Google+

21 de mar de 2016

Mestres da Vingança (Cripped Masters)

A bizarra dupla de artistas marciais !


Os filmes de artes marciais tem basicamente (pelo menos os antigos das décadas de 70-80-90) um mesmo enredo genérico, uma namorada sequestrada, um mestre morto e seu aluno busca vingança, uma gangue que atormenta um bairro, enfim, tudo para justificar a pancadaria. Podemos até comparar com os filmes pornos onde apenas a atração é o sexo, e nos filmes de artes marciais é a luta.

Aqui também tem gore !!!!

Claro que de vez em quando surgia algo diferenciado que é o caso dessa postagem, MESTRES DA VINGANÇA (CRIPPED MASTERS) que também tem muitas lutas e um enredo banal. Ok, mas, o que o torna diferente ? Bem, os protagonistas são deficientes físicos, um não tem os braços, o outro tem as pernas atrofiadas, mas ambos lutam bem pra caralho ! Pois é, não precisam ficar com pena deles, a dupla de heróis coloca todo mundo para correr ! Até nos faz pensar, com tantas pessoas bem de saúde preferem roubar, aqui temos exemplo de pessoas com necessidades fazendo um filme.

Ele teve os braços cortados.

Enfim, conforme destaquei, o enredo aqui não vale de nada, Lee Ho que violou algumas regras (que não sabemos qual) de seu clã, tem como punição seus braços cortados (mal cortados até, deixaram um toquinho na esquerda que fará toda diferença). a mando de Chang Chun Chen, o maldito puxa saco do vilão Lin Chung Kung. Ho coitado, está humilhado, fudido e mal pago, não tem nem para onde ir. Depois de um tempo ele chega num restaurante que com muita insistência, o garçom o deixa entrar mas não sem dar uma trolada, ele manda o cara servir o chá sozinho !!! Porra, o coitado não tem os braços !!!! Que atendimento do caralho nesse restaurante, Reclame Aqui neles !!!

Nem para ajudar o cara...

Ho então tenta tomar o chá direto no bico do bule, assustando a clientela. O dono do restaurante ordena que o retirem do recinto mas antes o garçom trolador tem que fazer mais uma das suas, tras um frango para ele mas fica o provocando o colocando e tirando da boca de Ho. Até que nosso herói morde sua perna. Com isso tudo os demais clientes caem na gargalhada.

Até que o segurança do local o expulsa dali, mas não sem antes claro, o encher de porrada. Ho que apanha mais que o Neymar até que finalmente tem um sossego, é acolhido por um simpático velhinho que o ajuda. Mas é claro que é por pouco tempo. Membros de seu ex-clã aparecem para cobrar o ''dizimo'' do velhinho mas acabam encontrando Ho, preciso dizer o que acontece ? É Obvio que apanha mais ainda, junto com seu amigo.

Ho trabalhando na fazenda.

Para não causar mais problemas ao velho, Ho vaga sem rumo até chegar a uma fazendo onde o dono resolve lhe dar um trabalho. Pelo menos por um tempo o herói deixa de apanhar. Do outro lado dali, o homem que mandou cortar seus braços está sendo torturado pelo seu mestre Lin Chang Cao, que joga acido nas suas pernas. O motivo ? Por saber demais !!!!

O mestre FDP !!!

Lin Chang Cao é um cara FDP, cruel e perverso, não tem piedade nenhuma, com ninguém. Chega até a invadir uma escola de lutas e toma-la para si. Ele é tipo uma tartaruga, tem um escudo nas costas que também usa para atacar, bem bizarro, não tinha visto isso em nenhum outro filme.

Continuando, numa daquelas coincidências que só acontece nas novelas mexicanas, o ferido Chen encontra Ho pescando e tenta escapar mas sem chance contra alguém que ainda tem as pernas boas. Chen pede para ser morto mas Ho também sabe ser cruel e decide não mata-lo e sim tortura-lo.

Chen preparado para mais uma batalha !

Infelizmente após poucas cenas de tortura (que sádico que sou), ao entrarem numa caverna, Chen tenta a todo custo convencer Ho a saber a verdade, onde quem mandou cortar seus braços foi o mestre. Ho que não dá bola para a conversa, começa a ouvir um voz pedindo ajuda. É um monge shaolin que estava todo contorcido dentro de um cesto. Esse monge que estava escutando a conversa, convence ambos a se unirem e terem suas vinganças. Então os dois começam a ter treinamento de Kung Fu. Um adendo, existem tantos mestres de artes marciais na China que até dentro de cestos é possível encontrar !


