Google+

24 de mai de 2015

Commander - O Ultimo Soldado Americano (The Last American Soldier)

A versão italiana de Rambo !


''First Blood'' é um romance escrito pelo canadense David Morrell lançado em 1972. Inspirou um dos personagens mais famosos da história do cinema, Rambo. Sabia dessa ?
Morrell se inspirou para escrever um romance de guerra, a partir das histórias de seus alunos (ele também era professor de inglês) que foram veteranos da Guerra do Vietnã. Já o personagem, se inspirou no mais condecorado militar dos Estados Unidos, Audie Murphy, que a partir de 1948 virou ator de filmes de faroeste de baixo orçamento. O nome Rambo, deriva de uma maçã comum na Pensilvânia. Reza a lenda que Clint Eastwood, Steve McQueen, Al Pacino, e Dustin Hoffman estiveram cotados interpretá-lo mas nenhum aceitou o convite.


O primeiro filme leva o mesmo nome no original, no Brasil, ''Rambo - Programado para Matar'' (tem esse nome e Rambo não mata ninguém nesse primeiro filme) e tem uma certa fidelidade com o livro, mas com uns pontos importantes diferentes, como no romance, Rambo é um homem problemático e mata vários inocentes, mas a maior diferença é:



[SPOILER GIGANTESCO, PULE SE NÃO QUISER SABER O FINAL DO LIVRO]








No final do romance, o herói é assassinado pelo seu superior Coronel Trautman, mas Stallone vendo potencial no personagem, muda o roteiro e Rambo sobrevive. Mesmo assim, foi filmado um final alternativo onde ele se suicida. Curiosamente, Morrell gostou do filme e escreveu mais histórias do personagem sem explicar como ele sobreviveu, fazendo de conta que isso nem aconteceu... Ou vai ver, Rambo tem os mesmos ''poderes'' de Jason, já que volta sempre no próximo ''Sexta Feira 13'' !
               





[FIM DO SPOILER GIGANTESCO, PODEM CONTINUAR, OBRIGADO]




Rambo é tão famoso que até a Xuxa fez música, não acredita ?


Infelizmente, o livro nunca foi lançado no Brasil, ou melhor, nunca foi traduzido para o português, pois nem em Portugal chegou !!! Realmente uma pena, pois se trata de um dos personagens mais famosos do cinema.

PS: Correção, foi lançado sim, agradecimentos ao leitor Eduardo Lima pela informação.

Com esse sucesso todo, obviamente os picaretas de plantão não poderiam de deixar de produzir suas péssimas versões inspiradas em John Rambo (alias, o nome ''John'' é somente no filme, no livro é apenas Rambo) como por exemplo Korkusuz, Vahsi Kan, ''Final Mission'', Strike Commando'', ''Kill Crazy'', ''Cocaine Wars'', ''Rambu: The Intruder'' entre tantos e tantos outros.


Mas não teve apenas copias ridículas, saiu alguma coisa ''relativamente'' boa como ''Braddock - O Super Comando'' com o super mega blaster mito maior de todos Chuck Norris, abaixo do Cuneyt Arkin, é claro !
Obviamente não poderia faltar a versão italiana, eis que surge COMMANDER !


Bem, depois de ''Rambo 2: A Missão (Rambo:First Blood Part II)'', os amantes dos lixos da 7ª arte aguardavam ansiosos pelas suas ''continuações'' fundo de quintal que a primeira parte já nos havia brindado. COMMANDER é aquele tipo de filme ''Sessão da Tarde'' (nem sei se passou na TV por aqui) onde o que vale é porrada, tiros e diversão ! 

Obviamente, como não poderia deixar de ser, a história é o que menos importa, Roger Craig ou Commander (Craig Alan) é um veterano do Vietnã que tem sua aldeia e testemunha sua esposa ser morta. Ele junta seus amigos barra pesada e parte para vingança. Simples, né ? Mas não precisa mais do que isso para vermos mortes e mais mortes dos inimigos. Querem uma sinopse mais completa ?

''Commander e seu grupo possuem base numa aldeia na Tailândia, de onde executam missões especiais para o exercito americano. Os russos inconformados com a pericia e eficiência de Commander, querem a todo custo elimina-lo. Ao mesmo tempo em que ele recebe a missão de capturar um equipamento secreto que num navio russo, sua aldeia é localizada e os vietcongues sob comando dos russos exterminam seus habitantes, tomando sua esposa Cho-Lin que está gravida, como refém. Commander tenta negociar a vida de Cho-Lin em troca do equipamento secreto, é traído, preso e torturado. Sua sede de vingança e sua furia são incontroláveis, uma perfeita máquina assassina''.


