Google+

05 setembro 2014

Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China)

Mega clássico dos anos 80 !


AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO para os fãs, é um daqueles filmes que se pode ver dez vezes seguidas e não enjoar, e como o seriado do Chaves que a maioria gosta, assiste no SBT, sabe todas as falas e ainda sim se diverte. Bem tipico dos anos 80, cheio de frases de efeito, musica estilosa, efeitos especiais toscos e uma história com o compromisso apenas de entreter (para não dizer bem bobinha), esse é um verdadeiro clássico ! Para a juventude de hoje em dia pode parecer bizarro gostar de filmes assim, até porque com a tecnologia que existe hoje, muitos que entendem em mexer em programas de efeitos especiais podem criar cenas tão boas quanto na época, mas o efeito nostálgico que esses filmes causam nenhum outro dos anos 2000 para cá é capaz de causar.

Parece obvio eu chegar aqui e dizer que esse filme foi um estrondoso sucesso, né ? Mas não, AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO deu um prejuízo enorme, mesmo com um bom inicio, somando quase 3 milhões na semana semana de estreia, arrecadou ao todo 11 milhões de dólares, mas como custou entre 20 e 30 milhões (essa informação não é precisa), ou seja, não foi qualquer prejuízo, foi um puta prejuízo, mesmo para uma produtora grande. O diretor John Carpenter ficou tão abalado com isso que decidiu voltar a fazer filmes independentes. A culpa pode ter sido devido ao ''Alien'', lançado 16 dias depois e que foi um fenômeno na época tendo um enorme marketing em cima.





Além do fracasso, Carpenter foi acusado de racista pela comunidade chinesa dos Estados Unidos, devido aos seus personagens chineses estereotipados, causando irritação de toda produção e do próprio elenco, em sua maioria originaria da Asia !
A situação mudou um pouco quando foi lançado em VHS, se transformando num filme cult, tendo fãs em todo o mundo, amenizando (um pouco) o estrago que já tinha causado. Quando chegou na TV, cansou de passar na Sessão da Tarde, fazendo a alegria da galera ! Mesmo com tudo isso, uma importante revista americana de entretenimento, a Empire Magazine, o classificou como #430 entre 500 dos melhores filmes de todos os tempos. A conclusão do filme ainda dá margem para uma continuação, que infelizmente com os problemas já citados, nunca saiu do papel, se é que chegou a estar no papel...

Com o lançamento de seu filme seguinte, ''Príncipe das Sombras'' de 1987, seus investidores recuperaram o dinheiro e Carpenter pode respirar aliviado, pois mais um fracasso poderia causar seus ostracismo. Depois disso, ''Eles Vivem'' de 1988 foi outro sucesso de bilheteria.





AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO é considerado um ''concorrente'' de ''O Rapto do Menino Dourado'' de Michael Ritchie com Eddy Murphy; alias, Carpenter foi pressionado para apressar as filmagens e lançar antes. A diferença é que o filme de Ritchie fez muito sucesso financeiramente falando, mas é bem menos conhecido.

Vamos a história, Jack Nurton (Kut Russell) é um caminhoneiro garanhão metido a machão tem como amigo Wang Chi (Dennis Dun), um chinês apaixonado por sua bela noiva Miao Yin (Suzee Pai). No bairro de Chinatown, um poderoso feiticeiro chamado Lo Pan (James Hong) sequestra Miao e a amiga (colorida) de Jack, Gracie Law (Kim Catrall) para se casar e se tornar imortal. A dupla vai em busca do resgate e contam com a ajuda de Egg Shen (Victor Wong), um rival de Lo Pan.





Originalmente, o filme seria no período de faroeste, inclusive o meio de transporte de Jack seria um cavalo, mas Carpenter decidiu alterar (ainda bem), e fez como se fosse nos dias atuais.

Para o papel principal Russell sempre foi a unica escolha para interpretar Jack, mas o estúdio 20th Century Fox queria Jack Nicholson ou Clint Eastwood mas ambos tiveram que recusar pois já estavam envolvidos em outros projetos. Sinceramente, foi muito bom assim, parece que Jack nasceu para ser interpretado por Russell, o estilo canastrão foi demais, não vejo outro ator fazendo um trabalho tão bom (ou meia boca tão bom). Inicialmente ele relutou em aceitar o papel, mas a amizade com Carpenter ajudou a aceitar. Infelizmente ele recusou um papel em ''Os Mercenários''.





