Google+

6 de fev de 2015

Shocking Dark/Terminator 2

Mais uma perola da dupla Mattei & Fragasso


O que aconteceria se pegássemos as melhores ideias de dois filmes de ficção de sucesso e misturasse tudo ? Um outro sucesso, quem sabe ? Mas então se quem pegou as ideias foi a dupla Mattei & Fragasso ? Um sucesso ? Dependendo do ponto de vista, é claro que teríamos mais um sucesso mundial. Mas não um sucesso financeiro e sim um sucesso ao contrário, um clássico aos amantes de porcarias e tosqueiras ! É claro que estou falando de SHOCKING DARK/TERMINATOR 2 !!!

Mas porque esse filme tem dois nomes ? Bem, na verdade ele tem vários, originalmente é TERMINATOR 2, mas isso no mercado picareta italiano, para poder ser lançado em outros países, foi criado outros nomes. No Brasil (sim, foi lançado por aqui em VHS, a capa da postagem é dessa versão) e na maior parte do mundo é conhecido como SHOCKING DARK, no Japão ''Alienators'', em Portugal ''O Regresso do Exterminador'', na Alemanha ''Contaminator'' e nos Estados Unidos, além de SHOCKING DARK, ''Aliens 2'', ou seja, picaretagem também na America !!! Em alguns lugares pode ser conhecido também como ''Terminator 2: Shoking Dark''. Variedade de nomes é o que não falta !!!

Bem, no fim não comentei quais eram os filmes de sucesso a dupla se inspirou para escrever essa bomba, mas isso é fácil deduzir, ''Terminator'' é o nome original de ''Exterminador do Futuro'', então esse é um, e o outro ? É o outro clássico ''Aliens - O Resgate'', mas pera ae ? O que uma coisa tem a ver com a outra ? Nada, até cair no criativo roteirista Claudio Fragasso e ''refilmar'' o primeiro filme dos Aliens, mas substituindo esses alienígenas por  monstros mutantes mais um cyborg assassino para
tocar o terror nos heróis e justificar o titulo, não esqueça que o original italiano é TERMINATOR 2.

Samuel Fuller, esse homem tem um grande segredo.

Aqui conta com uma equipe de soldados chamado Mega Force, eles são uma copia deslavada da equipe de ''Aliens - O Resgate''. O chefão aqui é o comandante Dalton Bond (até no nome eles tem que copiar de alguém, enfim, interpretado por Mark Steinborn, creditado em apenas 3 filmes), ele é tipo uma copia de Dwayne Hicks; tem a valentona sapatona Koster (Geretta Geretta, sim, ela mesma, a gritona xarope de Ratos - Noite de Terror outro clássico trash de Mattei & Fragasso), ela é uma especie de Jenette Vasquez; e claro, não poderia deixar de ter a Ellen Ripley, aqui como a cientista Sara Drumbull, interpretado pela atriz... ou melhor não, interpretado por uma mulher (até relativamente parecida com a Sigourney Weaver) chamada Haven Tyler, pois fez esse filme e sumiu do mapa, talvez com vergonha de sua própria atuação e resolveu se aposentar !

Agora fico pensando, imagina você, pivete italiano dos anos 90, numa sexta feira onde não precisa acordar cedo no dia seguinte para ir para o colégio vai na locadora com os amigos e se dão de cara com a capa abaixo:


PQP, o orgasmo era instantâneo, Schwarzenegger no novo filme do Exterminador !!!! Bem, eu pelo menos nem lia o que estava escrito, ia pela capa e pronto ! Enfim, chama toda sua turma, compra pipocas e refrigerante para assistir esse grande lançamento ! Depois de poucos minutos você irá se sentir enganado, do mesmo jeito que fiquei ao assistir a bomba Street Fighter - A Violência Urbana, e irá quebrar o videocassete, quebrar a TV, xingar o cara da locadora que não te avisou e até sua mãe !

SHITING DARK, digo SHOCKING DARK começa com uma narração explicando que depois do ano 2000, a cidade de Veneza, Itália se tornou uma cidade inabitável após uma nuvem toxica poluir e acabar coma maioria dos seres vivos, obrigando o governo a evacuar toda cidade. Veneza agora é uma cidade morta, segundo o narrador. Vimos ainda soldados com trajes anti radiação vagando pela cidade.

