para se acalmar costuma beber cerveja.

Abaixo, vou deixar o video original, sua primeira critica:


Hoje existem mais de 130 episódios, nem sempre falando dos games em si, as vezes de acessórios, sobre os bugs, revistas e até de consoles. Também é possível ter ''participações especiais'', entre elas, Pernalonga, Leatherface, Jason, seu amigo Mike Mattei e até Lloyd Kaufmann !!! Nem preciso comentar que o Nerd é o maior sucesso do Cinemassacre. O Nerd inspirou e ainda inspira diversos youtubers por aí. O video original é simples se comparando com os de hoje.

Com esse sucesso e Rolfe sendo um cineasta, não demoraria muito para colocar o personagem num filme (na verdade demorou 10 anos...), surge então ANGRY VIDEO GAME NERD - THE MOVIE, seu primeiro longa metragem !
O filme é baseado na ''lenda'' onde os cartuchos do game ''E.T.'' para Atari 2600 (considerado um dos piores de todos os tempos) foram enterrados no deserto de Novo México, Estados Unidos. Eu escrevi ''lenda'' foi só para dar um ''charme'', mas essa história é verdadeira, comprovada em 2014 com uma equipe de escavação financiada pela Microsoft e documentada no filme ''Atari: Game Over''. Além de ''E.T.'', foi encontrada copias de ''Space Invaders'' e ''Centipede''. Isso na época causou o famoso crash dos videogames em 1983 que levou muitas empresas a falência e por pouco não marcou o fim dessa industria. Por curiosidade, os videogames hoje, movimentam mais dinheiro que a industria do cinema !


O projeto para o filme começou em 2006, tento Rolfe terminado o roteiro em 2008. Essa demora é devido a criação dos videos do Nerd, pois ele seguia a risca de lançar dois videos por mês. Outro problema é a falta de recursos para a gravação de um longa, mas isso foi solucionado com a ajuda dos fãs que financiaram o longa que ao todo deu 325 mil dólares ! Mesmo o filme sendo independente, Rolfe contratou alguns atores profissionais, como Jeremy Suarez (o Jordan de ''Bernie Mac - Um Tio da Pesada''); Sarah Glendening (Lucy na novela pouco conhecida no Brasil ''As the World Turns'', mas que foi exibida por 54 anos nos Estados Unidos !!! Calma, ela atuou por 2 anos, entre 2008 e 2010) e Eddie Pepitone que também é humorista stand-up. Conta ainda com diversos cameos (interpretar a si mesmo numa pequena aparição) como, Mike Mattei, Kyle Justin (criador da música tema), Howard Scott Warshaw (criador do game ''E.T.'') e até Lloyd Kaufman (Rolfe é fã da Troma).

A trilha sonora ficou a cargo do competente compositor Julian "Bear" McCreary que já trabalhou em diversas series com ''Walking Dead'', ''Battlestar Galactica'', Caprica entre outras. McCreary trouxe elementos dos anos 80/90 mesclando com as trilhas sonoras dos games fazendo um grande trabalho. A trilha foi lançada no iTunes Store.


A sinopse é sobre a lenda dos 2 milhões de cartucho do game ''E.T.'' que foram enterrados no deserto de Novo México. A produtora de games Cockburn quer criar uma continuação do game e pede ao Nerd para criar um review do original pois acreditam que quanto pior melhor e então poderiam vender muito. Nerd acreditando que não existe nada enterrado faz um trato, somente irá fazer um video caso essa lenda seja verdadeira. Enquanto isso, uma operação militar começa no local pois acreditam que existem alienígenas e eles acabam sendo perseguidos !


AVGN - The Movie começa com uma reunião dos executivos da produtora de games Cockburn sobre a continuação do ''E.T.'' (aqui estilizado por ''Eee Tee'' por questões legais) onde (a gatinha) Mandi (Sarah Glendening) convence todo mundo que ''Eee Tee 2'', sendo um game horrível será um sucesso. Ela irá atrás do Nerd para convence-lo a fazer um review do game original s executivos relutam mas ficam convencidos.

