Google+

12 de out de 2015

B14?

Algo que você nunca viu !!!


Diversos leitores me enviam sugestões para trazer aqui para esse lixo de blog. Infelizmente não posso atender a todos, são muitos que chegam, via email, Facebook ou nos comentários, mas sempre que posso, mesmo que demore tento atender a maioria. Um dos parceiros mais ativos que tenho é o Doug Trash, que além de me enviar filmes, traduz alguns e posto aqui. Uns exemplos:
A Certain Sacriface
Kiling vs FlyingMan
Olume Son Adim (Turkish Mad Max)

Uma de suas sugestões, foi nos comentário de um dos filmes do mito Cuneyt Arkin, Death Warrior, onde me enviou vários links do Youtube com trailers. Esses trailers foram algos diferente de tudo que já tinha visto. Esqueça o clássico Turkish Star Wars, a bizarrice Japanarama, o Rambo genérico de Korkusuz ou o robô de Robo Vampire. B14? é simplesmente diferente mesmo. Assim, tenho certeza que poucos conhece o cinema africano, raros filmes são conhecidos internacionalmente infelizmente, pois tem muitos que são ótimos, como por exemplo, ''Viva Riva!'', especie de ''Cidade de Deus'' congolês; o moçambicano ''O Grande Bazar'' sobre dois amigos com objetivos opostos; ''Em Nome de Cristo (Au Nom du Christ)'', um filme marfinense sobre um criador de porcos que começa a realizar ''milagres'' após uma visão e ''Dias de Glória (Indigenes)'' filme argelino sobre uma missão da Segunda Guerra, chegou a vencer um premio em Cannes de melhor ator, numa premiação coletiva com os cinco atores principais. Dos conhecidos, talvez o mais seja, ''Infância Roubada (Tsotsi)'' que inclusive venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006 vindo da Africa do Sul em parceria com uma produtora inglesa.


Bem, o filme que trago aqui, é de nenhum desses países citados, acredito que você nunca viu um filme de Ghallywood ou, um filme ganês. Sim, um filme lá de Gana. Esse país não é dos mais ricos da Africa, mas também não está entre os mais pobres. Felizmente, apesar de ter muitas etnias, Gana passou por poucos conflitos. O idioma oficial é o inglês, mas a população costuma falar mais uma língua nativa. Falando no idioma, esse filme é em Akan, que também é o nome da maior etnia ganesa. Esse grupo também se encontra na Costa do Marfim, Togo, Burkina Faso, Nigéria entre outros países.

Enfim, mas porque B14? é ''diferente'' ? Além de ser um filme ganês, ele conta com um personagem muito legal, Scorpion (Ntul Andrew), uma mistura de Neo do ''Matrix'' e o próprio Scorpion de ''Mortal Kombat''. Peraí, B14? é um filme de comédia ? Na verdade não, é um sci-fi cheio de efeitos especiais !!! Sim isso mesmo, VOCÊ NUNCA VIU NADA IGUAL !!!!!

Primeiramente, devemos elogiar os amantes de cinema de Gana, num país pobre conseguir recursos para filmar não deve ser fácil, precisa ser amante da 7ª arte mesmo, enquanto aqui o governo libera através do Ministério da Cultura quase 850 mil reais para um documentário do ex-BBB Jean Willys. Esse é o Brasil !!!HueHueHueBR


Aqui não é blog de politica, mas não poderia deixar de passar essa oportunidade, voltando, B14? (que nome esquisito e ainda com um ponto de interrogação) se trata de trafico de drogas, mais especificamente cocaína mas nada comparável com os narcos colombianos ou mexicanos, aqui as quantidades são bem menos que as toneladas que Pablo Escobar enviava aos Estados Unidos, aqui cabem numa bolsa, estilo Coca: O Preço de uma Vida.

Mas antes de falarmos no filme, vamos tentar comentar sobre o diretor, ''tentar'' pois é muito difícil de ter informações sobre ele. O diretor usa o pseudônimo de Ninja e não consegui achar seu nome verdadeiro. Sua produtora se chama ''Ninja Movie Production'' e em sua grande maioria são filmes de luta sci-fi abusando de muitos efeitos do Adobe Efects. Conforme já citado, com os poucos recursos, a solução mais barata e usar muito os efeitos de computação. O resultado é muito satisfatório, não estamos falando aqui de um vencedor de Oscar e sim de um filme ganês criado por amantes de cinema com pouco dinheiro.


Outra curiosidade, na maioria de seus filmes, veremos os mesmos, ou uma boa parte do atores de outros longas. Provavelmente eles são amigos do Ninja e fazem um trabalho voluntário ou Gana está escasso de atores e atrizes. Seus filmes tem uma peculiaridade, eles se dividem em duas partes, então já sabem, B14? 2 existe ! Na verdade não sei se todos, mas os que conheço sim, que são:
C4: The Code of Money and Death Part 1 & 2 (2013)
B14? 1 & 2 (2012)
12:00 Part 1 & 2 (2011)
2016 Part 1 & 2 (2011)
Ananse: Spider Man 1 & 2 (2011)

Dando uma observado nos seus filmes, seu primeiro foi um tal de ''Ananse: Spider Man'', tipo o Homem Aranha ? Claro que não, né ? É apenas outra coisa... Tem certeza ? Dê uma olhada no video abaixo:


Notou a criatividade de Ninja ?! Seus filmes são todos recheados de momentos de porrada e tensão (!!!) kkkkkk

Para saber mais e ficar atualizado sobre futuros lançamentos
Facebook:
https://www.facebook.com/ninjaninjab14

Agora sim, vocês devem estar habituados a magia do cinema ganês (ou pelo menos num pedaço dele), então vamos falar de B14? !!!!


