Google+

01 janeiro 2015

Ratos - Noite de Terror (Rats - Night of Terror)

Uma das maiores bombas da 7ª arte !!!!


Aaaaaeeeee, primeira postagem de 2015, muita paz e saúde a todos !!!! E para começar o ano bem legal, nada melhor que uma postagem de um clássico tosco de um dos maiores diretores de cinema do mundo (trash, é claro).

Para quem acompanha o FILMELIXO, sabe que já postei tudo que é porcaria inimaginável do mundo do cinema, filme que podem figurar em qualquer lista dos piores, ou ser considerado o pior de todos os tempos. Podemos citar por exemplo:
Dunyayi Kurtaran Adam
Manos
Plan 9 from Outer Space
Robo Vampire
Robot Monster

Como menção honrosa podemos citar os brasileiros:
Coca - O Preço de uma Vida
Cinderela Baiana
E qualquer um do mestre Sady Baby !!!

Mas ainda faltava um que pode entrar em qualquer top 5 dos piores que ''injustamente'' ainda não tinha trazido para cá, é claro que estou falando de RATOS - NOITE DE TERROR, da dupla dinâmica Bruno Mattei e Claudio Fragasso, pois quando os dois se juntam, pode ter certeza que merda virá !!!!
A primeira coisa que posso citar em relação ao filme é que ele é muito divertido, é demais, para aqueles que é amante de tosqueira e para aqueles que gostam de comedias. Isso mesmo, quem não curte trash mas gosta de comédia, de uma chance, tenho certeza que irá rir muito !!!
Eu sei que esse filme não teve a minima intenção de ser comédia (mais um motivo de ser ótimo), mas para quem não gosta de trash, assista com esse pensamento, não irá se arrepender !

A turma reunida.

Mattei e Fragasso são italianos daquela época que os cineastas picaretas ''imitavam'' e se ''inspiravam'' em obras de sucesso e criavam seus filmes tentando pegar carona. RATOS se passa num futuro apocalíptico onde a dupla tenta criar algo que lembre ''Mad Max'' misturado com terror. Mas é somente esse ''mundo apocalíptico'' e as gangues que tentam sobreviver nesse planeta com comida e água escasso, que se assemelha com o famoso filme com Mel Gibson, nossos queridos diretores criaram uma história onde ratos são os principais vilões.

Quanto a utilizar ratos como vilões, isso não é novidade, pois em 1972 teve ''Ben, O Rato Assassino'' (sim, com o nome de um clássico de Michael Jackson), uma perola trash de Phil Karlson, continuação de ''Calafrio'' de 1971.



Ratos, os grandes vilões do filme !

Falando um pouco sobre Mattei (1931-2007), ele é uma especie de Ed Wood italiano, realizando perolas inimagináveis de tão toscas e divertidas assim virando cult para amantes do terror e trash.
Seus trabalhos incluem filmes obras ''inspiradas'', conforme já citei como ''Cruel Jaws'', ''Shocking Dark/Terminator 2'' (a picaretagem era tanta que as vezes copiavam até o nome), ''Robowar'', ''Strike Commando 1 e 2'', alguns filmes da serie Emmanuele, ou melhor ''Black Emanuele'' (com apenas um ''M'') e claro o filme dessa postagem, talvez o mais famoso de sua filmografia. Mattei usava um pseudônimo chamado Vicent Dawn, uma homenagem ao clássico de George Romero ''Dawn of the Dead''. Faleceu em Roma aos 92 anos devido a um câncer no estomago.

Bruno Mattei

Seu parceiro Fragasso começou sua paixão pelo cinema desde cedo, com 12 anos fazendo filmes caseiros com seus amigos. Quatro anos mais tarde já era profissional sendo assistente de edição e aos 18 assistente de direção. Ele além de diretor é roteirista, alias esse é seu forte, com perolas trash como ''Strike Commando'', ''Robowar'', ''Cop Game'', esse da postagem e claro, o melhor de todos, ''Trol 2'', escondido como Drake Floyd. Também costumava usar Clyde Anderson. É casado desde 1978 com Rossella Drudi, com quem o ajudou em diversos roteiros e histórias.

Claudio Fragasso

Voltando ao filme da postagem, a sinopse é mais ou menos assim, no ano de 2230 , duzentos e vinte e cinco anos após a grande explosão nuclear, gangues de sobreviventes, lutam pela posse de comida e água entre si . Andando de ruínas em ruínas, correm desesperados por alimento que os sacie, mas uma guerra muito pior estava por se travar. Um novo inimigo agora os ataca e seu objetivo maior é um só: todo ser humano é alimento - destruir para sobreviver retirado do VHS nacional.