A megacorporação Tubular Corporation (versão spaghetti da Weyland/Yutani de ''Aliens''), construiu um túnel subterrâneo para ligar a cidade poluída com o restante da civilização. Nesse local, cientistas fazem diversas experiencias para despoluir Veneza e a tornar habitável novamente. Imagina quantos milhões não estão sendo gastos para salvar a cidade ? Não era melhor deixar como está ? Infelizmente Pripyat não pode ser recuperada, somente aproximadamente em 2880 estará livre da radiação, porque vão insistir com Veneza ? Ah, foda-se, vamos continuar...

Na central de segurança do túnel, os seguranças (que vestem uma roupa ridícula) avistam pelas câmeras e via radio, pedidos desesperados de socorro dos cientistas antes de serem mortos por uma estranha criatura e também por um colega que ficou louco. Uma gravação chega a eles do chefe das pesquisas avisam que era sua ultima mensagem e que todos estavam condenados a morte !

Você vai babar de tanto rir desse filme !

Precisando saber o que aconteceu e resgatar quem estiver vivo, uma equipe é montada para resgata-los, chamada Mega Force (mais clique impossível), com os melhores mercenários da Itália. Além desse grupo uma cientista e um representante da Tubular, Samuel Fuller, que chegou de metido, já que ninguém o chamou.

Os seguranças não gostam da ideia, já que não querem civis nessa missão (além da cientista), mas Fuller dá uma resposta pra lá de fodastica:
- 11 anos de fuzileiro ensinou-me que quem muito fala pouco faz. E você fala muito.
O cara é foda, macho pra caralho !!! Depois de um principio de briga, eles sedem e o tal representante ex-fuzileiro irá acompanha-los, já que a missão também é de interesse da Tubular. Aproveitando, essa missão ganha até nome, Delta Veneza !!!! Uau !!!!!

A equipe na Missão Delta Veneza !

Esse grupo passa a maior parte do tempo andando para lá e para cá nesse gigante túnel escuro. O curioso é que esse lugar parece ser igual sempre, os produtores nem se importaram em modificar algumas coisas do cenário e deixar o filme mais ''autentico''. Com certeza se poupou uma grana só nesse detalhe.

Lá pelas tantas os heróis começam a ser atacados por monstros (pior que ridículos, escotros mesmo), Mattei provavelmente sabendo que as fantasias eram uma merda filmou somente relances rapidos dos mesmos ou vultos. Dê pause para visualizar melhor ! Uma decepção para quem achava que iria encontrar ''concorrentes'' a altura de ''Aliens''. Pois é, aqui não tem esses monstros em corpo inteiro, imagina, se até o diretor ficou envergonhado do resultado, imagina se mostrasse eles mais detalhados !!!

Falando em ''Aliens'', o filme é uma chupação sem vergonha do filme americano, além de Sara, ela encontra uma garota, a tal Samantha, uma versão de Newt no filme de Cameron. Ela foi interpretada por Dominica Coulson, talvez com o resultado dessa merda se traumatizou e nunca mais fez um filme. Ou seus pais viram que isso não era futuro pra ela e mandaram estudar e procurar outra carreira.


''Mãe e filha'' juntas !

O filme é tosquissímo, é possível rir do inicio ao fim, para se ter uma ideia, tem uma cena onde a galera fica presa numa sala escura onde são atacados pelos monstros e a inteligentíssima cientista Sara corre para a porta para abrir a saída onde tem dois botões, (sim, dois botões apenas), onde ela começa a apertar desesperadamente um botão (sim, somente um), e aí quando gastaram muita munição para se protegerem, Fuller avisa:
- Aperte o botão.
Após isso, a porta se abre ! Parece magica ! A Sara ficou um tempão apertando essa merda e não se abria, foi só Fuller falar a mesma se abriu !

Ok mas, é o tal exterminador do titulo ? Pois bem, se você achava estranho (ou não), o funcionário da Tubular Samuel Fuller mal ter expressão facial (até poderia ser uma atuação péssima do ator) mas aqui tem um proposito, rufem os tambores, Fuller é um cyborg que lá pelas tantas tem a prepotência de dizer ''que é a melhor criação da Tubular'' !!!! Sua missão é pegar informações confidenciais do laboratório.


Belos monstros !

Resumindo os ''paranauê'' dessa tal Tubular, eles mesmo criaram o vírus que transforma humanos em monstros fantasiados para o carnaval para deixar Veneza sem nenhum habitante, assim eles poderiam tirar todos seus ricos recursos sem ninguém desconfiar. Que chique, não ?

