Google+

22 julho 2014

Olum Savasçisi (Death Warrior)

Filme de ninjas turco e ainda com o astro Cuneyt Arkin !


Antes de escrever sobre essa obra prima, devo apresentar uma das maiores lendas que o cinema turco (B) já revelou, Cuneyt Arkin. Vai ser até melhor assim, assim vocês se acostumam com a leitura e já estarão ''anestesiados'' com a merda do filme que virá a seguir. Se vocês acham Plan 9 como o pior filme de todos os tempos, é porque ainda não assistiram esse aqui. Eu nunca falei tão sério na minha vida. E quando falo que é sério, é porque é sério ! Entenderam ?

Nascido como Fahrettin Cüreklibatır em 1937 na cidade de Eskişehir que fica a 330km de Istambul, viu como o FILMELIXO não é só bobagem e ainda cultura !
Recém formado em medicina, Arkin se casou com uma colega de faculdade, mas no entanto seu primeiro casamento não durou muito, devido a sua agenda cheia no cinema. Nesse casamento teve a sua primeira filha.

Somente em 1968, após cinco anos de carreira, que adotou o nome artístico que conhecemos hoje e também no ocidente, podemos ver alguns créditos como George Arkin. Nesse mesmo ano, casou pela segunda vez, desda vez com uma garota de família rica, onde seu pai tinha uma fabrica de azulejos. A união durou apenas dois anos que, segundo ela, não podia mais aguentar o estilo de vida com seu marido sendo uma celebridade turca. Com a separação, Arkin teve problemas com alcoolismo. Depois de um tempo, ele prometeu para de beber e conseguiu uma reconciliação. O casal teve dois filhos e a família toda já participou de alguns filmes de Arkin, sim, inclusive a esposa.

Arkin era uma especie de Marlon Brando turco.
Arkin é um ator bem versátil, pois já atuou em dramas, comédias, ação, artes marciais, acho que só faltou filme porno no seu currículo (ou quem sabe já até participou e eu não sei...)
Talvez seu filme mais famoso seja ''Dunyayı Kurtaran Adam'' ou melhor Star Wars turco, que é muito famoso para os amantes do trash.

Já ganhou alguns prêmios de cinema na Turquia e se aposentou em 2007 quando estava com 69 anos. Dificilmente saberemos quantos filmes realmente fez pois em algumas biografias que encontramos por aí relatam em 250 entre filmes e series, em outras mais de 300, mas uma coisa é certa, trabalhou pra caralho !!! Além de atuar, dirigiu e produziu alguns filmes.

Chegou a hora mais esperada (ou não), inevitavelmente tenho que escrever sobre essa merda, então deixa eu respirar fundo e... vamos lá !
DEATH WARRIOR (é melhor o nome americanizado que o original, né ?) foi dirigido pelo rei do plagio turco, eu estou falando de Cetin Inanc, o diretor de Korkusuz e outras versões poéticas turcas. Mas Inanc não tinha apenas Serdar como astro, Arkin foi outro ator com que o diretor tinha grande amizade.

Esse filme foi provavelmente (para não dizer 100%) inspirado numa outra bomba estrelada por Chuck Norris, ''The Octagon'', aqui lançado com o ridículo nome ''Escola de Assassinos''. Nessa porcaria, James (Norris) é um campeão de artes marciais aposentado que decide apenas em curtir a vida e não se envolver mais em combates. Uma mulher, o convence a se infiltrar numa base terrorista que treina ninjas para cometer assassinatos. Escola ? Assassinos ? Me lembrou Mercenários da Morte.

Chuck X Ninja
Enfim, aqui o enredo é mais ou menos assim, nos Estados Unidos um grupo de perigosos ninjas assassinos estão causando o terror, somente um policial turco experiente é capaz de enfrenta-los.
Putz, tem que chamar um cara do outro lado do mundo para enfrentar uns ninjas ? Sim, acontece que assassinos não são que nem os do Godfrey Ho, aqui eles podem ficar dias sem respirar, lutar com os olhos vendados, tem poderes psíquicos e pirotécnicos ! É mole ou quer mais ?


Tem mais, além disso tudo, eles aprendem que qualquer tipo de objeto pode ser arma, desde palito até cartas de baralho, sim, esses dois aparecem no filme ! Os ninjas daqui são os mais poderosos que já vi, esqueçam os cinco elementos que aparecem no The Super Ninja eles não passam de amadores ! Se não bastasse todos esses poderes, quando morrem se transformam em monstros !!!! Ops, acho que estraguei a melhor surpresa !!!!




Bem, o filme começa com o treinamento dos futuros ninjas, liderados pelo barbudo que aparece no GIF acima, se vocês assistiram Korkusuz, irão notar que é o vilão que enfrentou Serdar. Esse mestre ninja (que não tem nome), mostra toda sua capacidade que nem Bruce Lee seria capaz de realizar. Após liquidar com vários alunos, os melhores partem para uma prova final, que como são assassinos, vão cometer... mortes. O filme todo rola mais ou menos assim, as cenas das aulas e depois com cenas de Arkin, depois volta para as aulas, Arkin, aulas... Até chegar ao fim.