Somo então apresentado ao Nerd e seu amigo xarope Cooper (Jeremy Suarez), ambos trabalham numa loja de games. O chefe do Nerd o obriga a vender os piores e isso o deixa revoltado ! Chegando para mais um dia de trabalho eles são surpreendidos por um cartaz de ''Eee Tee 2'' fazendo com que seu amigo o pressione para fazer uma analise de ''E.T.'' , o mais pedido pelos fãs. Minutos depois a loja está lotada com pessoas gritando: ET, ET, ET !

Cooper que é tipo um amigo ''empresário'', marca um encontro com Mandi, acreditando ser um salto na carreira do Nerd. Ela pede para ele analisar o novo ''Eee Tee 2'', levando um demo. Foi só olhar que o Nerd começa a vomitar, ao melhor estilo The XXXorcist ! Ela ainda pergunta:
- Isso é um sim ?


Anoitece e quando dorme, o Nerd tem um terrível pesadelo (e divertido para nós) com ''E.T.'' e acaba tendo uma ideia. Ir ao local onde supostamente foram enterrados os cartuchos e acabar com essa história de analisar o game, mas caso ele encontre algo lá, ele faz a analise. Mas como ambos não tem dinheiro, Cooper chama Mindi que vai financiar a viagem de van, a escavação e até um documentário sobre o assunto.

Chegando lá, a conversa entre eles é monitorada pelos militares que acreditam que estão procurando alienígenas !!! O vilão do filme é o General Dark Onward (Stephen Mendel) que anda num veiculo tipo o do Professor Xavier do X-Men, mas numa versão 100 vezes mais pobre. Ele conta com sua assistente McButter (Helena Barrett). Os militares chegam no local impedindo a escavação e revistando a van que só encontram videogames. O Geeral não acreditando saca uma granada que acaba deixando cair arrancando seu braço ! Para ele foi apenas um arranhão...


A turma do Nerd aproveita para fujir, quando Cooper tem a ideia de ir até a fonte do jogo, ou seja o criador Howard Scott Warshaw. Nerd aprova pois o criador poderá por um fim a lenda do game. Com sua tecnologia avançada de localização, Cooper encontra sua casa e eles vão para seu novo destino.

Chegando lá, são recebidos a bala, não por Warshaw, e sim pelo Dr. Zandor que explica tudo (ou quase tudo) que rola em torno do ''E.T.'' e a turma tem uma inesperada surpresa ! O filme começa a se desenrolar e acontece algumas pequenas reviravoltas tornando-o bem divertido e não tão linear, mesmo assim é tosco.


Os efeitos especiais também são bem toscos mas foi feito desse jeito ao melhor estilo dos episódios, até porque o orçamento não foi grande além da intenção de ser filme B mesmo. Rolfe usou em boa parte miniaturas com fundo verde para adicionar o cenário. O resultado é ridículo de divertido !  Não citei atuações toscas pois até que aqui foram bem bacanas. Para quem conhece os videos do Nerd sabe que é assim que o personagem funciona e no filme não é diferente. Parece ser até um gigante episodio especial !

Mas e o game, é tão ruim mesmo ?

E.T. The Extra Terrestrial



Agora vamos falar um pouco sobre o ''maldito'' game, lançado em 1983 que causou um enorme prejuízo a Atari e a industria.
Bem, acredito que a maioria conheça o filme ''E.T.'', um dos maiores sucessos do cinema (na época foi a maior bilheteria, só perdendo para Jurassik Park, 11 anos depois), dirigido por Steven Spielberg, um dos maiores diretores do cinema. O filme vencer 4 Oscars (melhor trilha sonora, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som) e foi indicado para mais 5 (melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor fotografia e melhor edição). Venceu ainda alguns Globo de Ouro e outros prêmios espalhados pelo mundo.

A Atari, prevendo ganhar muito dinheiro com o filme, licenciou a marca por aproximadamente 20 milhões de dólares. Outras fontes alegam em 25 milhões !!!! Imagina essa grana em 1983 !!!!
O encarregado pelo game foi Howard Scott Warshaw indicado pelo próprio Spielberg, pois tinha gostado de seu trabalho na adaptação de Raiders of the Lost Ark (Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida). Na época, o presidente da Atari Roy Kassar era contra o game do ''E.T.'' mas não poderia fazer nada pois a Warner Communications dona da Atari já havia decidido em cria-lo.