O estranho é que depois de ficarem sabendo o que aconteceu com Veneza, o porque a Tubular fez tudo isso (através de uma gravação de uma mulher, deixada no laboratório, ótimo para as autoridades, é a mesma coisa se Hitler deixasse um video contanto todos seus crimes ) e o que são os monstros, o ciborgue de sétima categoria então começa a matar todo mundo, maaaaaaaaas porque já não fez isso antes ?

Depois de tanta bobagem, ainda dá tempo de Sara e Samantha fugirem, encontrando uma máquina do tempo... Pera aí, como é ? Tem viagem no tempo ainda ? PQP ! Agora Mattei se inspirou em ''De Volta para o Futuro'' ! Se esses putos da Tubular tem essa máquina, porque não voltaram no tempo e saquearam a cidade ao invés de criar um vírus e blá blá blá ? Talvez por que assim não teriamos SHOCKING DARK ! Bem, as duas voltam para Veneza antes da tragedia e adivinham quem elas encontram ?????? Pois é, o vilão Fuller !!! Com esse roteiro tosco, Mattei quis mostrar que pelo menos a maquiagem ficou boa, em Veneza, Sara pega uma garrafa quebrada do chão e corta o rosto do ciborgue ao melhor estilo ''Exterminador do Futuro'', mostrando cara robótica ! Outra coisa legal é que em Veneza, Fuller não precisa correr para segui-las, apenas caminhando ele sempre está perto delas, que correm desesperadamente. Parece até  Jason ! E nem vou comentar que aqui o ciborgue sente dor quando está apanhando, que tipo de máquina é essa ?

Até que ficou bacana a maquiagem...

Enfim, abaixo uma imagem que pode resumir essa obra (claro, contando com a mão de Mattei & Fragasso):


Uma pena esse ser o ultimo filme da dupla, ambos seguiram suas carreiras separados, mas se pensarmos friamente foi até bom, pois assim tivemos mais variedades de filmes toscos. após a separação, Mattei nos brindou com perolas como ''Cruel Jaws'', imitação enfadonha de ''Tubarão''; ''Snuff Trap/Snuff Killer''; ''Mundo Canibal'' além de diversas outras tosquices. Já Fragasso nos trouxe o bizarro clássico ''Troll 2''.

Uma pena esse filme ter ''começado o fim'' das imitações baratas que saiam da Itália, nos anos 80 e inicio dos 90, com a internet e a globalização, as causas judiciais com certeza iriam cair matando para esses diretores, que no fim, vários se aposentaram e outros ficaram produzindo direto para TV, filmes longe de serem fantásticos como SHOCKING DARK/TERMINATOR 2

Versão que trago é da raríssima versão nacional em VHS, aproveitem, exclusivo FILMELIXO !!!

Trailer


Shocking Dark/Terminator 2
Itália
1990 - 90 minutos

Direção:
Bruno Mattei
Claudio Fragasso

Elenco:
Christopher Ahrens (Samuel Fuller)
Haven Tyler (Sara)
Geretta Geretta (Koster)
Fausto Lombardi (Franzini)
Mark Steinborn (Dalton Bond)
Dominica Coulson (Samantha)
Clive Riche (Drake)
Paul Norman Allen (Kowalsky)
Cortland Reilly (Caine)
Richard Ross (Price)
Bruce McFarland (Parson)
Al McFarland (Raphelson)

Download (versão legendada)

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Eu já tinha lido uma resenha deste filme, que parece ser bem pior do que o tal "Exterminador do Futuro Coreano" que eu vi esses dias.
    Por falar em trash, queria de contar uma notícia.
    Um daqueles filmes que eu te mandei por email (o tal Jurassic Park francês faz este filme parecer "Cidadão Kane"!
    Olha, eu diria até que ele faz "Death Warrior parecer "quase bom" (ênfase no QUASE).
    Seria legal se um dia desses você fizesse uma resenha dele e dos outros.

    DougTrash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer sim, o Jurassic Park francês de 10º categoria é um que quero trazer para o blog.
      Abs!

      Excluir
  2. Shocking Dark é sensacional!! Grande Resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jaws, esse filme tem o estilo ''Ratos - Noite de Terror'' de qualidade !

      Excluir
  3. caramba, vi a resenha no filme para doidos e achei que nunca encontraria legendado em português! valeu mesmo!

    ResponderExcluir