Lendo isso parece que iremos assistir um grande filme de ficção, até começar o letreiro bem no inicio do filme:
No ano 2015 da Era Cristã, a insensibilidade do homem finalmente triunfa e centenas de bombas atômicas devastam os cinco continentes.
Aterrorizados pelo massacre e destruição os poucos sobreviventes da catástrofe procuram refúgio
nos subterrâneos.
Naquele momento, começa a Era que se chamará "Após a Bomba" o período da segunda raça humana.
Um século depois, vários homens insatisfeitos com o sistema imposto pela Nova Humanidade rebelam-se e voltam a viver na superfície da Terra como seus ancestrais.
Assim começa uma outra raça, a dos Novos Primitivos. As duas comunidades não têm contato por um longo período, aqueles que ainda vivem no subterrâneo são sofisticados e desprezam os Primitivos, consideram-nos selvagens.
Esta história começa na superfície da Terra, no ano 225 A.B. Após a Bomba... (a bomba substituiu até o Cristo kkkkkk)

Bem, para quem viu o filme, essa mensagem inicial parece ter sido o único toque pensante da dupla Mattei/Fragasso, pois a partir daí, o longa conta com uma história minuscula apenas para encher linguiça e para mostrar os ratos matando os personagens, aqui nesse caso, iremos torcer para os roedores, pois cada morte é divertidíssima, e ficamos torcendo para o filme não acabar, pois queremos assistir mais e mais ratos sendo jogados de balde nos atores ! Outra coisa, iguanas sobreviveram as bombas nucleares !!!

As iguanas são muito resistentes e sobreviveram as bombas nucleares !

O filme começa com os tais ''Novos Primitivos'' entrando num prédio onde encontram um computador e um sistema que filtra água, para eles é a chance de sobreviver nesse mundo terrível que vivem. Só que para o azar deles (e sorte a nossa), que os coitados serão atacados impiedosamente por um ''exercito'' de ratos radioativos mutantes e assassinos que ainda por cima ficaram muito inteligentes !!!

O que é de se admirar são os motoqueiros machões com barba na cara com medinho dos pobres bichinhos, mas que seja, porque eles não deram fora para bem longe dali então ? Tudo bem que os ratos ''voam'' mas era só fugir daqui já que supostamente não teriam como enfrenta-los, não é ? Na verdade até tentaram... mas enfim... Além disso, esses personagens parecem ser os caras mais idiotas possíveis, situações que seriam fácil de resolver acabam sendo uma tortura e os levando para a morte. Se não bastasse os ratos, depois de um tempo eles mesmos começam a brigar entre si (maldito ser humano), mas até aí é até compreensível, ou não...

Aqui tudo é ruim, atuação, trilha sonora, roteiro, figurino, alias, o figurino é algo que chama atenção, parece que todos saíram de uma festa a fantasia. Tem o líder do grupo que parece o George Michael no auge quando ele parecia ser homem, com uma boina estilosa e um gigante lenço vermelho no pescoço. Tem uma mulher de capa, um bagulho que parece maiô e chapéu ! Tem um outro que parece o Tong Po do ''Kickboxer'' com a roupa do Scorpion de ''Mortal Kombat''. Um tal de Duke usa uma roupa do Napoleão e por aí vai ! Interessante notar que mesmo nesse mundo com recursos escassos, eles parecer terem tomado banho e pego suas roupas na lavanderia de tão limpas que estão !

Braddock, é você ?

A atuação enfadonha dos atores é algo de outro mundo de tão divertida, chegamos a acreditar que os pequenos roedores de poucos centímetros são realmente capazes de nos fazer algum mal, no sentido de nos atacar em bando e nos matar. O ataque dos ratinhos ganham proporções nunca antes vista e geralmente atacando por cima, ou seja, via balde dos produtores !

Talvez as melhores atuações sejam mesmo dos ratos, ou melhor, dos porquinhos da índia pintados para parecerem ratos ou você achava que eram ratos de verdade ? Aqui não é o ''Hipertensão'' (se bem que no programa era ratos de laboratório, mas mesmo assim...), e o jeito foi pintar os porquinhos e até que o resultado foi satisfatório para o padrão Mattei/Fragasso.

Filme trash sem sexo não é trash !!!!! Mas se contentem, pois é só uma cena =(

Tudo nessa bomba é engraçado, até o nome dos personagens, Chocolate, Video, Deus, Lucifer e outras bizarrices se encontra aqui. Os personagens são caricatos demais, são muito divertidos, cada um com uma personalidade e especialidade, Deus por exemplo tem uma tatuagem na cabeça e é tipo o intelectual do grupo, conhecendo quase tudo sobre ratos, Duke se acha o bonzão e a todo custo quer liderar os ''Novos Primitivos'', tem o Noah que conhece botânica e jardinagem sendo que sempre viveu num mundo devastado (sic), tem a Myrna (guarde esse nome), a qualidade dela é gritar, chorar, se esperniar, PQP, mulher chata pra caralho, ela que deveria ser a primeira morrer no filme !!!!