O treinamento !

Nem preciso avisar que a dupla vai atrás atras um por um, moendo no cacete todos seus algozes até chegar no mestre casco de tartaruga. O filme tem boas cenas de luta, levando em consideração as limitações (ou não) dos protagonistas. O Chen por exemplo, consegue correr com as mãos mais rápido que seus inimigos com as pernas !

O uso de personagens deficientes não é novidade aqui, quem inventou foi o diretor Chang Cheh no clássico ''O Espadachim de um Braço Só (One-Armed Swordsman)'' de 1967 que teve mais duas continuações. Os dois primeiro estrelado pela lenda Jimmy Wang Yu. Em 1971 Wang Yu estrelou e dirigiu o clássico ''Lutador um Braço Só (One Armed Boxer)'' de Yu Wang filmado em 1971 que teve a continuação ''O Mestre da Guilhotina Voadora (Master of the Flying Guillotine) de 1975, um dos melhores filmes de artes marciais de todos os tempos.

O mestre derrotando mais um.

Em 1978, Chang Cheg filma ''Crippled Avengers'' que tem persongens deficientes mas com atores normais. A grande diferença de MESTRES DA VINGANÇA é utilizar atores realmente com problemas físicos. Assim como os outros, também teve continuações, infelizmente não lançadas no Brasil. ''Crippled Masters 2: Two Crippled Heroes'' de 1980 e ''Crippled Masters 3: Fighting Life'' de 1981 mas facilmente encontrado no Youtube em inglês.

Mas se for pegar na história, o primeiro filme a utilizar deficientes de verdade, tanto físico como mental foi o ''Freaks'' de 1932 dirigido por Tod Browning, onde utilizavam funcionários de um circo dos horrores, algo comum na época. Em 1927, o próprio Browning filmou o ''O Monstro do Circo (The Unknown)'' com Lon Chaney interpretando um personagem sem os braços.

Alguns participantes de ''Freaks''. Browning ao centro.

Voltando, MESTRES DA VINGANÇA foi dirigido por Law Chi e assim como o mestre Godfrey Ho, possui diversos pseudônimos. Esse talvez foi seu filme mais famoso, junto com a bizarrice bruceploitation ''The Dragon Lives Again'' com ''Bruce Lee'' ressuscitando !!! As continuações não foram dirigidas por ele.

Agradecimentos ao Jaburtufo do blog http://jaburtufo.blogspot.com.br/, por essa raridade dublada, alias, aproveitando, quem gosta de animes, principalmente os antigos, recomendo fortemente seu blog, lá tem raridades em português que não se encontra em outros sites.

Trailer



Cripped Masters - Mestres da Vingança
Hong Kong/Taiwan
1979 - 92 minutos

Direção:
Law Chi

Elenco:
Sam Chung-Chuen (Lee Ho)
Chao Ming Kang (Chang Chun Chen)
Cheung Chung-Kwai (Mestre Lin Chang Cao)
He Jiu (Mestre Shaolin)
Chan Muk-Chuen (Amigo da dupla)
Hsiang Mei-Lung (Capanga)
Ma Cheung (Outro capanga)
Pang San (Segurança do restaurante)
Tai Leung (Velhinho que serviu para apanhar)

Download (versão dublada)
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Bom, o mínimo que se pode dizer é que é um filme que foge de todos os padrões, né?
    Aproveito pra dar os parabéns a você pelo aniversário do blog.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que queria ver esse filme! Muito da hora. Baixando já essa maravilha!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por mais esta raridade! Estava há tempo com o filme pra ver mas como não tinha as legendas, fui adiando.
    Agora não tenho mais desculpa pra não ver.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Oh, esse filme é dos bons hehe. A batalha final então é uma beleza. Se eu conseguir o 2ª legendado te mando também.
    Valeu mano por lembrar do meu blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tava a mto tempo atras desse filme mas o problema q eu nao sabia nem o nome, assisti a mais de 10 anos atras... Se a descricao fosse do filme mesmo ia ajudar mto mais o pessoal encontrar seu blog... Mto obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a dica, é que geralmente posto o trailer bem antes da postagem aqui e acabo não atualizando o Youtube kkk

      Excluir