O filme trata de duas gangues rivais, que querem controlar o tráfico em Gana. Em uma dela temos Lan Di (Rose Mensah) uma mulher fria e sanguinária. Seu guarda costa é Scorpion (Ntul Andrew) que já citei anteriormente mas não custa repetir, já que o filme centraliza-se nele e é o que tornou B14? um pouco famoso na internet. Ele possui poderes de teleporte e um arpão qua sai de sua mão, adivinha de onde inspirado ? Scorpion ainda é um exímio lutador e tem uma voz de máquina ou sei lá o que, só sei que é muito legal ! Lan Di ainda tem mais três ajudantes (que só servem para serem xingados por ela) que levam a marca B14?. O que isso significa ? Não sei...


A outra gangue é comandada por Storm (Joseph Osei) e seu braço direito é Johnny (Akwasi Emmanuel) que não tem os poderes de Scorpion mas tem talento nas lutas. Outro personagem que vai aparecer muito (nem tanto) é Agya Appiah (Ebenezer Donkor), um veterano de guerra que tem em sua posse uma tal de Black Box (não sei o que é), alvo constante de Lan Di.

A guerra entre essas gangues começa depois que Storm rouba a cocaína de Lan Di (que a usaria para repassar a um grande comprador) e depois a vende pra ela (que sem vergonha). Só que Scorpion é muito esperto e descobre a farsa. Além das porradarias entre eles, B14? tem diversas cenas de pessoas usando a droga e levando sermão. Não sei como é o trafico em Gana, mas talvez Ninja queira mostra o quando a cocaína e outras drogas é uma merda e não vale a pena. De qualquer maneira, B14? passa essa mensagem, mesmo com os sermões parecendo não ter roteiro e os atores improvisando frente as câmeras !


Falando em câmeras é facilmente notável a falta de recursos, muitas cenas foram filmadas com a filmadora na mão, sem tripé, perceber a tremedeira do video não precisa estar muito ligado. Outra coisa, mas essa é devido a inexperiência, em alguns momentos o cameraman foca num ator que está quieto, deixando de lado o que está falando. Eu sei que existem cenas que essa técnica é completamente normal, mas que aqui não é o caso, é trabalho ruim mesmo !!!

Sem contar que o filme parece que está cheio de cortes, mesmo sendo dividido em duas partes com mais de uma hora, assim, tem uma cena onde Storm dá um sermão em seus capangas, onde Lan Di apareceu em sua casa contando que descobriu a farsa. Sendo que, poucas cenas antes, Storm estava com Lan Di, na casa da mulher. Minha pergunta é: por que não fizeram uma cena adicional dela falando com Storm ? Seria algo muito simples de se fazer. Tem outra coisa que poderia ser melhor explorada, onde Lan Di disfarçada, ouve a conversa de dois policias falando da recompensa de quem prender a traficante. Tipo, aquelas ''coincidências'' que só acontece em novela mexicana ! Não vou citar que ela conversa com os dois e ambos não reconhecem ela !!!! Sem contar os personagens que só aparecem uma vez e não dá mais as caras...


Enfim, mas uma das coisas mais bacanas do filme é justamente as cenas de luta e efeitos especiais, Scorpion luta muito bem, não sei dizer qual arte marcial Ntul Andrew pratica, claro que não é nenhum Tony Jaa mas é de se tirar o chapéu pela facilidade em aplicar chutes altos por exemplo. Melhor ainda é quando se utiliza os efeitos visuais, como marcas de tiros, sangue ou até bolas de fogo lançadas com a mão. Em B14? conforme já citei, todos ou quase todos efeitos especiais foram feitos no computador e para um filme de baixo orçamento, isso encaixou certinho na proposta do longa. Se posso colocar um defeito é que infelizmente são poucas cenas utilizadas, ficando aquele gostinho de, ''só isso'' ? Pois é, infelizmente B14? tem poucas cenas de ação e muita falação...


B14? mesmo com todo seu jeito trash, concorreu a duas premiações no Ghana Movie Awards 2012, uma especie de Oscar deles. Ebenezer Donkor concorreu como melhor ator em língua local e Ninja concorreu como melhor edição.

PROCESSO DE LEGENDAGEM

Após o DougTrash me apresentar o filme, fiquei feliz e ao mesmo tempo triste, pois acreditava que nunca conseguiria compreender B14? Não tenho costume de assistir um filme numa língua totalmente desconhecida por mim. Mas pesquisando no YouTube, encontramos a versão legendada em inglês, isso mesmo !!! Só com um detalhe, as legendas são hardsub ou seja, embutida no filme.

