Google+

19 de jul de 2015

Double Dragon

Mais um filme baseado nos games, o resultado... sim, uma bomba !!!


Para os mais velhos, aqueles que jogavam nos fliperamas, o jogo Double Dragon foi um dos maiores ''comedores'' de fichas de todos os tempos. Esse grande sucesso revolucionou um gênero da industria que inspirou outros grandes clássicos do ''beat em up'' ou popularmente, ''briga de rua''.

Lançado em 1987, teve ótimas inovações na época, como por exemplo pegar uma arma do inimigo e a possibilidade de jogar em dupla, algo obrigatório nos games de porrada hoje em dia, mas isso foi revolucionário. Devido ao seu sucesso nos arcades, sua versão para os consoles caseiros era questão de tempo. Surgirão então versões para diversos sistemas, esse jogo é com certeza um dos títulos mais convertidos da história, tanto com ótimas versões para os consoles da Sega, Mega Drive e Master System por exemplo e outras pavorosas como para o Atari 2600/7800. Em 2009 surgiu a melhor versão, mas acreditem, para o fracassado console brasileiro Zeebo.

A história do game é bem simples, numa Nova Iorque apocalíptica, Billy e Jimmy Lee são irmãos e mestre de uma arte marcial chamada (fictícia) Sosetsuken. A namorada de Billy, Marian é sequestrada pela gangue Black Warriors e os vagabundos exigem pelo resgate, os ensinamentos da arte marcial. Que baita enredo, com um caminhão de artes marciais espalhadas pelo mundo eles querem saber logo o tal de Sosetsuken...
Por curiosidade, se matarem o chefão final com dois jogadores, ambos se enfrentam para ver que irá ficar com Marian !

Os ''mão peluda'' adoravam finalizar o jogo !!!
Bem, o enredo não é lá essas coisas (serio, é uma merda) mas quem sabe para um filme até seria comercial com os fãs do jogo, não é ? Só que tem um grande detalhe, os escritores resolveram inovar (demais) e o longa virou uma merda !!! Pois é, no filme é mais ou menos assim, em 2007, Los Angeles sofreu um grande terremoto e ficou completamente destruída, esse evento fez com que até seu nome fosse alterado para New Angeles. Para começar, para que trocar Nova Iorque por Los Angeles ? Não que isso faça diferença, mas sei lá, talvez o escritor estava louco para usar ''new (novo)'' e como Nova Iorque (New York), já é ''novo'', resolveu trocar e transformou Nova Iorque em Velha Iorque (que confusão eu fiz)...

Continuando, as ruas da cidade se tornaram palco para o domínio das gangues sendo a mais forte delas liderada por Koga Shuko (Robert Patrick), que tem em seu domínio a metade de um medalhão que se completo dará a quem possuir super poderes. A outra metade está com os irmãos Lee, Billy (Scott Wolf) e Jimmy (Marc Dacascos) que farão de tudo para protege-lo.

Koga Shuko

Não quero ser chato, se DOUBLE DRAGON tivesse outro nome, até teria boa vontade de achar legalzinho, mas porra, foi baseado num clássico dos arcades, não poderiam seguir mais o que o jogo propõe ?

Será que era tão difícil seguir o roteiro original do game ? A namorada de Billy, Marian está fazendo ''ponto'' na rua, digo, está na rua com uma micro saia, quando é sequestrada pela gangue Black Warriors e então a dupla de irmãos partem para resgata-la. Não, esse enredo é bem simplório, temos que ajusta-lo para o filme e assim será um sucesso !!! Esse com certeza foi o pensamento dos roteiristas. Dos ? Sim, na verdade foram quatro, dois com a história e dois com o roteiro !

O que Marian com essas roupas fazia sozinha na rua ??? Book Rosa ?
Um deles é Neal Shusterman, seu primeiro trabalho como escritor, outro é ninguém menos que Paul Dini, sim, o multi experiente Paul Dini, que tem seu trabalho creditado em inúmeros clássicos como ''Caverna do Dragão'', ''He-Man'' (o desenho, não a bomba do filme), ''Transformers'', ''Smurfs'', ''Tiny Toon'' e mais, todos esses citados antes de DOUBLE DRAGON. Porra, ele não deve ter jogado o game ou estava chapado quando escreveu essa merda...

Tem zumbi aqui também ???