Continuando, os ninjas invadem (facilmente por sinal) uma casa, onde um casal está no patio curtindo numa boa. A mulher entra na piscina e o coitado do cara é abordado por um mascarado empunhando uma cimitarra, que para quem não sabe, é uma espada curvada tipica do Oriente Médio. Na Turquia é chamada de Kilij. Voltando, o coitado levanta as mãos como se estivesse se rendendo e o ninja corta seus dois pulsos para depois cortar sua garganta. Que maldade do assassino, né ? A mulher que estava nadando não escuta nada (com a cabeça para fora d'água, não tem desculpa que estava submersa), mesmo com seu namorado berrando de dor, ou talvez ela seja surda mesmo...
Bem, passaram no teste e se tornaram ninjas !


Huseyn Peyda, o vilão Ziya de Korkusuz, aqui é um policial (sem nome) que recomenda a contratação do agente Murat (Arkin, é claro) que somente ele é capaz de deter os ninjas assassinos. Os americanos orgulhosos que são, só criticam os turcos e o chefão da policia diz não precisa da ajuda de ninguém, principalmente dos turcos...



Somos apresentados ao herói que está curtindo a vida junto com sua bela namorada (Fucun Uçar, que também fez Star Wars turco e foi seu par). Ele é na verdade o alvo dos ninjas, já que na Guerra da Coreia (!), Murat derrotou muitos deles. Para mostrar o quanto ele é ''bad ass'', um flashback rola numa luta contra os ninjas, bem, aqui se alguém tinha uma duvida sobre o ''potencial'' do filme, nessa peleia não terá mais. Pense no Hermes & Renato ou nos filmes antigos dos Trapalhões. Meu, o negocio é bizarro de tão divertido, os movimentos de espada, dos socos, chutes, os berros tentando imitar Bruce Lee, eu sinceramente não tenho palavras para descrever tamanha... tamanha... pois é, fugiu a palavra.


Cada minuto que passa, DEATH WARRIOR surpreende cada vez mais, assistir essa bomba deve causar o mesmo efeito que LSD, sei lá, você não acredita nas coisas que acontecem nesse filme e ainda fica pensando, ''eles não devem estar levando esse filme a serio'', mas com certeza, essa perola foi feita para ser um filme de artes marciais com muita seriedade.


Se gostam de filmes multi gêneros, é mais um motivo para assistir esse, que ainda tem muitos toques que terror; tem uma hora que os ninjas vão matar e com seus poderes, as plantas começam a ser mexer e enforcam alguns pobres coitados ! Ou quando uma mulher que foi salva por Murat, se transforma num sapo de brinquedo e ataca o herói ! E o que falar do ninja que estava morte e se transforma num monstro ? Num vi tanta junção de absurdos num filme só, somente a Troma para fazer algo tão tosco, mas eles podem, pois Troma é Troma !



Depois de tantas bizarrices, o melhor claro, está na luta final entre Murat e o Mestre Ninja. Essa é talvez o combate mais fantástico que um diretor de cinema poderia filmar, esqueçam Bruce Lee X Chuck Norris no filme ''Voo do Dragão'', pois eles não passam de faixa branca perto de Arkin !
Após porrada para todos os lados, o vilão com seus poderes mentais lança uma pedra (que se parece muito com a da demonstração que fez aos seus alunos) no herói que rebate e explode no peito do barbudo. Agora começa uma luta contra um boneco dos mais toscos já feitos, mas não pior do que apareceu no Robo Vampire.


O boneco que está em chamas, dá ainda trabalho ao Murat, que pega um pedaço de pau e ''taca lhe pau'' no vilão, que insiste em não morrer e não para de cair e se levantar ! O mais engraçado, é que numa dessas levantadas, Arkin parece tomar um susto ! HAUAHUAHA
Depois de muito esforço, o cara finalmente morre e... FIM ! Isso mesmo, o filme acaba assim, não mostra o herói sendo agradecido pelo chefe arrogante da policia ou voltando para casa e ficando com a namorada por exemplo. Acaba sem pé nem cabeça, mas é claro que não se importamos com isso, né ? Isso é TRASH MOVIE !!!!! Involuntário por sinal... =)


Sinceramente cheguei até entrar em depressão depois que o filme terminou, foram os 70 minutos mais rápidos e divertidos que tive e ainda pela primeira vez na vida, assisti essa merda novamente após terminar de ver pela primeira vez !!! Se você está triste, cabisbaixo, faça uma terapia vendo DEATH WARRIOR e com certeza irá melhorar !!! Eu garanto ! É melhor que muitas comedias por aí !!