Os demais do elenco temos:
*Dennis Dun que fez ''Ano do Dragão'' e ''O Ultimo Imperador''. Com certeza se inspirou em Bruce Lee para fazer seu personagem;
*Kim Catrall atuou como Samantha na serie ''Sex in the City além de uma cadete no primeiro ''Loucademia de Policia'' e um papel em ''Porkys'';
*James Hong fez uma cacetada de filmes, entre eles ''Blade Runner'', ''Ninja 3 - A Dominação'', ''Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu'', e o ''concorrente'' ''O Rapto do Menino Dourado''. Além disso dublou ''Kung Fu Panda'' e alguns games, como ''Sleeping Dogs'' e ''Call of Duty Black Ops 2'';
*Victor Wong também esteve em ''O Rapto do Menino Dourado'', além de ''3 Ninjas'', ''Sete Anos no Tibet'' e ''Ano do Dragão''. Faleceu em 2001 de infarto aos 74 anos.
*Suzee Pai atuou em Jakarta em 1988, teve participação em filmes pequenos e sumiu da mídia em 1993.
*Carter Wong, um dos 3 Temporais, foi um prolifero ator de artes marciais em Hong Kong. Se quiser ver um dessa época, junto com o astro Cuneyt Arkin (sim, o filme é meio turco, meio chinês), veja Ninja Killer.
*Peter Kwong é outro dos 3 Temporais e outro que esteve em ''O Rapto do Menino Dourado''. Teve pequenas aparições em varias series como ''Eu, A Patroa e as Crianças'', ''McGyver'' e ''General Hospital''.
*James Pax o mais poderoso dos Temporais (e não participou do ''concorrente'', vamos deixar bem claro), mas esteve em ''Ano do Dragão''. Na década de 90 fez alguns filmes em Hong Kong.

Saindo agora do filme, foi lançado um jogo em 1986 para ZX Spectrum e em 1987 para Amstrad CPC, C64 baseado no longa, mas é pouco conhecido e sinceramente é bem fraquinho (para não escrever coisa pior !). É um jogo beat' em up (estilo porrada, como o Double Dragon ou Final Fight) e pode-se escolher entre Jack, Wang e Egg Shen. Uma curiosidade, os personagens se movimentam da direita para esquerda, algo totalmente incomum nesse tipo de jogo.




Em 2001, foi lançado actions figures (de ótima qualidade por sinal) dos principais personagens, que hoje na sua maioria está nas mãos de colecionadores mas sendo possível encontrar alguns no eBay.




Em 2014, uma serie em quadrinhos continua a história, contando ainda com o próprio Carpenter no roteiro em parceria com Eric Powell.



Para quem gosta de games, AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO influenciou um dos jogos de luta mais conhecidos, Mortal Kombat. Raiden, baseado nos 3 Temporais; Shang Tsung, baseado no vilão Lo Pan e um dos fatalitys de Kitana, onde ela da um beijo e o cara engorda até explodir. Me lembro na época a primeira vez que assisti, sem internet e sem informação precisa, era tipo considerado o filme de Mortal Kombat, claro, hoje é bobagem, com a quantidade e facilidade de informações que podemos buscar na rede, mas antigamente no tempo de criança era muito legal ter essas ''imaginações'' assim como tive com Street Fighter - A Violência Urbana.

Se vocês achavam que as distribuidoras brasileiras eram muito criativas em relação a tradução de nomes dos filme para cá, em que muitas vezes são ridículas (que não é o caso desse, eu até gostei), sabe qual o nome desse filme em Portugal ? ''As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim'' !!!! É isso mesmo !



Quer mais informações, acesse:
http://www.wingkong.net/index.html

Trailer


Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China)
Estados Unidos
1986 - 99 minutos

Direção:
John Carpenter

Elenco:
Kurt Russell (Jack Burton)
Kim Cattrall (Gracie Law)
Dennis Dun (Wang Chi)
James Hong (David Lo Pan)
Victor Wong (Egg Shen)
Suzee Pai (Miao Yin)
Carter Wong (Temporal)

Download (versão legendada)


Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Apesar de ter fracassado, é um a aventura divertida e movimentada, um pouco diferente dos filmes sombrios, especialidade de John Carpenter.