Spielberg e Warshaw
O grande problema de tudo foi que Warshaw teria apenas 5 semanas para criar o game (para dar tempo de vender na campanha de natal do ano), sendo na época o normal era 4 meses para criação. Para se terem uma ideia Raiders of the Lost Ark levou 7 meses para ficar pronto. Warshaw no inicio recusou, mas uma oferta grande em dinheiro mais uma viajem ao Havai o convenceram a pegar o projeto.

O objetivo do game é encontrar peças espalhadas no cenário para que E.T. construa um telefone e volte para a sua casa (''E.T. minha casa...''). Para dificultar, o jogador terá que fazer isso antes que a energia acabe, bem como evitar ser raptado por cientistas.

Uma das maiores críticas sofridas é que para entender, o jogador deveria ler o manual de instruções, caso contrário, não teria nem ideia do que fazer! Para ''ajudar'', os gráficos eram horríveis (mesmo para época), sons irritantes, game monótomo, pois é, nada se salvava nesse game. Warshaw acredita que existem jogos piores, talvez até tenha mesmo !

Mesmo assim, vendeu 1,5 milhões de copias, mas como foi produzido 4 milhões de cartuchos, foi um fracasso comercial.

Curtam um detonado do game e tirem suas conclusões:

video

Entrevista com Warshaw



Já que estamos falando de games...

Angry Video Game Nerd Adventures

E é claro que não poderia faltar um game baseado no Nerd !!!! Ao melhor estilo 8 bits, baseado nos clássicos em plataforma, AVGN Adventures não decepciona e agrada os fãs, principalmente os mais nostálgicos que sentem falta desse estilo nas mais recentes gerações de consoles e PCs. O game é bem desafiador mas infelizmente curto, apenas 10 fases. É possível jogar ainda com Mike Mattei, Bull Shit Man e Guitar Man (Kyle Justin). Produzido pela Freak Zone Games, a mesma que fez o game de Manos.




video

Você encontra na Steam, WiiU e 3DS.

Voltando ao filme, talvez quem não é fã possa odiar o filme, lembrando que ele foi feito para fãs do personagem. Sua duração de quase duas horas pode ser cansativo (ainda mais quem não é fã) pois conta com cenas desnecessárias que poderiam muito bem ser cortadas  Mas para quem curte um filme trash, alias, esse aqui é propositalmente trash, dê uma chance e pode ser que gostem. Lembre-se que Rolfe é fã da Troma, então esse filme trás todas as ''qualidades'' dos filmes do Lloyd Kaufman.


Site oficial:
http://cinemassacre.com/

Youtube
https://www.youtube.com/user/Cinemassacre

Facebook
https://www.facebook.com/Cinemassacre

Agradecimentos ao site Nerd, Uai! pelas legendas e extras desse divertido filme. Para quem quer saber mais sobre o Nerd, visite o site, tem todos os episódios legendados e muito mais !

Trailer



Angry Video Game Nerd - The Movie
Estados Unidos
2014 - 114 minutos

Direção:
James Rolfe
Kevin Finn

Elenco:
James Rolfe (The Angry Video Game Nerd)
Jeremy Suarez (Cooper)
Sarah Glendening (Mandi)
Bobby Reed (Bernie Cockburn)
Stephen Mendel (General Dark Onward)
Helena Barrett (McButter)
Time Winters (Dr. Zandor)
Eddie Pepitone (John Swann)
Jake Johnson (Young Fan)

Download (versão legendada)
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Depois de ler a excelente resenha e assistir o trailer fica difícil não conferir esta pérola trash que viraria cult se tivesse umas gatas peladas rsrs. Parabéns pelo post amigo Filmelixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tato !!!
      AVGN The Movie é bem divertido mesmo, infelizmente não tem peitinhos, mas vale a pena mesmo assim ! kkkkk

      Abs !

      Excluir