No elenco temos em sua maioria usando pseudônimos (seria vergonha em trabalhar para o Mattei ?), talvez o mais conhecido seja Ottaviano Dell'Acqua (aqui como Richard Raymond) que apesar de ter mais de 70 filmes no currículo como ator (muitos sem credito, apenas com uma pequena participação), seu forte mesmo é ser duble (talvez assim é melhor para se ''esconder'' das diversas bombas que atuou), como por exemplo ''2019: After the Fall of New York'', ''Cop Game'', ''Zombi 3'', já como duble, esteve em ''007 - Quantum of Solace'', ''Anjos e Demonios'', na serie ''Roma'' e claro, em uma cacetada de lixos, mais de 180 para se terem uma ideia.

O líder atacando um exercito de ratos !

Outra pessoa do elenco conhecida, pelo menos para quem curte trash, é a bela Geretta Geretta (que aqui no filme só sabe gritar e chorar, mas não mais que a personagem Myrna), nascida em Oregon/Estados Unidos, mas que fez fama na Europa como atriz e diretora. Ela fez outro filme clássico de Mattei ''Shockind Dark/Terminator 2'' além de ''Demons - Filhos das Trevas'', ''Guerreiro do Mundo Perdido'', ''2020 Texas Gladiators'', entre outros. Após alguns trashs no currículo, se formou ''The American Film Institute MFA Screenwritng Program'' e se dedicou a tembém escrever e digirir curtas. Também adora um pseudônimo, Janna Ryann, Geretta Marie Fields, Geretta Giancarlo, Marie Giancarlo Geretta, são tudo a mesma pessoa !

Depois temos Massimo Vanni (usando o nome de Alex McBride) que atuou em ''Tuareg - O Guerreiro do Deserto'', ''Os Guerreiros do Bronx'' e ''Fuga do Bronx''. Outros atores dessa bomba são Gianni Franco (ou Richard Cross), Fausto Lombardi (ou Tony Lombardo), Jean-Christophe Brétigniere (ou Cristoph Bretner) e Ann-Gisel Glass (essa usou o nome verdadeiro !)

Opa, levou uma mordida !

Se não bastasse toda essa baboseira, o filme conta com um final até que surpreendente para o padrão trash, dando uma reviravolta bem divertida. Essa bomba é altamente recomendada, independente se você gosta de tosqueira ou não, recomendo, não vai se arrepender !

Esses homens guardam um segredo, só no final irão saber !!!

Foi lançado no Brasil em VHS pela FJLucas Video na melhor época que tivemos para os amantes da 7ª arte (eu sou nostálgico, prefiro o ultrapassado, caro e pesado VHS ao DVD, podem me chamar de louco), mas naquele tempo tivemos uma variedade maior de lançamentos nesse estilo por aqui e assim tivemos o prazer de conhecer filmes desse calibre. Para variar, o filme foi relançado em DVD e Blu-ray lá fora, enquanto aqui, ficamos chupando dedo...

Essa versão que trago é ripado do raríssimo VHS nacional, agradecimentos ao amigo Tatuador do blog Só Legendas Raras.

Trailer


Ratos - Noite de Terror (Rats - Night of Terror)
Itália/França
1984 - 97 minutos

Direção:
Bruno Mattei
Claudio Fragasso

Elenco:
Ottaviano Dell'Acqua  (Kurt)
Geretta Geretta (Chocolate)
Massimo Vanni (Taurus)
Richard Cross (Video)
Ann-Gisel Glass (Myrna)
Cindy Leadbetter (Diana)
Katharine Troth (Kat)
Jean-Christophe Brétigniere (Lucifer)
Fausto Lombardi (Deus)
Porquinhos da Índia pintados (Ratos)

Download (versão legendada)

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Qdo explodiu a bomba? 2015 ou 2005? (225 antes de 2230)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, não tinha reparado nisso !!!
      Mattei talvez matava aula de matemática !!!
      kkkkk

      Excluir
  2. Feliz 2015 amigo FILMELIXO . Com certeza começou bem com esta jóia do cinema Trash italiano. Imperdível e obrigatório para os fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tato, um grande 2015 para ti também !
      Realmente, RATOS é obrigatório para os amantes de trash !

      Excluir
  3. Vi algumas cenas desse filme no ano passado quando tava fazendo uma pesquisa sobre filmes com mini-monstros.rs
    Bom, vim desejar um feliz 2015!
    A gente se fala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leo, um grande 2015 para nós !!!

      Abs !

      Excluir
  4. voltando da ressaca! feliz 2015 bando de doidos haha!
    caramba eu tinha visto isso em VHS, mas hoje nem tenho mais lembranças.
    elcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Elcio, aproveita e revê Ratos !
      Feliz 2015 !
      Abs !

      Excluir
  5. Caralho, que picaretagem ! Esse filme é muito trash !

    ResponderExcluir