    De 1976 a 1988, Carpenter fez vários filmaços como este citado, Assalto ao 13º DP, Halloween, Fuga de Nova York, Enigma do Outro Mundo, Christine e Eles Vivem, sem contar outros 4 ou 5 também interessantes.

    Foi a época de ouro do diretor.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E todos esses que vc citou ainda se tornaram cult !

      Excluir
  2. Adoro esse filme. Realmente Carpenter fez grandes sucessos no tempo citado pelo Hugo, mas com certeza essa produção é uma das minhas preferidas na categoria "pura diversão". Os demais tem as suas qualidades particulares, mas essa é sempre deliciosa de ser revisitada sem compromisso.

    Ótimo filme... eu recomendo.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. caramba esse clássico aqui no filme lixo???
    mas como porque?? ata! agora que ta explicado.
    que coisa! um super filme bem produzido e levar esse fim.
    eu fico de cara que tem filme muito mais ruim que consegue recuperar o gasto.
    uns filme novo que vi e achei uma porcaria é Godzilla.
    ainda não vi mas estão falando muito mal do ultimo filme das tartarugas.
    também com aquela cara de que foi um produto de um estupro de humano contra uma tartaruga.
    mas hoje carpete deve ter recu-perado a grana!
    elcio

    ResponderExcluir
  4. Realmente muitos não gostaram do novo filme das tartarugas, ainda não vi para opinar.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o típico filme para ver com um baldão de pipocas e desligar dos problemas. Não considero um "filme lixo", mas entendo pq está aqui no blog. Revi esses dias o Monster Squad (Deu a louca nos monstros), é muito bom tb e na época do lançamento foi outro fracasso pq há crianças falando palavrões e um fumante. Esses filmes dos anos 1980/1990 foram os últimos em matéria de diversão e efeitos especiais na raça, odeio ser saudosista, mas neste caso, não há como. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Aventureiros'' está longe de ser um FILMELIXO, mas de vez enquanto eu posto alguns filmes ''legais'', como Rabig Dogs, Kopps e outros !
      Abs !

      Excluir
    2. Rabid Dogs é muito bom e angustiante, um dos melhores finais que já vi.

      Excluir
    3. Para mim também, alias, Rabid Dogs conheci através do extinto Putrescine onde na curta sinopse que me deixou curioso dizia em um final ''totalmente pessimista''. Tive que assistir e foi um dos melhores filmes vi !

      Excluir
    4. Eu adorava ler as sinopses dos filmes no Putrescine, conheci muita coisa por lá. Eram os tempos anteriores ao orkut, mal tinha notícias de filmes b. Vc conhece o livro Cemitério Perdido Dos Filmes B: Exploitation – Cesar Almeida? Tem muita coisa interessante http://lelivros.club/book/download-cemiterio-perdido-dos-filmes-cesar-almeida-em-epub-mobi-e-pdf/
      Abraços

      Excluir
    5. Uma pena o Putrescine ter terminado, gostava muito, adquiri muita coisa por lá, até VHS !
      Sobre o livro, não conhecia, valeu pela dica ! Fiz o download e também encomendei o impresso ! Vi que são dois livros, vou ver se encontro o primeiro também. Abs

      Excluir
  6. Realmente eu assisti muito isso no final dos anos 80, quando passava na Globo.
    O filme pode até ser considerado de terror light, já que tem uma série de monstros e demônios que atacam os heróis ao longo da história. Mas o foco dele é aventura. E também acaba indo pra comédia aberta em algumas cenas (e pra comédia involuntária em VÁRIAS cenas, devido a certos exageros, né?rsrs).

    ResponderExcluir
  7. Esse rabid dogs já foi postado aqui no blog ? ( mesmo pelo que vcs citaram ele não sendo um filme lixo )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode pegar aqui:

      http://filmelixo.blogspot.com.br/2013/04/rabid-dogs-cani-arrabiati-o-melhor.html

      Excluir