O filme até trás umas cenas boas, como por exemplo onde Craig é torturado, os inimigos amarram um plastico em sua cabeça e colocam água podre por cima desse saco fazendo que ele se afogue. Confesso que nunca tinha visto essa tortura. Craig parece realmente estar aflito nessa cena, com certeza sua melhor atuação durante todo o filme. Falando em atuação, Craig Alan teve uma digna, para fazer inveja ao Ricardo Marchi e seu eterno Cigano Igor.


Já que estamos falando de Craig Alan, ele é desconhecido até dos maiores conhecedores do cinema italiano, participou de menos de 10 filmes, os mais conhecidos são ''Mercenárias (Mankillers)'', de David Prior onde interpreta um drogado por poucos minutos (sim, participação pífia) e num tal seriado alemão/polonês/russo, chamado ''Alaska Kid''. Se esses são os mais conhecidos, imagina os desconhecidos ???!!! Uma pena não ter participado de outros filmes, não sei dizer se foi por sua iniciativa ou se nem mesmo os diretores trash não viram talento no rapaz...

Sobre o diretor Ignazio Dolce, esse sim é bastante conhecido mas mais como ator do que diretor. Participou de diversos filmes épicos, com pequenas ou grandes participações entre eles: ''A Ultima Grande Pompeia''; ''Golias Contra o Gigante''; ''As Aventuras do Ladrão de Bagdá''; ''Hércules na Conquista de Atlântida''; O Velho Testamento entre outros. Aos mais velhos, lembram do Topo Gigio ? Dolce participou de um filme, ''As Aventuras de Topo Giggio'' também !




Como ator, seu ultimo filme foi o thriller mais ou menos bem avaliado na Itália, ''A Dupla Face no Escuro'' de 1969, que pode lembrar os filmes de Hitchcock. Virou diretor em 1974 com ''L'ammazzatina'' e depois que viu sua carreira ''decolar'' do outro lado da câmera, começou a usar o pseudônimo Paul Robinson ! COMMANDER foi seu filme mais ''famoso'', pois é, imagina os outros !!!

COMMANDER é um filme italiano, falado em inglês e filmado na Filipinas, alias nessa ilha asiática, surgia grandes perolas do cinema cult/trash nos anos 80/90, geralmente financiado por estúdios europeus e chineses. Provavelmente aqui era bem barato de se filmar e a mão de obra com figurantes era muito quase de graça, sei lá, a unica explicação que tenho irem até lá.

Como citei anteriormente, não tenho certeza se passou na TV, mas fomos brindado pelo seu lançamento no saudoso VHS pela Vic Video Produções Ltda, rua Ministro de Godoi 595, Perdizes, São Paulo/SP, opa, me empolguei nas informações. Alias, a ''sinopse completa'' extraí da capa do VHS.



A versão que trago para vocês é legendada em português do VHS original, exclusivo FILMELIXO ! Infelizmente a imagem não está das melhores, mas isso é até um atrativo para nos levar de volta aos anos 80/90 com as fitas velhas e bastante usadas das locadoras.

Trailer (não tem, mas curtam o contador de corpos de COMMANDER)


Commander - O Último Soldado Americano (The Last American Soldier)
Itália
1988 -  102 minutos

Direção:
Ignazio Dolce

Elenco:
Craig Alan (Roger Craig)
David Light (Vlassov)
Larry Brand (Buffalo)
Tanya Gomez (Cho Lin)

Download (versão legendada) 
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Parabéns por compartilhar a raridade. Assisti esta versão italiana do Rambo a muitos anos atrás em VHS. O amigo Filme Lixo esta possibilitando resgatar um filme que continua inédito em DVD e Blu-Ray. Felizmente existe a internet para compartilhar e divulgar preciosidades esquecidas pelas distribuidoras. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a força Tato !
      Se não tiver enganado, esse filme foi lançado em DVD somente na Alemanha, mas como não tenho certeza não coloquei no post. De qualquer maneira, assim como vc escreveu, salve a internet por podermos compartilharmos diversas raridades !
      Abs !

      Excluir
  2. Senhores, este pra mim foi novidade, se teve ele na locadora por aqui, passei batido.
    Mas Filme lixo, na matéria vc citou o "Strike Commando", fala que tem aqui fala.
    Kaufman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Kaufman, infelizmente esse eu nunca vi por nossas bandas, mas na net tem, resta uma alma caridosa começar a tradução sem arquivo pois não localizei em nenhuma língua... =(

      Excluir
  3. Pois é, também já pesquisei por aí e necas e catibiribas. Outro nessa linha que estava doido para achar legendas era para este: http://www.imdb.com/title/tt0086459/ até já vi arquivo em BDRip.

    ResponderExcluir