A caracterização dos personagens foi uma porcaria, vamos citar um exemplo da Marian, namorada de Billy, mas aqui ela é líder de uma gangue. Interpretada pela Alyssa Milano, aqui com cabelo do Eminem, ou seja, nada a ver com a Marian dos games. Fora que criaram personagens para o filme, como Satori (Julia Nickson), que é tipo uma mestra, amiga dos irmãos Lee e também o chefão Koga Shuko, com poderes sobrenaturais e interpretado por Robert Patrick (isso mesmo, o T-1000 de ''Exterminador do Futuro 2), provavelmente arrependido desse ridículo papel... Para variar sua ambição é conquistar o mundo, não, vamos ser justos, apenas New Angeles.

Jimmy, Marian e Billy.

O Abobo um dos vilões mais tradicionais dos games aqui é um idiota que acaba virando amigo da dupla. Aqui ele tem duas fases, a normal e outra quando o vilão Koga Shuko o transforma em um gigante musculoso (com a cabeça que lembra o bicho do ''Basket Case''), lento, burro (não, isso ele já era) e sentimental... é ver pra crer. Interpretado por Nils Allen Stewart, versão normal e Henry Kingi, versão tunada.

Abobo chorando...

Mas sobre a dupla principal, bem Scott Wolf, o Billy, claramente não sabe lutar e provavelmente não recebeu treinamento em nenhuma arte marcial para atuar. Se no game ele é o principal, aqui parece o irmão mais novo rebelde que é sempre reprendido pelo irmão mais velho.

Dacascos, o Jimmy, pelo menos é um artista marcial, praticante de Kung Fu, Karate, Taekwondo e até Capoeira. Desconhecido até então, DOUBLE DRAGON pelo menos deu um up a sua carreira como ator. Ele é casado com a atriz Julie Condra, a Madeleine da quarta temporada do clássico ''Anos Incriveis (The Wonder Years)''.

Sem contar que no game eles são irmãos gêmeos e no filme eles não são nada parecidos, mesmo que fossem bivitelinos (não parecidos). Vamos supor que eles não sejam gêmeos, se eles tem a mesma mãe a chance dela ter pulado a cerca é altíssima ! Se são irmãos por parte de pai, então ele tem mais de uma família !

A direção ficou a cargo de James Yukich, aqui creditado como James Nickson, provavelmente já prevendo o fracasso que seria essa porcaria. Yukich tem uma vasta carreira em trabalho relacionado a musica, com direção de videoclipes e documentários musicais, como podem escala-lo para um trabalho que ''deveria'' ser (entre aspas, pois como é baseado em um jogo famoso) grande, um diretor sem experiencia em filmes comerciais.

Super gêmeos, ativar !

DOUBLE DRAGON foi um fracasso nos cinemas (como não poderia deixar de ser), com um orçamento de quase 8 milhões de dólares e que arrecadou apenas 2,5 milhões. Quando lançaram em VHS até teve boas vendas, principalmente na America do Sul, mas muito longe de recuperar o dinheiro investido.

DOUBLE DRAGON tem muita GRITARIA !!!

Apesar do preju do filme, um game no ano seguinte saiu para o saudoso NEO-GEO (e em 1996 para Playstation), mas não foi a bomba com atores digitalizados como foi feito ''Street Fighter The Movie'', aqui tudo feito tradicionalmente desenhado. Os personagens saíram, obviamente do filme (dããã), outros dos games como o ninja Amon de (Double Dragon 3: Rosetta Stone) e outros criados especialmente para o jogo como o kickboxer Eddie Jenkis.


Diferente do filme, apesar de muito criticado pelos especialistas, foi bem recebido pelos jogadores, eu particularmente gostei. Segue algumas screens:



 

 


 Extra oficialmente, o game recebeu uma continuação chamada ''Rage of the Dragons'', a produtora Evoga, não conseguiu licenciar os personagens e esse jogo acabou se tornando uma ''homenagem'' a Double Dragon. Os personagens principais se chamam James e William Lewis. O sistema de jogo e luta entre duplas e eu gostei ainda mais de Rage !








Caso não conheçam e ficaram curiosos, ambos são facilmente encontrado na net para emular.

Enfim, voltando ao filme, assistam por sua conta em risco e boa sorte ! Para finalizar, o filme só não é 100% lixo porque nos créditos finais toca ''All Together Now'' do The Farm !!!

Outros dois filmes baseados nos videogames que já postei, um é ruim e o outro pior !
The King of Fighters
Super Mario Bros

Trailer



Double Dragon
Estados Unidos
1994 - 95 minutos

Direção:
James Yukich

Elenco:
Robert Patrick (Koga Shuko)
Mark Dacascos (Jimmy Lee)
Scott Wolf  (Billy Lee)
Alyssa Milano (Marian Delario)
Nils Allen Stewart (Abobo)
Henry Kingi (Abobo tunado)
Julia Nickson (Satori Imada)
Kristina Wagner (Linda Lash)

Download (versão legendada)