Google+

17 de abr de 2014

Roboman (The Vindicator)

Releitura moderna de Frankenstein ? Mais ou menos...


Eu queria colocar de subtitulo, ''O Robocop dos pobres'' mas esse filme veio primeiro !!!!
Também conhecido como ''Frankenstein 88''; ''The Vindicator'' ou por nós brasileiros como ROBOMAN, é um filme canadense de 1986 ou seja, um ano antes do clássico ''Robocop'' então se por acaso alguém imitou alguém, esse alguém seria Robocop ! Alguém entendeu ? Bem, é isso mesmo, alguns desavisados podem achar ROBOMAN uma imitação barata de Robocop, o que pode ser aceitável (tem gente que achava o mestre Alborghetti como imitação do Ratinho...), mas antes de falarmos bobagem, é melhor sempre pesquisar né ?
Sem tirar os méritos de nenhuma das obras citadas, em Robocop tem uma cena muito parecida onde o policial de aço pega um inimigo pela parede e o joga pela janela.

Após o surgimento de ROBOMAN (e também de ''Exterminador do Futuro'') veio uma ''moda'' com filmes de ciborgues:
Robocop (1987);
R.O.T.O.R.'' (1988);
Cyborg - O Dragão do Futuro (1989) com Van Damme;
Robo Jox - Os Gladiadores do Futuro'' (1990);
Nemesis (1992);
CyberTraker (1994);
Esses foram alguns exemplos de homens, ciborgues e máquinas atuando juntos.



A primeira vez que tive contato com ROBOMAN eu devia ter, sei lá, uns 7 anos e me lembro que me borrava de medo quando via a capa do VHS na locadora aqui perto de casa (e acreditem, essa locadora existe até hoje), ainda mais com ''Invencível, Incontrolável, Indestrutível''. Vendo isso imaginava que era um robô que matava todo mundo, tipo um Jason da vida (eu não li a sinopse).
A capa em DVD continua com a mesma propaganda enganosa e ainda acrescentam ''Ele está solto nas ruas e totalmente fora de controle'', que piada, já que Roboman é o mocinho do filme e totalmente sob controle....

Capa do VHS
ROBOMAN foi ''inspirado'' no Frankenstein, talvez também em ''Exterminador do Futuro''. Foi filmado 100% em Montreal, Canadá ao custo de aproximadamente 4 milhões de dólares.

Vamos a sinopse, em um acidente provocado por um colega, um cientista se torna vítima de um projeto especial de armas e é mutilado. Outros cientistas transplantam seu cérebro para uma estrutura metálica com formas humanas e surge o Roboman, um ser com um desejo de vingança.
Como puderam ler, é uma história bem simples de um cara que foi ''fudido'' e agora busca vingança (será que não foi inspirado no ''Vingança de Jennifer'' ? Hummmm acho que não...).

Cientistas bolando planos malignos !
Roboman acordando...
O filme conta com furos no roteiro e tal, mas também conta com cenas bacanas, como por exemplo:
Quando Roboman foge do laboratório, ele entra num caminhão de lixo que está levando o mesmo para ser incinerado. Ele foi despejado e a roupa que estava usando se derreteu e revelou o ser robótico. Ele sai de lá tipo assim...


Outra cena bacana é quando surge outros ''Robomans'' e adivinhem quem deu cabo neles ? Não é quem vocês estão pensando !

Jean-Claude Lord foi o responsável pela direção, e acredito que seja seu trabalho mais conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Talvez os outros mais ou menos conhecidos sejam ''Horário de Visitas'' um terror de 1982 e ''Sombras do Passado'' um policial com Melissa George de 2004.

Belos efeitos especiais.
O ator principal ficou a cargo de David McIlwraith que é meio desconhecido para nós e atuou em algumas perolas como: ''Millenium - Guardiões do Futuro'', ''Segundas Intenções 2'' e ''Homem sem Sobra 2''. Em 2002 dirigiu um documentário chamado ''Celesta Found'' onde é baseado em diários datados entre 1895 a 1916 que foram encontrados acidentalmente numa cabana abandonada e relatam como era a vida no Canadá em zona rural nessa época. Já em 2005 dirigiu ''The Lynching of Louie Sam'' baseado em fatos reais do garoto Louie Sam de apenas 14 que foi linchado acusado de assassinato, mas que investigações posteriores concluíram que era inocente. Foi bem recebido bela critica.

Uma das melhores (se não a melhor !) coisas do filme sem duvida é a musa Pam Grier, mas infelizmente aqui ela não está nem um pouco sensual, já que faz uma caçadora de recompensa durona.
Para saber mais sobre ela, visite esse ótimo post do blog She Demons Zine (CUIDADO, TEM ELA PELADA, BLOG COM CONTEÚDO ADULTO), mas é outro lugar que consta que ROBOMAN é cópia de Robocop, não dê bola para essa parte.

Pam Grier
No Brasil foi trazido em VHS pela já falecida Look Video, que trouxe muitas perolas trash ! Para termos um pouco de nostalgia, trago uns trailers de alguns filmes que fizeram parte das locadoras nos anos 80 e 90.


ROBOMAN foi ressuscitado em 2012 para DVD mas como é de praxe por aqui, sem extras.
Finalizando, é bacana assistir caso não tenha outra coisa para ver...

Trailer



Roboman (The Vindicator)
Canadá
1986 - 93 minutos

Direção:
Jean-Claude Lord

Elenco:
David McIlwraith (Carl Lehman/Roboman)
Teri Austin (Lauren Lehman)
Richard Cox (Alex Whyte)
Pam Grier (Mercenária)
Maury Chaykin (Burt Arthurs)
Catherine Disher (Catherine Collins)
Stephen Mendel (Ian Massey)

Download (dublado)
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Puxa, eu sempre imaginava que esse filme era imitação de Robocop !

    ResponderExcluir
  2. Que horror! Eu me lembro de ter visto isto, era absurdamente medonho! Muito bom, a resenha e o texto sobre o filme mataram a pau. 8)

    ResponderExcluir
  3. Não é dos melhores... mas diverte até

    ResponderExcluir
  4. também achava ser plagio do robocopa!
    mas eu acho esse filme muito bacana! tanto que até comprei o DVD algum tempo atrás e ja revi esse filme algumas vezes sem perder a graça!
    elcioch

    ResponderExcluir