Uma curiosidade, em 1982 foi lançado na Turquia um filme chamado ''Son Savasci/Last Warrior'' também do Inanc e com o mesmo elenco de DEATH WARRIOR. Não sei dizer mas não duvido que o diretor tenha pego cenas desse filme e talvez aproveitado algumas que não utilizou e enxertou nesse filme do post. Para terem uma ideia, assistam o trailer de Last Warrior e depois DEATH WARRIOR ou vice versa. Falando em elenco, muitos daqui participaram do Star Wars turco !

Trailer de ''Son Savasci/Last Warrior''


DEATH WARRIOR é OBRIGATÓRIO para os amantes do trash, é divertido demais, não tem nenhum momento ruim no filme (tirando todo o resto), 100% do longa é horrível ! Pera aí, teve algum sentido no que escrevi nesse paragrafo ? Enfim, acho que vocês entenderam... =)
Tudo que um filme trash exige e muito mais está aqui, e olha que nem citei que existem musicas ''chupadas'' de outros filmes, algo normal nos filmes turco nos anos 80.

Após tudo isso fiquei pensando, será que Ed Wood é realmente o pior diretor de todos os tempos ? Até pode ser, mas Cetin Inanc e Godfrey Ho brigam pelo segundo lugar ! E o Sady Baby onde entra ? Podemos fazer assim então:
O pior da America do Norte - Ed Wood
O pior da America Latina - Sady Baby
O pior da Europa - Cetin Inanc
O pior da Asia - Godfrey Ho
Fica mais justo !

Esse foi mais um exclusivo com legendas traduzidas por mim para a galera que curte o FILMELIXO ! Alias, nunca me diverti tanto traduzindo !!!!

Trailer (não tem, mas é parecido com o Last Warrior)

Olum Savasçisi (Death Warrior)
Turquia
1984 - 73 minutos

Direção:
Cetin Inanc

Elenco:
Cuneyt Arkin (Murat)
Osman Betin (Mestre Ninja)
Fusun Uçar (Zeynep)
Huseyin Peyda (Amigo do Murat)
Necla Fide (Mulher salva pelo Murat)

Download (versão legendada)
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Esse filme está na minha lista dos piores filmes que eu já vi, em primeiro!

    E isso não é pouca coisa.

    DougTrash

    ResponderExcluir
  2. Agora se quer mesmo acabar com sua sanidade pra sempre, veja os filmes desses dois trailers.

    https://www.youtube.com/watch?v=4SEBmy-M4RQ
    https://www.youtube.com/watch?v=vWaN8b-FwDI

    Os dois filmes estão no YouTube.

    https://www.youtube.com/watch?v=NEdVbSi2ZqM
    https://www.youtube.com/watch?v=BzUM8lcRQBA
    https://www.youtube.com/watch?v=WHstw5Z_AgE

    DougTrash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraio, da onde tu tirar essas coisas ?????!!!!
      Muito legal, gostei mesmo !
      PS: Mas isso foi um golpe baixo... kkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Esse é muito, mas muito ruim hahahahahaha, um que gosto muito com o Cuneyt Arkin é aquele "First Blood" com ele rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está nos meus planos traduzir também, futuramente pretendo traze-lo !

      Excluir
  4. divertimos texto para se ler como sempre.
    respirar fundo ou deixara cabeça organizar a ideias depois de ver tanta bobagem nesta... ham!...
    será que posso escrever "obra" para definir esse graxico?
    bem não sei que efeito um DSL faz, mas para poder comparar eu precisaria consumir os dois, não ao mesmo tempo porque provavelmente seria MORTAL!
    elcioch

    ResponderExcluir
  5. Vou conferir tua legenda, pois eu legendei esse filme aí pra mim e foi uma coisa de louco. Não ví sentido algum nos diálogos!!!
    O Last Warrior é um recorta e cola desse filme com umas cenas roubadas de um filme com o Steve McQueen....
    Death Warrior é um dos melhores sem dúvida.....
    Vida longa ao Filme Lixo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado André.
      Sobre as legendas, usei as que encontrei, em inglês e espanhol (sendo que provavelmente uma é tradução da outra), mas em alguns momentos, a legenda era muito curta em relação a fala, então tive que improvisar alguma coisa.
      Sobre o Last Warrior não é ao contrário ? Last é de 1982 e Death Warrior de 1984, pelo menos é o que achei pela internet.
      Abs !

      Excluir
    2. É, realmente o Last Warrior saiu primeiro, mas é algo q provavelmente nem o prórpio Cuneyt Arkin ia se ligar devido a tanto filme q ele lançava na época (rsrsrsrs). Já viu a wikipedia do cara? Só em 1968 o cara lançou 16 filmes!!! Q doidera...
      Abs!

      Excluir
  6. Já lançaram legenda para o "Son Savasçi".

    ResponderExcluir