Podem imaginar o quanto foi trabalhoso legendar B14?, usei um programa chamado ''VideoSubFinder'' que faz um processo de captar a legenda do filme, mesmo estando embutida no filme. A minha intenção era captar o tempo das legendas, pois o inglês do filme é bem dificultoso de entender em algumas partes Depois dessa parte que pode durar horas, o programa que usei para colocar as legendas foi o ''Aegisub'' pois com ele é permitido colocar a legenda na posição desejada.

Com isso, traduzia e já colocava na posição para tapar a legenda em inglês, um processo que levou meses, muitos meses. Na minha primeira tentativa, em 2014 e usando o ''Movie Maker'', traduzi cerca de 20 minutos em uns três meses, mas por um problema no meu PC, o formatei e o boca aberta aqui não salvou o trabalho.

Sempre quis voltar a legendar esse filme e ainda bem que conheci o ''VideoSubFinder'' e o ''Aegisub'', onde facilitou muito o trabalho, mas ainda sim foi algo que levou meses. Para a legenda ficar adaptada ao português e ficar ainda mais divertida, usei uma pitada de humor em algumas falas, sem prejudicar o andamento do filme, como por exemplo:


Em outros casos, para tentar mais ''perfeito'' possível em não aparecer as legendas em inglês, usei espaços demais propositalmente para sumi-las de vez:


No fim, uma ou outra legenda ficou aparecendo na conversão final, mas nada que atrapalhe. Espero que tenham gostado ! Vou ficando por aqui.

Continua em B14? PARTE 2 (ALGUM DIA AQUI NO FILMELIXO)

Trailer (parte 1 e 2)



B14?
Gana
2012 - 76 minutos

Direção:
Ninja

Elenco:
Rose Mensah (Lan Di)
Ntul Andrew (Scorpion)
Ebenezer Donkor (Agya Appiah)
Joseph Osei (Storm)
Akwasi Emmanuel (Jhonny)
King Brenya (Mr. Addo)
Emmanuel Afriyie (Daniel)
Isaac Fosu (Papa Yaw)
Collins Otteng (Sammy)
Priscilla Anabel (Abena)

Download (versão legendada)
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Que maravilha ! Um filme de Gana é uma raridade literal. Um filme de Gana de luta e com pitadas de Sci-Fi é agulha no palheiro. E um filme de Gana legendado em português com todas as dificuldades inerentes de se traduzir de legendas fixas em inglês e sincronizar no exato espaço sem deixar a legenda original aparecer é sem dúvida um trabalho que merece meu aplauso e agradecimento. Valeu parceiro ! Conferindo em breve !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tato, se puder posta no seu blog também !
      Aguarde a parte 2 ! Abs !

      Excluir
    2. Eu estava para te pedir permissão para postar no Só Legendas Raras. Uma raridade desta merece ser divulgada.
      Abs

      Excluir
    3. Nem precisa permissão entre nós Tato, toca ficha.

      Abs !

      Excluir
    4. Amigo Filme Lixo o filme está programado para ser postado no sábado dia 17/10.
      Abs.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Jaws !!!! Se quiser posta no seu blog também !
      Abs !

      Excluir
  3. Que trampo cara mas graças a abnegados como você poderei ver essa bagaça que deve ser um trashão legal. Uma dica...compre um HD externo e guarde seus arquivos nele, valeu mesmo pela raridade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nem quero imaginar o dia que meu PC bater as botas, sinto que não vai durar muito tempo, tenho ele a uns 8 anos. Mas sim, tenho vários HDs externo mas ainda insuficiente para guardar todos os trashs, animes, eventos de MMA entre outras coisas que gosto de ter !!!

      Abs!

      Excluir
  4. Sensacional cara!
    Parabéns pelo seu trabalho duro. Sei como é o trabalho de subriping de legendas hardsub, a maioria dos meus projetos é tudo hardsub também kkkkkk. Dá uma trabalheira da porra, fora os tempos que nem sempre ficam certos com a raw do vídeo ai tem que acertar cada linha de dialogo.

    Mas te dou meus parabéns novamente pela raridade.

    Valeus e continue com o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio e reconhecimento !
      Abs !

      Excluir
  5. Ótima postagem!
    Assim que tiveres tempo dá uma olhada nessa pérola perdida no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=_25Xx1RUZM0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, produções independentes terão sempre meu apoio.

      Excluir
  6. que trabalheira. muito bom o blog e já estou baixando aqui, valeu, belo trabalho você faz aqui no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sergio ! Realmente esse foi o que mais deu trabalho e ainda bem que o resultado foi gratificante a galera gostou ! Abs

      Excluir
  7. Orra, meu! Que baita trampo! Parabéns e muito grato! Ab

    ResponderExcluir
  8. Valeu a intenção, mas a imagem está muito ruim. Todas as vezes que existe movimento a imagem fica cheia de falhas. Valeria a pena encontrar um arquivo com uma imagem melhor e refazer. É o que irei tentar, partindo de sua legenda.

    ResponderExcluir